Vivaldi x2
Aqui está mais um ensolarado álbum com concertos duplos de Vivaldi, tão lindo como um dia em Veneza! Se você baixou os arquivos da postagem The Italian Job, não vai deixar passar este aqui.
O conjunto é espetacular, os solistas excelentes e Adrian Chandler, o fundador da banda, cuida para que o balanço geral seja perfeito, permitindo que apreciemos toda a inventividade, a facilidade do Padre Vermelho desenhar belíssimas melodias, traços constantes na sua produção!
Na lista das obras, temos os dois concertos que Vivaldi compôs para duas trompas, ambos na tonalidade fá maior. O Concerto RV 539 é bem conhecido e tem um movimento lento com as trompas provocando uma a outra. No outro concerto, um violoncelo assume o papel principal no movimento lento, dando uma oportunidade para os trompistas recuperarem o fôlego.
A lista continua com dois dos três concertos para dois oboés compostos por Vivaldi. Novamente o contraste dos instrumentos de madeira sobre as cordas dá um brilho todo especial aos concertos.
Puxando uma brasa para a sua sardinha, Chandler e Waltham são os respectivos solistas de dois concertos para violino e violoncelo. A intercalação de concertos para diferentes combinações de instrumentos é um outro fator que torna o álbum muito prazeroso.
O Concerto para oboé e fagote dá a oportunidade aos dois solistas de provocarem um ao outro num desafio que só nós ganhamos.
Para fechar com chave digital (essa coisa de chave de ouro está fora de moda) temos o enigmático Concerto S.A.S.I.S.P.G.M.D.G.S.M.B. para um montão de instrumentos, onde todos os solistas têm a oportunidade de brilhar. Ganha um doce quem adivinhar o significado desta longa lista de letras.
Veja como é a música de Vivaldi, do ponto de vista do violista!
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto para duas trompas, cordas e contínuo em fá maior, RV 539
- Allegro
- Larghetto
- Allegro
Concerto para dois oboés, cordas e contínuo em ré menor, RV 535
- Largo
- Larghetto
- Allegro
- Allegro molto
Concerto para violino, violoncelo, cordas e contínuo em lá maior, RV 546
- Allegro
- Andante
- Allegro
Concerto para oboé, fagote, cordas e contínuo em sol maior, RV 545
- Allegro
- Largo
- Allegro non molto
Concerto para duas trompas, cordas e contínuo em fá maior, RV 538
- Allegro
- Largo
- Allegro non molto
Concerto para violino, violoncelo, cordas e contínuo em si bemol maior, RV 547
- Allegro
- Andante
- Allegro molto
Concerto para dois oboés, cordas e contínuo em lá menor, RV 536
- Allegro
- Largo
- Allegro
Concerto per S.A.S.I.S.P.G.M.D.G.S.M.B. para violino, violoncelo, dois oboés, duas trompas, cordas e contínuo em fá maior, RV 574
- Allegro
- Adagio
- Allegro
Mark Baigent e Rachel Chaplin, oboés
Jocelyn Lightfoot e Anneke Scott, trompas
Vladimir Waltham, violoncelo
Peter Whelan, fagote
La Serenissima
Adrian Chandler, violino e regência
Gravado em fevereiro de 2018, Cedars Hall, Wells, Somerset
Simon Fox-Gál, produtor
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FLAC | 185 MB
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MP3 | 320 KBPS | 162 MB
Aqui está um momento do ensaio para a Sinfonia de Torelli, que está no outro disco – The Italian Job. É claro, é a perspectiva do violista….
E aqui a gravação do Concerto para dois Oboés, RV 536.
Viva Vivaldi!
René Denon
Segundo um folheto de um CD, uma solução plausível desta enigmática dedicatória veio em 1995, quando Carlo Vitali completou as iniciais como: ‘Sua Altezza Serenissima Il Signor Principe Giuseppe Maria De’ Gonzaga Signor Mio Benignissimo’ (‘Sua Alteza Sereníssima O Senhor Príncipe Giuseppe Maria De’ Gonzaga, Meu Senhor Benigníssimo’).
Gonzaga, o irmão mais novo do duque de Guastalla, foi o escolhido por Vivaldi para receber a dedicatória impressa no libreto de uma ópera executada sob sua direção em S. Angelo no início de 1714.
Quanto ao repertório deste CD, é do mesmo nível do anterior, The Italian Job. Excelente interpretação!
RN!
Eu diria que você acertou em tudo!
Obrigado pela mensagem!
Viva Vivaldi!
Abraços do
RD