Haydn: Sinfonias Nos. 49 & 104
Mozart: Sinfonia No. 25
Australian Chamber Orchestra
Richard Tognetti
Richard Tognetti rege a Australian Chamber Orchestra tocando violino. A foto que vi me deixou bem impressionado. Parte dos músicos, como os violinistas, tocam em pé e as partituras estão dispostas em tablets. Que fusão de tecnologias, pois a orquestra pode usar instrumentos de época ou instrumentos modernos, dependendo da situação.
O disco desta postagem reúne três sinfonias do período clássico. Duas de Haydn e uma de Mozart. As Sinfonias No. 49 de Haydn e No. 25 de Mozart foram gravadas em concertos em 2013 e a Sinfonia No. 104, de Haydn, foi gravada também ao vivo cinco anos depois. Apesar de serem típicas obras do classicismo, revelam a incrível evolução do gênero em um curto espaço de tempo, muito por conta da criatividade de Haydn.
A Sinfonia ‘La Passione’ (maravilhosa) é de 1768, quando Mozart tinha 12 anos, e a Sinfonia ‘pequena’ em sol menor, foi escrita por Mozart, um maduro compositor de 17 anos, que saboreava o sucesso de sua ópera séria, Lucio Silla, escrita um ano antes. A Sinfonia ‘La Passione’ é um excelente exemplo das obras produzidas por Haydn em seu período Sturm und Drang.
Já a impressionante Sinfonia ‘London’ veio coroar a série de 12 sinfonias escritas por Haydn para as suas viagens a Londres, a convite do empresário J.P. Salomon, e revela o compositor de 62 anos com completo domínio de sua maestria.
Se você já conhece este repertório, certamente gostará de ouvir a interpretação deste grupo que acompanhou a maravilhosa Angela Hewitt tocando os concertos de Bach. Caso você ainda esteja iniciando sua exploração das sinfonias deste período, certamente terá aqui uma excelente opção. De qualquer forma, um disco na medida certa para o prazer de conhecedores e iniciantes…
Joseph Haydn (1732 – 1809)
Sinfonia No. 49 em fá maior – ‘La Passione’
- Adagio
- Allegro di molto
- Menuet
- Finale (Presto)
Wolfgang Amandeus Mozart
Sinfonia No. 25 em sol menor, K183
- Allegro con brio
- Andante
- Menuetto
- Allegro
Joseph Haydn (1732 – 1809)
Sinfonia No. 104 em ré maior – ‘London’
- Adagio – Allegro
- Andante
- Menuet (Allegro)
- Finale (Spiritoso)
Australian Chamber Orchestra
Richard Tognetti
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 286 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 148 MB
Veja o que o pessoal andou falando dos músicos e do disco:
“Richard Tognetti and his group (ACO) produced playing of fabulous alertness and tight ensemble; if there’s a better chamber orchestra in the world today, I haven’t heard it.”
One of the inextinguishable joys of music is hearing another performance of a work you know almost by heart, and hearing something you never heard before. There’s a lot of that in these performances. Want an example? Just listen to the trio section of the third movement of the Mozart “Little G Minor” Symphony. Wow!
Se você gostou desta postagem, poderá visitar esta aqui:
Joseph Haydn (1732-1809): Sinfonias 22 ● 26 ● 67 ● 80 – BBC Philharmonic ● Nicholas Kraemer
Caso ainda tenha sobrado 16 minutos, o vídeo aqui explica a Sinfonia “London”…
Não tocaram meu pobre coração. Mas a culpa deve ser do Hogwood regendo Haydn. Ouvi este CD logo após aquele duplo do inglês.
Este aqui:
https://pqpbach.ars.blog.br/2019/09/09/f-j-haydn-1732-1809-4-sinfonias-the-academy-of-ancient-music-hogwood/