Foi numa noite bem silenciosa que me apaixonei por este disco com canções para voz e piano de Webern, o quarto volume da série Complete Works. As três primeiras canções (1899-1903) que abrem o disco são surpreendentemente singelas, sem aquele romantismo extravagante e pessimista de Wagner. Para serem curtidas à noite em completa solidão. Logo em seguida temos 8 Early Lieder, escritas ainda por um jovem compositor, mas repletas de um lirismo apaixonante e não tão distantes do que ele iria fazer no futuro. Suas famosas características – economia, abusos de contraponto, pianíssimos quase inaudíveis, ousadias harmônicas – já estão presentes aqui. Já nas canções sobre os poemas de Stefan George, op.3 e op.4, podemos sentir a grande influência do mestre Schoenberg. Há ainda as canções do maduro e original Webern, as op.23 e op.25. Já totalmente dentro do mundo microscópico do compositor. Difíceis, mas instigantes.
Anton Webern (1883-1945): Obra Completa – Disco (4/6)
1 – 3.Three Poems (1899-1903)
4 – 11. 8 Early Lieder (1901-1904)
12 – 14. 3 Lieder
15 – 19. 5 Lieder on poems by Richard Dehmel (1906-1908)
20 – 24. 5 Lieder from “Der siebente Ring” by Stefan George op.3
25 – 29. 5 Lieder on poems by Stefan George op.4
30 – 33. 4 Lieder on poems by Stefan George (1908-1909)
34 – 37. 4 Lieder op.12
38 – 40. 3 Songs from “Viae inviae” by Hildegard Jone op.23
41 – 43. 3 Lieder on poems by Hildegard Jone op.25
Performed by Eric Schneider and Christiane Oelze.
CDF Bach
Como todas as tedências artísticas do século XX,a música, também, não podia deixar passar em branco sua resposta frente ao mundo esquizofrênico e de “desencantamento do mundo”.Webern soube criar um estilo que provocou a ruptura da tradicional música clássica com o mundo.Essa cisão ,hoje em dia, ainda permeia e a sua música trás significados que sentimos. Ela traduz com “pontos” desconexos a toda hora quebrando e não deixando que a harmonia se imponha.O que escutamos é somente um tremendo vazio com notas que pingam provocando o enigma de nada dizer para nós…o cotidiano se dilui, o cotidiano não faz mais sentido,tudo só serve para distrair a nossa banalidade e o nosso vazio…
Eis o que é captado na música de Webern e de outros adeptos do contraponto: a banalidade do cotidiano… o vazio dos nossos dias… escutem Webern numa tarde entediada, pecorra os comodos de sua casa… vazio… só vazio…
O arquivo foi deletado…
será que tem como repostar este cd?
o rapidshare diz que usarios que não possuem a conta premium nao podem baixar este cd
Opa, só pra avisar que o link não está funcionando
Obrigado!
Por favor, repostem este cd do Webern meus maigos do PQP Bach. Infelizmente o link não está funcionando. Valeus!
Por favor, repostem este cd do Webern meus maigos do PQP Bach. Infelizmente o link não está funcionando. Valeus! [2]