Sim, eu sei o que o mano PQP vai dizer: nunca houve uma gravação dos concertos para piano como a que Géza Anda realizou ainda nos anos 60, com o Férenc Fricsay. Mas o genial pianista húngaro já morreu há bastante tempo, assim como o fantástico maestro húngaro, e neste meio tempo nasceu Jean-Efflam Bavouzet, este excelente pianista francês, um de meus favoritos da atualidade. Lembram de seu Debussy e de seu Ravel que postei ano passado? Aqui, Bavouzet encara os três petardos bartokianos com maestria, perícia, e tranquilidade. Coisa de gente grande, que sabe o que faz. Para ouvir, sugiro pararem de fazer o que estiverem fazendo e prestarem atenção, e depois me digam se o rapaz não é bom mesmo. Enquanto escrevo este texto, e ouço este excelente CD, meu vizinho ouve uma música eletrônica horrível, possivelmente para irritar os vizinhos antes de ir para as baladas de sexta feira à noite, e também para mostrar que o equipamento de som dele é melhor que o meu, e provavelmente o é. Mas deixemos ele de lado… cada um sabe a dor e a delícia de ser o que se é, como dizia o poeta. E fiquemos com o Béla. Divirtam-se.
Béla Bartók (1881-1945): The Piano Concertos (Bavouzet / Noseda / BBC)
01. Béla Bartók – Piano Concerto No.1, BB 91 – I Allegro moderato
02. Béla Bartók – Piano Concerto No.1, BB 91 – II Andante
03. Béla Bartók – Piano Concerto No.1, BB 91 – III Allegro
04. Béla Bartók – Piano Concerto No.2, BB 101 – I Allegro
05. Béla Bartók – Piano Concerto No.2, BB 101 – II Adagio – Presto – Adagio
06. Béla Bartók – Piano Concerto No.2, BB 101 – III Allegro molto
07. Béla Bartók – Piano Concerto No.3, BB 127 – I Allegretto
08. Béla Bartók – Piano Concerto No.3, BB 127 – II Adagio religioso
09. Béla Bartók – Piano Concerto No.3, BB 127 – III [Allegro vivace]
Jean-Efflam Bavouzet – Piano
BBC Philharmonic
Gianandrea Noseda – Conductor
FDP & PQP
Não, foi com Ferenc Fricsay. Alíás, Fricsay nasceu em Budapeste em 1914 e estudou música com Béla Bartók, Zoltán Kodály e Ernst von Dohnányi. Te mete!
Isso, com o Fricsay. Obrigado pela correção.
lembro. brutal. baixando.
Meu comentário não será sobre a música em si, mas sobre o vizinho sem noção que se acha dono do mundo. Como tem gente assim por aí! Sou solidária em sua raiva.
foi com o fricsay conduzindo a gravação citada . e o anda também gravou o melhor ciclo dos concertos de mozart …. o cara era sensacional !!
A leitura do Conc. 17 com o Geza é insuperável.