Antes que nossos arretados leitores-ouvintes me intimem novamente a concluir a série, o cabra aqui apressa-se em fazê-lo.
O último álbum é um saco de gatos repleto de noturnos escritos por contemporâneos de Chopin. De Clara Schumann a Camille Pleyel (que faria fortuna como fabricante de pianos), e de Glinka ao boçal Kalkbrenner, que quase foi professor de Chopin e se considerava, após a morte de Haydn e Beethoven, “o último músico clássico vivo”, tem de tudo. Em sua maioria, são bombons tão untuosos e adocicados que farão até os mais ardentes anti-chopinianos querer escutar os noturnos do mestre e espocar fogos em homenagem ao gênio polonês.
Dignas de nota são as peças de Charles-Valentin Alkan (1813-1888), um compositor para piano extremamente original que, para minha total surpresa, faz sua estreia aqui no PQP Bach. Ele foi uma figura excêntrica, amigo de Liszt e Chopin e, ainda assim, tido por vários contemporâneos como o maior pianista de sua época. Daremos um jeito de trazer para cá, nas próximas semanas, um tanto de sua produção desenfreada, e muitas vezes prosopopeica, pelas mãos dos ótimos Marc-André Hamelin e Jack Gibbons.
THE ART OF THE NOCTURNE, volume IV
Joseph Étienne Camille PLEYEL (1788-1855)
01 – Noturno “alla Field” em Si bemol maior
Friedrich (Frédéric) Wilhelm Michael KALKBRENNER (1785-1849)
Noturnos para piano, Op. 121
02 – No. 1 em Lá bemol maior, “Les Soupirs de la Harpe Éolienne”
03 – No. 2 em Fá maior, a três mãos*
Clara Josephine SCHUMANN (1819-1896)
Soirées Musicales, Op. 6
04 – No. 2: Noturno em Fá maior
Louis James Alfred LEFÈBURE-WÉLY (1817-1870)
05 – Noturno em Ré bemol maior, Op. 54, “Les Cloches du Monestère”
Edmond WEBER (1838-1885)
06 – Noturno em Ré bemol maior, Op. 1, “Première Pensée”
Charles-Valentin ALKAN (1813-1888)
07 – Noturno em Si maior, Op. 22
08 – Esquisses, Op. 63 – no. 43: em Fá sustenido menor, “Notturnino Innamorato”
Mikhail Ivanovich GLINKA (1804-1857)
09 – Noturno em Mi bemol maior
Maria SZYMANOWSKA (1789-1831)
10 – Noturno em Lá bemol maior, “Le Murmure”
Ignacy Feliks DOBRZYNSKI (1807-1867)
Noturnos, Op. 21
11 – No. 1 em Sol menor
12 – No. 2 em Mi bemol maior
Noturnos, Op. 24
13 – No. 1 em Fá menor
14 – No. 2 em Ré bemol maior
15 – Noturno em Sol menor, “Pożegnanie” (“Despedida”)
Bart van Oort, piano Érard (1837)
* com Agnieska Chabowska
Vassily Genrikhovich
Sem ser tão arretado nem cobrador, mas já cobrando: as versões e transcrições das suites de Bach!
Volte sexta.
Toda sexta.
Por oitenta e nove sextas!
thank you very much. -regards, a.v.
Boa tarde a todos!
Esse Dobrzyński é um caso interessante: descobri recentemente que ele tem um concerto para piano composto aos 17 anos e que é muito legal (ouvi num podcast e, imediatamente, vim aqui para ver o que havia dele – e a única entrada dele aqui no PQP Bach é nesta postagem), porém o menino parece ser mais obscuro do que eu imaginava… Possuem mais coisas dele?
Ao que parece, ele e Chopin estudaram juntos.
Abraços e bom final de semana!