Bach
Prelúdios, Fugas e Corais
Edna Stern
Temos aqui um disco especial, diferente em alguns sentidos. A pianista Edna Stern usa alguns dos Prelúdios e Fugas do Cravo Bem Temperado para ‘contar uma história’. Na ‘montagem’ do disco ela usa quatro corais que servem para dar a ‘deixa’ para os prelúdios e fugas que os seguem. A escolha se baseia em um aspecto técnico – as tonalidades – mas também usa um aspecto mais subjetivo, para formar assim a sua ‘narrativa’.
Em uma entrevista que você poderá ler no livreto, ela explica o projeto. Numa das perguntas, o entrevistador aponta o eixo geral usando três palavras: struggles, sorrows e então, serenity. Certamente serenidade é tudo o que precisamos nestes tempos tão conturbados e assustadores que estamos vivendo.
Eu gostei imenso da interpolação dos quatro corais entre os doze prelúdios e fugas escolhidos – três para cada um deles.
Um dos corais é de Brahms, escrito para órgão, mas aqui interpretado ao piano. A transição deste coral para o prelúdio seguinte (a faixa 8 para a faixa 9) é um dos momentos mais marcantes de todo o disco. Os outros três corais são transcrições para piano dos originais de Bach (que faz uso de antigos e conhecidos corais luteranos) feitas por Ferruccio Busoni. Eu gosto particularmente do ‘Wachet auf, ruft uns die Stimme’. O disco é tecnicamente impecável, adorei o som do piano, maravilhoso! A pianista já nos deu o ar da graça aqui no PQP Bach em postagens de PQP e FDP Bach, onde acompanha a famosa violinista Amandine Beyer. Ambas são excelentes postagens.
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
- Coral ‘Nun komm’ der Heiden Heiland’, BWV 659 (Arr. Busoni)
- Prelúdio e
- Fuga No. 2 BWV 847 em dó menor
- Prelúdio e
- Fuga No. 15 BWV 860 em sol maior
- Prelúdio e
- Fuga No. 10 BWV 855 em mi menor
- Schmuecke dich o liebe Seele (No. 5 do Opus 122, de Brahms)
- Prelúdio e
- Fuga No. 9 BWV 854 em mi maior
- Prelúdio e
- Fuga No. 19 BWV 864 em lá maior
- Prelúdio e
- Fuga No. 6 BWV 851 em ré menor
- Coral ‘Ich ruf’ zu dir, Herr Jesu Christ’, BWV 639 (Arr. Busoni)
- Prelúdio e
- Fuga No. 12 BWV 857 em fá menor
- Prelúdio e
- Fuga No. 11 BWV 856 em fá maior
- Prelúdio e
- Fuga No. 22 BWV 867 em si bemol menor
- Coral ‘Wachet auf, ruft uns die Stimme’, BWV 645 (Arr. Busoni)
- Prelúdio e
- Fuga No. 21 BWV 866 em si bemol maior
- Prelúdio e
- uga No. 17 BWV 862 em lá bemol maior
- Prelúdio e
- Fuga No. 7 BWV 852 em mi bemol maior
Edna Stern, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 242 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 165 MB
Sobre a arte da pianista Edna Stern a revista francesa Diapason disse ter ‘o panache de Martha Argerich, a musicalidade de Leon Fleisher e o impecável acabamento de Krystian Zimerman’. Isso tudo por que ela foi aluna de cada um destes grandes mestres em diferentes etapas de sua formação…
Ouça você e depois me diga qual foi a história que o disco te contou…
Aproveite!
René Denon
Soa menos artístico e sem tempo excessivo, mas muito musical e sensível, muito obrigado!
Olá, Woody!
Obrigado pelo seu comentário! Eu acompanho cada uma das minhas postagens, aguardando uma ou outra reação dos nossos leitores. Algumas simplesmente passam pela primeira página e depois para as outras e em muito breve submergem nas tantas postagens que nosso grupo vai produzindo. No caso deste disco, do qual gostei imenso, já o imaginava a caminho do oblivion, quando sua mensagem deu-me este momento de alento!!
Valeu o dia!!
Abração!
R:D
Edna é demais!!!
Tens o endereço dela pra mandar flores?
Taí, Paulo!
http://edna-stern.com/
Abraços!
R:D