Haydn (1732 – 1809): Algumas Sinfonias – (Projeto Haydn 2032) – Il Giardino Armonico ou Kammerorhester Basel & Giovanni Antonini ֎

Joseph Haydn

Sinfonias (Algumas)

Il Giardino Armonico

Kammerorchester Basel

Giovanni Antonini

O número 2023 é uma permutação de 2032, ano no qual se completará 3 séculos desde o nascimento de Franz Joseph Haydn. Ora, vocês sabem, o marketing da indústria fonográfica adora estas efemérides. Prepare-se para um tsunami de integrais de trios com piano, quartetos de cordas, sonatas para piano e, é claro, sinfonias. Já vimos algumas destas integrais no passado, como Antal Dorati ou Adam Fischer nas sinfonias, Quatuor Festetics nos quartetos ou Beaux Arts Trio nos trios com piano. Até 2032 veremos várias destas coleções reeditadas e a curiosidade maior é quanto a mídia – streaming, mais certamente. Acho que as gerações dos compradores de LPs, cassetes e CDs estarão se esvaindo até lá, restando apenas alguns highlanders…

No entanto, um projeto que tenho acompanhado com particular interesse atende pelo singelo nome Haydn 2032. A Joseph Haydn Foundation, na Basileia (Basel), está organizando, produzindo e financiando a performance e gravação das 107 sinfonias de Haydn pelo Il Giardino Armonico ou a Kammerorchester Basel, com a direção artística de Giovanni Antonini. Até agora detectei 12 volumes e um 13º chegará em breve.

Talvez devido a (minha) idade e a enorme curiosidade de ouvir música, não consegui ouvir os 12 discos inteiros. Mas não resisti e montei uma playlist com as sinfonias minhas mais conhecidas – todas com apelidos – e gostei tanto que decidi postar. Talvez algum de nossos colaboradores se anime e traga a coleção na integral (que contém também música de alguns contemporâneos do Haydn, para dar uma contextualização) e torne assim esta postagem obsoleta. Mas, até lá, dependendo apenas de minhas energias, aqui vai este pot-pourri.

Joseph Haydn (1732 – 1809)

Sinfonia No. 39 em sol menor – Tempesta di mare
  1. Allegro assai
  2. Andante
  3. Menuet – Trio
  4. Finale (Allegro di molto)
Sinfonia No. 49 em fá menor – La Passione
  1. Adagio
  2. Allegro di molto
  3. Menuet – Trio
  4. Finale (Presto)

Sinfonia No. 22 em mi bemol maior – Der Philosoph
  1. Adagio
  2. Presto
  3. Menuetto & Trio
  4. Finale (Presto)
Sinfonia No. 60 em dó maior – Il distratto
  1. Adagio – Allegro di molto
  2. Andante
  3. Menuetto – Trio
  4. Presto
  5. Adagio – Allegro
  6. Finale (Prestissimo)

Sinfonia No. 26 em ré menor – Lamentatione
  1. Allegro assai con spirito
  2. Adagio
  3. Minuet – Trio
Sinfonia No. 30 em dó maior – Alleluia
  1. Allegro
  2. Andante
  3. Finale

Sinfonia No. 63 em dó maior – La Roxolana
  1. Allegro
  2. La Roxolana – Allegretto piu tosto allegro
  3. Menuet – Trio
  4. Finale
Sinfonia No. 43 em mi bemol maior – Mercury
  1. Allegro
  2. Adagio
  3. Menuet – Trio
  4. Finale (Allegro)

Sinfonia No. 45 em fá sustenido menor – L’addio
  1. Allegro assai
  2. Adagio
  3. Menuet (Allegretto) – Trio
  4. Finale (Presto)
  5. Adagio

Sinfonia No. 82 em dó maior – L’ours
  1. Vivace
  2. Allegretto
  3. Minuet – Trio
  4. Finale (Vivace assai)

Il Giardino Armonico (Nos. 39, 49, 22, 60, 63, 43 e 45)

Kammerorchester Basel (Nos. 26, 30 e 82)

Giovanni Antonini

Antonini no dressing room do PQP Bach Hall de Alegrete

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 491 MB

É papa fina!

Aproveite!

René Denon

Papa Haydn, para colorir

9 comments / Add your comment below

  1. Caro René,
    esta coleção é imperdível; ontem acabei de localizar o v.13 e ouvir o primeiro movimento (apenas ele, por ora!) da sinf. 31 (a primeira – com exceção daquelas 6-8, sobre as horas do dia – das obras-primas sinfônicas do mestre de Rohrau). Esta coleção é espetacular, e a tenho acompanhado desde o primeiro volume. A execução de muitas sinfonias já disponibilizadas se situa no topo daquilo que temos à disposição em termos de gravações historicamente dirigidas. A que me chamou mais a atenção foi a da sinf. n. 43, obra a que comecei a dar maior atenção depois que escutei a performance conduzida pelo brilhante Antonini, nesta coleção. Será um presente inenarrável para quem acompanha o PQPBach ter acesso à série toda. Parabéns pelo trabalho, a você e a toda a equipe!

  2. Caríssimo René Denon,

    Como fã de Haydn e um contumaz ouvinte do Il Giardino Armonico faz, peço, se possível, claro, que disponibilize essa coleção (13 volumes?) – e como se trataria de uma titânica postagem, invoco o insofismável Unha Negra, nosso patrono dos pedidos feitos ao SAC-PQPBACH, nessa empreitada.

    Muito obrigado por todo o seu trabalho!

Deixe um comentário