William BYRD
The Great Service
Esta postagem é uma reverência aos 400 anos da morte de William Byrd
William Byrd morreu há quatrocentos anos, em 1623, depois de ter vivido 83 anos. Nos nossos dias isso é considerado um feito, imagine há tantos séculos. E olhe que William era católico vivendo na Inglaterra, durante o período do surgimento da Igreja Anglicana – um ambiente no qual se misturavam religião e assuntos de estado, com conspirações ocorrendo em cada esquina.
Byrd foi organista da Lincoln Cathedral a partir de 1563 e tornou-se músico da Chapel Royal, assumindo o lugar de Robert Parsons, em 1572, servindo assim, ao lado de Thomas Tallis e outros, a Igreja Anglicana. Ao mesmo tempo era membro ativo da comunidade católica e recebia a patronagem de importantes aristocratas católicos. Em termos de música sacra, enquanto na Igreja Católica os ofícios eram em latim e a música elaborada, na Igreja Anglicana usava-se o inglês e a música que se esperava devia ser simples, uma nota para cada vogal. É claro que em certas circunstâncias esperava-se alguma coisa mais elaborada e até uns certos latins…
Mas para Byrd, essa vida dupla tornou-se mais perigosa durante a década de 1580, ao longo da qual houve tentativas de destronar a rainha Elizabeth I, para coroar em seu lugar sua prima Maria Stuart. Além disso, em 1585 morreu Thomas Tallis, que era figura importante na vida de Byrd. Eles dividiam direito de publicação de música entre outras coisas. Byrd e sua família passaram diversos perrengues, chegando a ser investigado, pagando multas por não atender aos ofícios da igreja, passando por prisão domiciliar. Safava-se por ter costas-quentes e numa ocasião até por intervenção da rainha, que gostava de música e queria exibir, pelo menos nas devidas ocasiões, pompa e esplendor. E nisso, esses músicos eram realmente espetaculares, dominavam a arte como poucos. Há um moteto de Thomas Tallis, Spem in alium, para 40 vozes. É pouco ou quer mais? Os músicos da Chapel Royal, como Robert Parsons, John Sheppard e William Mundy, produziram música mais elaborada, os serviços, que faziam as vezes das missas no caso católico. Mas Tallis e Byrd só produziram serviços bastante simples, seguindo à risca as determinações do Arcebispo…
É por isso que a obra dessa publicação, The Great Service, coloca um certo mistério na história. Apesar de deter poder de publicação, essa obra não foi publicada durante a vida do compositor. Por volta de 1594 Byrd diminuiu suas atividades na Chapel Royal e mudou-se com a família para uma pequena vila em Essex, ficando próximo de um rico dono de terras na região, Petre, que era católico. Isso tudo não impediu que Byrd continuasse a produzir música que servisse a Igreja Anglicana e The Great Service pode ter sido um projeto que seguiu à publicação das Missas para Três, Quatro e Cinco Vozes, dando continuidade à tradição de obras desse escopo escritas por outros compositores, como William Mundy e Robert Parsons. A obra é composta para um coro de cinco partes, dividido em Decani e Cantoris (nomes dados às duas tendas de coro em que as duas divisões do coro ficavam de frente uma para a outra do outro lado do corredor). Algumas seções são marcadas para grupos de solistas, rotuladas como “verso” e contrastando com as seções “completas”. O coro era normalmente dobrado pelo órgão (como as partes sobreviventes do órgão deixam claro) e provavelmente às vezes por instrumentos de sopro altos (cornetts e sackbuts), uma prática que causou muito indignação entre os puritanos da época. Sua sobrevivência deve-se principalmente a conjuntos incompletos de livros parciais do coro da igreja, bem como três partes contemporâneas do órgão. Ao reunir vários manuscritos, os estudiosos se deram com um texto praticamente completo, embora a primeira parte do Contratenor Decani do Venite ainda esteja faltando. Devido ao seu escopo, a obra deve ter ficado limitada à Chapel Royal.
As partes do Grande Serviço são sete: três formam as Matinas (Morning Prayers), duas formam a Comunhão (Communion), e mais duas formam as Vésperas (Evensong):
- Venite
- Te Deum
- Benedictus
- Kyrie
- Creed
- Magnificat
- Nunc dimitts
Eu escolhi quatro gravações, duas das quais eu ouço já há muitos anos. A primeira é a mais antiga, com o coro do King’s College, sob a direção de Stephen Cleobury é de 1987 e foi publicada na saudosa série Reflexe, da EMI. Essa é uma gravação muito interessante que apresenta as partes da obra com alguns pequenos números entre elas, colocando-as como em uma liturgia. Para completar, dois anthems, o primeiro deles falando da Rainha Elizabeth.
Depois consegui um disco com a gravação de The Tallis Scholars, com direção de Peter Phillips. Essa interpretação também é de 1987 (meu Deus, o tempo voa…) e parece mais alinhada com as práticas de época. Originalmente foi lançada pelo selo Gimell Records e hoje deve estar sob controle de algum selo universal… Ela apresenta os movimentos seguidos sem qualquer outro número. O Kyrie, que dura perto de dois minutos, não aparece nesse disco, que termina com três Anthems, dois deles também fazem parte do disco anterior. A capa traz um retrato da Rainha Elizabeth I.
As outras duas gravações são mais recentes, de 2011 e 2018, e trazem a obra num contexto mais litúrgico. Os libretos com muita informação e o texto cantado constam nos arquivos nesses casos e podem fazer a experiência de ouvir essas gravações ainda mais enriquecedora. No caso da gravação mais recente, feita pelo selo Linn Records, há trechos de texto falado, recitados por um famoso personagem inglês. Se precisar decifrar quem é o dono da voz, sugiro contratar um bom detetive…
William Byrd (1540 – 1623)
The Great Service
The Morning Service
- I Venite
- II Te Deum
- III Benedictus
Communion
- IV Kyrie
- Creed
The Evening Service
Vocals [Cantor] – Robert Graham-Campbell
- I Introit “Lift Up Your Hands” (Psalm 24)
- II First Preces
- Psalm 47 “O Clap Your Hands”
- III Magnificat
- IV Nunc Dimittis
- V Responses
- Prayers
- Collects
Anthems
- VI Anthem “O Lord Make Thy Servant Elizabeth”
- VII Anthem “Sing Joyfully Unto God Our Strength” (Psalm 81,1-4)
Recorded At – Chapel Of King’s College, Cambridge
Alto Vocals – Anthony Musson, Benjamin Phillips (2), Stephen Hilton (2)
Bass Vocals – Gavin Carr, Lawrence Whitehead (2)
Choir – The Choir Of King’s College, Cambridge*
Directed By – Stephen Cleobury
Tenor Vocals – Christopher Cullen (2), Christopher Walker (2), Robert Graham-Campbell
Treble Vocals – Graham Green (5), Thomas Elias
Recorded: 13.-14 XII. 1985, King’s College Chapel, Cambridge.
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FLAC | 256 MB
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MP3 | 320 KBPS | 149 MB
The Great Service
- Venite
- Te Deum
- Benedictus
- Creed
- Magnificat
- Nunc Dimittis
Anthems
- O Lord, Make Thy Servant Elizabeth
- O God, The Proud Are Risen
- Sing Joyfully Unto God
The Tallis Scholars
Peter Phillips
Para mais detalhes sobre essa gravação, clique aqui.
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FLAC | 362 MB
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MP3 | 320 KBPS | 123 MB
The Great Service
- Venite
- Te Deum
- Benedictus
- Kyrie
- Creed
- Magnificat
- Nunc Dimittis
Anthems
- Praise Our Lord, All Ye Gentiles
- Unto The Hills Mine Eyes I Lift
- Make Ye Joy To God All The Earth
- Turn Our Captivity, O Lord
- This Day Christ Was Born
The Cardinall’s Musick
Conductor – Andrew Carwood
Recorded At – Fitzalan Chapel, Arundel Castle
Alto Vocals – Caroline Trevor, David Gould (5), David Martin (22), Patrick Craig (3)
Bass Vocals – Robert Evans (2), Robert Macdonald
Engineer – Martin Haskell
Executive-Producer – Nick Flower, Simon Perry (5)
Organ – Robert Quinney
Producer – Jonathan Freeman-Attwood*
Soprano Vocals – Carys Lane, Cecilia Osmond
Tenor Vocals – Simon Wall (2), William Balkwill
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FLAC | 357 MB
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MP3 | 320 KBPS | 256 MB
The Great Service
- Sentence I Will Goe to My Father
- Venite
- Lesson And David Spake the Words
- Te Deum
- Lesson And Paul Earnestly Beholding the Councell
- Benedictus
- Prayer and Thankesgiving for the Happy Deliverance of His Majestie
- O God, The Proud Are Risen Against Me
- Creed
- Fantasia, BK 62
- Sentence I Exhort You Therefore
- Sing Joyfully
- Lesson After the Death of Moses
- Magnificat
- Lesson Let Every Soule Be Subject Unto the Higher Powers
- Nunc Dimittis
- Collect Almighty God and Heavenly Father
- Exalt Thyself, O God
Odyssean Ensemble
Music Director – Colm Carey
Bass Vocals – James Holliday, William Gaunt
Countertenor Vocals – Daniel Collins, David Gould (5), Kate Symonds-Joy, Simon Ponsford
Organ – Christian Wilson (3)
Soprano Vocals – Angela Hicks, Emilia Morton
Tenor Vocals – Hugo Hymas, Steven Harrold
Treble Vocals, Mezzo-soprano Vocals – Amy Wood (4), Zoë Brookshaw
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FLAC | 374 MB
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MP3 | 320 KBPS | 220
Resumindo:
The music in the Great Service is of unparalleled proportions and inexhaustible variety; Byrd vividly represents the text at every opportunity stimulating the listener’s imagination. The Great Service encapsulates the canticles that were sung during the services of Matins and Evensong, which made up an important part of the Book of Common Prayer.
Aproveite!
René Denon
Legal esse texto sobre Byrd.
Vai uma curiosidade aqui: A obra Spem in Alium de Thomas Tallis pode ser ouvida no museu Inhotim. Trata-se de uma instalação da artista Janet Cardiff. São 40 caixas de som que reproduzem a voz de cada um dos 40 cantores. Já estivemos lá e vale à pena, recomendo.
Uau! Fiquei curioso.
Obrigado pela dica!
Espero que goste!
Boas Festas!
RD