Carlos Kleiber tinha o dom de transformar em ouro tudo o que tocava, tal qual um Rei Midas. Suas gravações, apesar de infelizmente não terem sido tantas, foram, em sua maioria, no mínimo excepcionais. Possuía uma personalidade muito forte, explorava à exaustão os músicos que trabalhavam consigo. Era filho de um importante maestro das primeiras décadas do século XX, Erich Kleiber, com o qual teve um relacionamento muito conturbado, o que, segundo biógrafos, influenciou tremendamente sua maneira de relacionar-se com outras pessoas. Músicos de orquestras famosas, como a própria Filarmônica de Viena contaram que Carlos Kleiber humilhava os músicos nos ensaios, tentando extrair deles o máximo de desempenho. Existem alguns documentários no youtube que valem a pena serem assistidos para os senhores conhecerem melhor esse excepcional maestro. Algumas de suas gravações são antológicas, como seu Beethoven, com a Quinta e Sétima Sinfonias, que já trouxemos aqui, e esta estupenda, histórica gravação da Quarta Sinfonia de Brahms, um dos maiores registros fonográficos do século XX. È para se ouvir de joelhos, diversas vezes.
Johannes Brahms (1833-1897): Symphonie nº 4 – Carlos Kleiber, Wiener Philharmoniker
01 – Brahms – Symphonie No. 4 in E minor, Op. 98 – I. Allegro non troppo
02 – Brahms – Symphonie No. 4 in E minor, Op. 98 – II. Andante moderato
03 – Brahms – Symphonie No. 4 in E minor, Op. 98 – III. Allegro giocoso – Poco meno presto – Tempo I
04 – Brahms – Symphonie No. 4 in E minor, Op. 98 – IV. Allegro energico e passionato – Piu allegro
Wiener Philharmoniker
Carlos Kleiber – Conductor
Restaurado por Vassily em 8/5/2020 e 29/1/2022
Por culpa de vocês, especificamente de fdpbach com o texto acima, acabo de escutar a Sinf. 5 e ingresso na 7, com o Kleiber. Vocês não têm jeito mesmo: estou aqui de joelhos…
E, óbvio, depois disso vem a 4a, do barbudo: incrível que é uma obra que ainda não me convenceu…
Prezados PQP BACH,
Muito obrigado por ter postado a que é, em meu gosto pessoal, a mais bonita sinfonia de Brahms, com a regência do genial Carlos Kleiber e, ainda, por ter chamado a atenção, nas notas acerca do post, para a gravação da 5ª e 7ª de Beethoven com o mesmo regente, que tenho em CD. Penso que só há uma interpretação de tais sinfonias de Beethoven que rivalize com a de Kleiber: a de Bruno Walter, a qual devo a vocês a dádiva de poder vir a conhecer.
Um grande abraço deste fã assíduo do blog (e seu divulgador),
Nilton Maia
Dizem, as (más) línguas que o Carlos só se dispunha a entrar em estúdio de gravação se a geladeira estivesse vazia… Realmente, pena que haja poucas gravações desse espetacular músico. Eu tenho uma gravação feita ao vivo, da quarta sinfonia de Beethoven, com a Bayerische Staatsorkester, pelo selo Orfeo, que é uma coisa espetacular. Um cd com apenas a sinfonia, e nem a repetição de primeiro movimento ele faz… mas que CD! Há também uma outra gravação da sétima, no mesmo esquema. Há uma sexta também, mas o som desta última é realmente bem ruim. Eu disponho desses arquivos e poderia disponibilizá-los… Agora que aprendi a ripar em flac…. Só não sei como fazer.
Abraços
Mário
Nossa…
Vocês estão inspirados…
Kleiber…
Homem atemporal.
Brahms…
Temporal!
Boa tarde, amigos, é possível atualizar o link para esta obra? Estou refazendo meu acervo de Brahms, que perdi aqui nos meus HD’s, e esta versão é indispensável. Grato desde já.
De completo acordo, Pedro. Como eu já tinha a sinfonia disponível na nuvem, o link foi atualizado mais rapidamente do que é o costume de nosso SAC. Kleiber e essa gravação magnífica merecem. Bom proveito!
Caro Vassily, muito obrigado! Estou me preparando para uma “jornada Brahms”, e vou ver se pelo caminho Kleiber consigo enfim mergulhar no universo desta sinfonia, ainda incompreendida para mim. Abraço.
Assistam, é um documentário fantástico sobre esse regente fantástico: Carlos Kleiber!
https://www.youtube.com/watch?v=Ta8Tqjn7Suo
boa tarde!!! queria agradecer profundamente este post!!! que presente!!!! que belo!!!!
eu aqui, aguardando o teste de covid, venho pedir um favor, seria possivel postar as obras para piano de brahms opp.116-119 com kempff. um cd belissimo da deutsche grammophon!!!
não sabe como ficarei feliz!!!
muito obrigado!!!!