Se dependesse de mim, cretino gambista subamador, vocês teriam gamba aqui todos os dias.
Como isso acarretaria meu desterro deste pago bloguístico que tanto prezo, eu tento me coordenar. Hoje, entretanto, tenho um bom pretexto: estou a falar dos membros em desuso da Família das Cordas e, ei, a viola da gamba anda, infelizmente, menos em voga do que mereceria.
A situação, claro, já foi pior. É uma lástima, sem dúvidas, que o lindo timbre e som ricamente ressonante da gamba tenham sido preteridos em prol do também belo, mas bem mais robusto violoncelo com cordas de metal, espigão, e outros aditivos mais apropriados a amplas salas de concerto. Por outro lado, é impossível reclamar da qualidade dos gambistas em atividade. Já lhes apresentamos anteriormente o Midas catalão Jordi Savall e o mago italiano Paolo Pandolfo. Hoje, trazemos para vocês Hildegard Perl – Hille, para os íntimos.
Se essas peças todas de Bach serão familiares à maior parte das senhoras e dos senhores, asseguro-lhes que sua roupagem é bastante diferente. A Suíte BWV 1011, transposta para Ré menor, ganha muita riqueza, especialmente nos fugatos do prelúdio. O novo arranjo da Sonata/Suíte BWV 1025, originalmente para violino e cravo e baseada em uma obra para alaúde de Sylvius Leopold Weiss, soa muito mais convincente aqui como trio-sonata, com o alaúde a tocar a parte original de Weiss, e a viola da gamba. Por fim, a Sonata BWV 1029, a única das obras de álbum concebida para a gamba, ganha uma roupagem concertística que a deixa ainda mais parecida com o terceiro Concerto de Brandenburg.
PER LA VIOLA DA GAMBA – HILLE PERL
Johann Sebastian BACH (1685-1750)
Suíte no. 5 para violoncelo solo em Dó menor, BWV 1011
(transcrita para viola da gamba por Hille Perl, transposta para Ré menor)
01 – Prélude
02 – Allemande
03 – Courante
04 – Sarabande
05 – Gavotte I-II
06 – Gigue
Sonata (Suíte) em Lá maior para violino e cravo, BWV 1025
(baseada numa Suíte para alaúde de Sylvius Leopold Weiss e transcrita por Hille Perl para alaúde, viola da gamba e contínuo)
07 – Fantasia
08 – Courante
09 – Rondeau
10 – Sarabande
11 – Menuett
12 – Allegro
Sonata para viola da gamba e cravo no. 3 em Sol menor, BWV 1029
(arranjo de Hille Perl para violino, viola da gamba e contínuo)
13 – Vivace
14 – Adagio
15 – Allegro
Hille Perl, viola da gamba baixo
Lee Santana, alaúde
Andrew Lawrence-King, harpa cruzada*
Veronika Skuplik, violino
Barbara Messmer, viola da gamba baixo
* o termo “harpa cruzada” foi o melhor que encontrei para descrever a harpa sem pedais (em inglês, “double harp”). Se houver tradução melhor, peço a gentileza de me fazerem saber.
Vassily Genrikhovich
Preciosas transcrições, apurada interpretação!
olá vassily
como não existe (que eu conheça) um local para fazer comentários e observações sobre o site, estou utilizando esta postagem para isso.
estava procurando o concertino para flauta da cecile chaminade e notei que não nada dessa compositora no site (exceto uma faixa neste cd https://pqpbach.ars.blog.br/2015/05/26/kyung-wha-chung-con-amore/)
é difícil encontrar gravações dela?
abs
Salve, Joaquim!
Chaminade tem uma obra extensa que, realmente, não é das mais gravadas. Há algumas gravações de sua música para piano e de seu concertino para flauta. O mais comum, no entanto, é encontrar algumas peças esparsas de suas miniaturas para piano, muitas vezes arranjadas para duos instrumentais, entre as quais as mais populares (ou menos desconhecidas, assim digamos), são a Sérénade e a Sérénade Espagnole, esta última gravada inclusive por Christian Ferras:
https://www.youtube.com/watch?v=7KVJ_RuqR2A&list=PLaVlua070XTVVzhMPcD8s33nyyGw6hTm-&index=3
Lembro-me também de um álbum, que eu não tenho, de Anne Sofie von Otter com canções e outras peças inteiramente dedicado a Chaminade. Ah, e o Spotify tem uma seleção razoável: https://play.spotify.com/artist/6yb2PUxafSVe2441W50jbk
Espero ter ajudado!
obrigado vassily