POSTADO POR PQP BACH EM 14/4/2008, REVALIDADO POR VASSILY EM 28/1/2020, RE-REVALIDADO POR VASSILY EM 2/2/2024.
Por que repostar esta gravação? Porque Albrechtsberger foi professor de Beethoven. Porque amanhã começaremos a postar a obra completa do aluno mais famoso de Albrechstberger neste blog. Porque Albrechtsberger certamente será mencionado nas postagens sobre Beethoven, e nós obviamente lembraremos que ele é autor desses inesquecíveis concertos. Porque nunca houve, nem haverá, um CD mais hilariante neste blog – quiçá nem na história da música de concerto. E porque nenhum blog que se preze deve ficar sem esta gravação no acervo – e, como o PQP Bach preza muito por seus pundonores, ei-la aqui de novo. Alerto para que a ordem dos concertos no novo link é diferente, e que este apresenta peças adicionais para marranzano, também com seu virtuose, o habilidoso Fritz Mayr – talvez para a orquestra poder costurar as hérnias abdominais agudas advindas das crises histéricas de gargalhadas, entre um concerto e outro [Vassily]
POSTAGEM ORIGINAL DE PQP BACH
Este disco do professor de Beethoven é sério candidato ao título de CD erudito mais engraçado de todos os tempos. Mas o humor do trabalho de Albrechtsberger é inteiramente involuntário, o que torna as coisas ainda mais… engraçadas. A Jew’s harp, instrumento conhecido no Brasil por Marranzano, foi inventado na China e é um dos mais antigos da humanidade, tendo sido inventando por volta de 300 A.C. Apesar do nome, nada tem a ver com judeus.
A cadenza do Andante (faixa 5) é das coisas mais hilariantes que já ouvi.
Johann Georg Albrechtsberger (Klosterneuburg, 3 de Fevereiro de 1735 – Viena, 7 de Março de 1809) foi um músico e compositor austríaco. Foi mestre de Beethoven, Johann Nepomuk Hummel, Ignaz Moscheles e Josef Weigl. Exerceu os cargos de organista de corte (1722) e de de mestre de capela na catedral de Santo Estêvão (1792). Compôs prelúdios, fugas e sonatas para piano e órgão. Por volta de 1765, escreveu pelo menos sete concertos para marranzano e mandora/lutina, um tipo de alaúde.
Albrechtsberger – Concertos para Marrazano, Mandora e Orquestra
1. Konzert in E major: Tempo moderato
2. Konzert in E major: Adagio
3. Konzert in E major: Finale – Tempo di menuetto
4. Konzert in F major: Allegro moderato
5. Konzert in F major: Andante
6. Konzert in F major: Menuetto – Moderato
7. Konzert in F major: Finale – Allegro molto
Fritz Mayr, Jew’s Harp
Dieter Kirsch, Mandora
Munich Chamber Orchestra
Hans Stadlmair, regência.
PQP Bach, um link para baixar as Church Sonatas e o Requiem de Mozart, este em duas interpretações, o aguarda em seu e-mail.
Dear PQPBACH,
Greetings again from New Zealand. I am looking for the Complete set of Chopin’s Mazurkas.
If u have, one could u upload please in the near future.
Thanks in Advance,
Aqui em Portugal chamamos “Berimbau” ao que (aparentemente) vocês chamam “Marranzano”.
Berimbau não existe no Brasil?
Pianoman
Desculpe a correção mas, no próprio arquivo está Jaws harp e não Jews harp. O que dá para entender pelo som que ela produz, já que fica perto da boca de quem a toca. Enfim, obrigado por este post (e outros), divertidíssimo.
Pianoman, berimbau existe e é outra coisa.
Ronald, pesquisei sobre o instrumento. Ele é chamado também de Jaws, mas sua denominação mais comum é Jew`s. Veja, por exemplo a capa do disco, clicando no selo da Amazon.
Abraços.
Esse CD é o oxiúro dos anais da História da Música. Não consigo escutar dois minutos porque não paro de rir com esse timbre ridículo (“poinc-poinc-poinc…”).
Em Portugal chamamos-lhe berimbau de boca.
Tenho vários e é muito giro de tocar, é viciante…. E também tenoh esse CD… e gosto! hehehehe
Oh céus!
parece aqueles violoezinhos de plastico para crianças que se vende nas feiras ao lado das barracas de alface e rúcula…
esse boing boing me fez rir demais!
Hola, PQP. El link no es el que corresponde, aparece el de Yamandú Costa de hace unos días.
Muchas gracias,
Julio
¡Hola, Julio! Ya he puesto el link correcto. ¡Gracias por alertarnos!
¡Gracias, Vassily!
Curioso para conhecer essa ruindade toda, tentei baixá-lo aqui no blog, mas o link está inoperante.
Esse blog é realmente excepcional, inclusive trazendo essa compilação do “Pior do Pior”! O pessoal de recente almoço de sábado já havia implorado por clemência quando os brindei com audição do cd da Florence! Voltarei à carga proximamente com essas novas adições…
Olá, CP!
Link refeito. Divirta-se!