Conrad Steinmann (1951): Música da Grécia Antiga (Melpomen)

Pela primeira vez, tenta-se fazer reviver a música da era clássica grega, através de pesquisas e reconstruções do período (5 e 6 AC). Com o uso dos instrumentos e suas técnicas originais de execução, além da língua grega antiga, o cotidiano musical da Grécia Antiga volta a ser audível, embora a música original daquela época tenha se perdido. Por quase vinte anos, o músico e arqueólogo musical Conrad Steinmann e o fabricante de instrumentos Paul J. Reichlin trabalharam juntos na reconstrução de instrumentos musicais e músicas do período clássico da Grécia Antiga. O estudo meticuloso de instrumentos antigos originais nos museus de Londres, Paestum, Copenhague, Atenas, Korinth, Vravróna, Polýgyros e Thessaloniki formam a base para a reconstrução dos instrumentos. Também pinturas em vasos da época por volta de 500 AC fornecem uma quantidade significativa de material ilustrado para a análise desses instrumentos. Outra fonte importante na porta de entrada para os sons é a língua grega. Suas características com acentos e rítmos nos permitem tirar conclusões sobre como deve ter sido a forma e moldagem da música. Esses elementos são alinhados com as possibilidades e tonalidades dos instrumentos utilizados. Embora a música tenha sido criada por Conrad Steinmann, seus elementos se alinham tanto quanto possível aos fatos históricos.

Conrad Steinmann (1951): Música da Grécia Antiga (Melpomen)

1 Akoésate / Argos 3:44
2 Mélomai 2:25
3 Sáppho 2:34
4 Eros 0:45
5 Máter 3:07
6 Nomos M 1:14
7 Tenge pleúmonas Oino 3:10
8 Dithyrambos 4:54
9 Gaia 3:21
10 Dáktylos Améra 2:39
11 Makrótatos 2:57
12 Anakreon 2:07
13 Perikleitos 1:42
14 Agallís 2:31
15 Dialogos 1:21
16 Mona 2:02
17 Prótos 2:55
18 Ekleipsis 4:50
19 Próteron 1:04
20 Hypne Anax 3:40
21 Kretikos 2:43

Ensemble Melpomen
Arianna Savall
Luiz Alves da Silva
Massimo Cialfi
Conrad Steinmann

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Os gregos e…
…o Conrad.

PQP

4 comments / Add your comment below

  1. Gosto muito desse tipo coisa.
    Acho um trabalho bastante interessante e bastante válido, mas nunca me convence enquanto reconstrução.
    Ainda assim tem seu mérito e é muito bem vindo.

    Obrigado

  2. Mais uma vez, obrigado… aprecio muito essas reconstruções…. sem elas teríamos menos ainda do que temos… me fez relembrar do Epitáfio de Seikilos, que dizem ser o fragmento mais antigo de melodia grega…
    abraços

  3. Eu não sei você, mas, à medida em que o tempo passa, sinto-me cada vez mais desconectado da contemporaneidade… Obviamente que há coisas incríveis na atualidade, mas, no geral, essas coisas boas ou são, essencialmente, as facilidades tecnológicas, os lugares novos com velhos ares e… Pouco mais do que isso. Essas músicas tocam no meu imaginário enquanto trabalho e faço coisas que optaria por não fazer. Obrigado por compartilhar.

Deixe um comentário