Sim, Rostropovich foi um dos maiores violoncelistas do século. Sim, sua gravação das Suítes para violoncelo de Bach lançada pela EMI foi detestada pela crítica. Sim, o grande Slava foi sempre reticente – e admite isso com muita franqueza no encarte do álbum – quanto a gravar essas obras, por considerar que, muito além de questões técnicas, sua “infinita riqueza” e “transcendência espiritual” não estavam ao seu alcance para tentar uma sua versão definitiva. E, sim, no mesmo encarte Slava execra sua própria gravação anterior, considerando-a imatura e insensata.
Esta versão que aqui postamos não é nem aquela detestada pela crítica em 1995, nem a execrada pelo próprio Rostropovich, mas sim uma outra, feita ao vivo durante o Festival Primavera de Praga de 1955 e lançada pelo sempre surpreendente selo Supraphon. Sou um fã de Slava e, ao contrário da maioria de meus concidadãos planetários, aprecio suas gravações dessas Suítes que ele tanto amava, e que respeitava ao ponto do temor. Reconheço que o som vigoroso e ultraexpressivo de seu violoncelo (um dos poucos, aliás, que me é inconfundível) dá a essas gravações, talvez, o que numa licença poética chamo de “excesso de músculo” que, muitas vezes, não lhes é adequado. O que esta gravação em Praga tem, e que falta às demais, é a espontaneidade dos registros ao vivo, em contraste franco com a estudada, constrita gravação de 1995 e a gravação feita na União Soviética pelo selo Melodiya (e que serão oportunamente postadas aqui no PQP Bach).
Esta longa série com as Suítes para violoncelo solo não tem, claro, a intenção de agradar a todos. Entre as noventa e seis gravações que delas tenho, em vários instrumentos, certamente não há só pontos altos. Ao final da epopeia, espero que os leitores-ouvintes tenham escolhido seu quinhão preferido e que, no processo, saibam dar ao grande Rostropovich uma nova oportunidade de agradá-los.
Johann Sebastian BACH (1685-1750)
Seis Suítes para violoncelo solo, BWV 1007-1012
No. 1 em Sol maior, BWV 1007
01 – Prélude
02 – Allemande
03 – Courante
04 – Sarabande
05 – Menuet I & II
06 – Gigue
No. 2 em Ré menor, BWV 1008
07 – Prélude
08 – Allemande
09 – Courante
10 – Sarabande
11 – Menuet I & II
12 – Gigue
No. 3 em Dó maior, BWV 1009
13 – Prélude
14 – Allemande
15 – Courante
16 – Sarabande
17 – Bourrée I & II
18 – Gigue
No. 4 em Mi bemol maior, BWV 1010]
19 – Prélude
20 – Allemande
21 – Courante
22 – Sarabande
23 – Bourrée I & II
24 – Gigue
No. 5 em Dó menor, BWV 1011
25 – Prélude
26 – Allemande
27 – Courante
28 – Sarabande
29 – Gavotte I & II
30 – Gigue
No.6 em Ré maior, BWV 1012
31– Prélude
32 – Allemande
33 – Courante
34 – Sarabande
35 – Gavotte I & II
36 – Gigue
Mstislav Rostropovich, violoncelo
Gravação ao vivo no Festival Primavera de Praga em 1955
Vassily Genrikhovich
É um caso único. Quando foi lançada a gravação de 1995, eu era assinante da revista Gramophone. Ele deu uma entrevista lá, dizendo que era uma algo de nível inferior. E EU OUVI E CONCORDO. Foi uma imposição da gravadora.
Mas vá dizer isso para os admiradores surdos…
Would you mind re-upload this post on Mega. I can not download on Microsoft OneDrive. Thank you.
Hi there,
The link was broken and has just been updated. I therefore suggest you to try downloading it again. Please let me know if you still find out any issues in your attempts.
It worked well. Many thanks!
My pleasure. Enjoy it!