(Acontece seguido, me pararem na rua para perguntar: como vocês do PQP conseguem manter o fluxo de postagens excelentes, uma atrás da outra? Eu respondo contando um segredinho: ouvimos tanta música boa que precisamos organizar escalas para publicar um post, e frequentemente nos arremessamos à jugular um do outro por um lugar na fila. É assim que hoje, nesta madrugada, eu encaixo um interlúdio furtivo, enquanto espio nas postagens agendadas uma pérola do Avicenna esperando a manhã chegar para tomar seu justo lugar no topo do blog.
E é assim que eu imaginei o par de discos que trouxe hoje: quietos, noturnos, querendo passar despercebidos. Por um lado, sua natureza: (muito) mais próximos à musique concrète do que o costumeiro jazz dessa coluna. Por outro, pelo próprio clima das composições: as leituras para caixinha de música que Yuko Ikoma, a acordeonista que vimos logo ali, fez de Erik Satie, ressoam claras nas frequências agudas, e crocantes nas médias; com simplicidade, cortam a noite trazendo um conforto paradoxal, evocando imagens circenses e, claro, alguma infância.
E se a palavra é simplicidade, bem, que a reforcemos: tanto os temas escolhidos quanto os arranjos em si não primam por invenções de qualquer espécie. São composições conhecidas, e daí parte do prazer que o álbum proporciona: reassimilar estas versões suaves, macias, e no entanto de notas bem definidas, de um cuidado maior do que o aparente.
Dois anos antes, em Paris, uma artista realizou um experimento semelhante; Cécile “Colleen” Schott gravou um disco de composições suas para caixinha de música. Nesse caso, e como é de seu perfil, Colleen explora mais; utiliza pedais de loop e edição em computador para criar atmosferas mais complexas. Às vezes em vinhetas simples, passáveis; noutras em melodias brilhantes e determinadamente angélicas. (Blue Dog é um grande fã de Colleen e tem sonhos com Your Heart is So Loud como trilha sonora, porque é um sortudo.)
Não é um par de discos que se vai ouvir a toda hora, de cabo a rabo; no entanto podem relocalizar qualquer situação. É uma música que serve para fundo de longos olhares, e que acalma a noite dos insones; e que como toda boa música, se escutada de perto, traz alguma inquietação. E ainda por cima mostra que, com um único e medieval elemento, se pode fazer música contemporânea experimental de grande sensibilidade.)
Yuko Ikoma – Moisture with Music Box /2008 [192]
01 1ére Gymnopédie
02 2éme Gymnopédie
03 3éme Gymnopédie
04 Je te veux
05 Menues Propos Enfantins – Chant guerrier du roi des haricots
06 Menues Propos Enfantins – Ce que dit la petite princesse des Tulipes
07 Menues Propos Enfantins – Valse du Chocolat aux amandes
08 Prestidigitateur Chinois
09 Rêverie du Paurve
10 1ére Gnossienne
11 4éme Gnossienne
12 Berceuse
Colleen – Et les Boîtes à Musique /2006 [V2]
01 John Levers the Ratchet
02 What is a Componium? (Part 1)
03 Charles’s Birthday Card
04 Will You Gamelan for Me?
05 The Sad Panther
06 Under the Roof
07 What is a Componium? (Part 2)
08 A Bear is Trapped
09 Please Gamelan Again
10 Your Heart is so Loud
11 Calypso in a Box
12 Bicycle Bells
13 Happiness Nuggets
14 I’ll Read You a Story
Boa audição!
Blue Dog
Fantástico.
Vc vai buscar!
Cachorro,vc é o cara!
boa tarde.
Como sempre postam registros maravilhosos e memoráveis com os de Savall por exemplo.
Venho aqui apenas dar um aviso:
O site ‘http://www.mediafire.com’ tem me dado o seguinte texto quando tento baixar algo do Setie:
“File Blocked for Violation.
The file you requested has been blocked for a violation of our Terms of Service.”
Não sei o que pode ser feito mas acho que é uma informação relevante para vocês.
Desde já muito obrigado por tudo que tem feito por aqui, os músicos e a música agradece…
Abraços
Still have questions, or think we’ve made a mistake? Please contact support for further assistance.
POr favor atualise o LINK. Agradeço muito
Favor de actualizar link! Gracias! Obrigado!
Re-Up,please! Obrigado!
bluedoooooooooooooooog eu te AMO entenda
primeiro parágrafo interessante e esclarecedor de minha dúvida sempre presente. Parabéns pelas postagens nunca incompletas e cheias de virtude. Desejo boas brigas por um lugar na fila e uma jugular resiliente :>)
A mim cabe o prejuízo da pobreza de tempo para deglutir tudo com a calma merecida. Contudo Bach há de ser respeitado.
Material maravilhoso, como sempre neste blog excepcional. Infelizmente perdi a postagem de 2011 do Interludio Mamamilk… seria possível repostar? Muito obrigado!