Maurice Ravel
Le Tombeau de Couperin
Gaspard de la Nuit
Sonatine pour piano
Akiko Ebi
Vocês sabem, eu sou completamente dependente de música para piano. Ultimamente tenho ouvido alternadamente música de Beethoven, pelo #BTHVN250, música de Bach (é claro…) e música dos compositores franceses, tudo para piano ou com piano.
Este disco com peças de Ravel já está na minha playlist há alguns meses e hoje chegou o dia de dividi-lo com vocês.
Tenho me interessado bastante pelo trabalho de pianistas orientais e encontrado gratas surpresas. Algumas delas acabo trazendo para o blog, incluindo esta daqui.
A pianista Akiko Ebi nasceu em Osaka e estudou na Universidade de Belas Artes de Tokyo. Posteriormente estudou em Paris e a sua carreira internacional decolou ao ganhar o Grand Prix na Competição Internacional Long/Thibaudet. Ela também foi finalista da Competição Internacional Fryderyk Chopin, de Varsóvia. Descobri que Martha Argerich foi sua mentora só depois de gostar muito deste disco… Além de Martha, Aldo Ciccolini e Vlad Perlemuter contribuíram em sua formação. Buscando outros discos da Akiko Ebi, descobri que ela contribuiu para a gravação da obra completa de Chopin pelo Instituo Chopin de Varsóvia. Veja a capa do disco com os Prelúdios na ilustração da postagem. Ela também foi a solista dos Concertos para Piano na versão com instrumentos de época, usando um piano Erard, acompanhada pela Orchestra of the 18th Century regida por Frans Brüggen.
O repertório do disco incluiu as principais peças para piano de Ravel, como Le Tombeau de Couperin e Gaspard de la Nuit.
A peça mais difícil do disco é realmente o tríptico Gaspard de la Nuit. A peça foi inspirada em versos do poeta Aloysuis Bertrand, que remetem a histórias de fadas, mistérios e fantasmas. A literatura certamente inflamou a imaginação de Ravel. As três peças que compõem a obra têm em parte o estilo rápido-lento-rápido, com a primeira e a última muito virtuosísticas, enquanto a peça central, Le Gibet, descreve uma cena assustadora, com a figura de um enforcado na paisagem. Tudo isto em uma das mais difíceis partituras para piano de toda a literatura. Você pode descobrir mais informações sobre esta obra clicando aqui ou aqui.
Maurice Ravel (1875 – 1937)
Le Tombeau de Couperin
- Prélude
- Fugue
- Forlane
- Rigaudon
- Menuet
- Toccata
Prélude pour piano
- Prélude
Gaspard de la Nuit
- Ondine
- Le Gibet
- Scarbo
Sonatine pour piano
- Modéré
- Mouvement de menuet
- Animé
Jeux d’eau
- Jeux d’eau
Akiko Ebi, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 215 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 143 MB
Gaspard de la Nuit é famosa por sua dificuldade e isto se deve ao fato de Ravel ter tentado fazer de Scarbo uma peça ainda mais difícil do que a espinhosíssima Islamey, de Balakiriev. Em breve postaremos um disco com peças para piano russas, Islamey entre elas. Você então poderá tirar as suas próprias conclusões, pelo menos sob a perspectiva do ouvinte. Enquanto isso, aproveite!
René Denon
Muito linda a Gaspar de La Nuit!!! Conhece outras?
Obrigado!!
Olá, Paulo!
Esta peça é um marco na literatura para piano e há muitas gravações reconhecidas pela crítica e pelos ouvintes como espetaculares. É claro, cada um tem a sua preferência.
Posso mencionar (correndo o risco de deixar alguma importante de fora) Ivo Pogorelich, Martha Argerich. Nas gravações da obra ‘integral’, o Louis Lortie, Jean-Efflam Bavouzet.
Eu gosto muito especialmente de uma gravação feita por Alexander Toradze, que ouço há muitos anos. Sempre planejo postar, mas ainda não cheguei a fazer isso. Quem sabe?
Outra que é um pouco fora das listas mais divulgadas, mas que eu gosto muito, é a gravação da obra integral pelo Abbey Simon.
Bom, mas por enquanto, Akiko Ebi dá conta do recado!
Abraços do
René
Akiko Ebi é demais! Obrigado!
D+!
R:D