Bruckner
Sinfonia No. 5
Berliner Philharmoniker
Günter Wand
As primeiras gravações de Günter Wand que ouvi foram de Sinfonias de Beethoven. As que mais me marcaram na época foram a Sexta e a Nona.
Depois vieram as gravações das Sinfonias de Bruckner. Ele gravou o ciclo completo em estúdio com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Colônia. Estas gravações você pode encontrar aqui, aqui e aqui.
Günter Wand também gravou as Sinfonias de Nos. 3 até 9 com a NDR-Sinfonieorchester, sempre ao vivo, algumas sinfonias mais do que uma vez. Esta orquestra é baseada em Hamburgo e foi renomeada de NDR Elbphilharmonie Orchester.
A postagem de hoje inicia uma série de cinco e suas gravações vão um pouco além das já mencionadas. Elas foram feitas ao vivo, com a Orquestra Filarmônica de Berlim. Sem desfazer das outras orquestras ou das outras gravações, estamos aqui diante de algo MUITO especial.
Para os amantes das Sinfonias de Bruckner e frequentadores deste blog, Günter Wand é nome bem conhecido. De qualquer forma, devo dizer que estamos diante de um fenômeno. Ele nasceu em 1912 e iniciou sua carreira de músico e regente reconstruindo o cenário musical no pós-guerra, na cidade de Colônia. Isso nos idos 1939. Ficou neste posto até sua mudança para Hamburgo, onde passou a trabalhar com a NDR-Sinfonieorchester, em 1982.
Avesso a estrelismos, Günter Wand foi convidado a reger várias importantes orquestras, como a Sinfônica de Chicago e a Orquestra Filarmônica de Berlim. Excursionou também pelo Japão e Inglaterra.
Começaremos com a Sinfonia No. 5 por duas razões. Esta foi a primeira Sinfonia de Bruckner que Wand gravou, com a Orquestra da Rádio de Colônia. Apesar de sua justa fama como regente das Sinfonias de Bruckner, ele só chegou a esse compositor relativamente tarde, apesar da insistência de seu amigo e compositor Bernd Alois Zimmermann. Após uma apresentação em Berna, ele finalmente gravou esta sinfonia com a Orquestra da Rádio de Colônia em 1974. Esta gravação encorajou a gravação de todo o ciclo que acabou ganhando o prêmio Deutsche Schallplattenkritik.
Na série de gravações que postaremos, nos concertos que fez com a orquestra de Berlim, a Sinfonia No. 5 também foi a primeira. As postagens que se seguirão constarão das Sinfonias Nos. 4, 9, 7 e 8, seguindo a ordem em que foram gravadas.
Você poderá encontrar uma lista da discografia de G. Wand aqui.
Anton Bruckner (1824-1896)
Sinfonia No. 5 em si bemol maior (Versão 1875-1878)
- Introduktion (Adagio) – Allegro
- Adagio (Sehr langsam)
- Molto Vivace (Schnell)
- Adagio – Allegro moderato
Berliner Philharmoniker
Günther Wand
Gravação ao vivo, 12, 13 & 14 de janeiro de 1996
Produção: Gerald Götze
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC |360MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 176 MB
Parece impossível alguém passar 77 minutos ouvindo uma sinfonia. Encare esse desafio! Seja diferente!
René Denon
Obrigado por compartilhar. Realmente, algo especial — com a aura de gravação ao vivo. Em relação a Bruckner (e a outros compositores também), ainda estou a aprender, às vezes fico perdido nestes verdadeiros oceanos de expressividade, impressionado com certos saltos e arrojos abruptos. Para além da duração, é um desafio instigante.
Olá!
Estamos todos a aprender, mas apenas alguns admitem!
Que sua navegação seja prazerosa!
Abraços!
RD