Jan Lisiecki é um pianista canadense, filho de pais poloneses e é um dos grandes nomes do piano de sua geração. Tem um dom único, é daqueles jovens músicos que já ganharam diversos prêmios, e de quem ainda iremos ouvir falar muito.
Os dois Concertos para Piano de Mendelssohn estão em muito boas mãos, podem ter certeza. Apesar da idade, ele toca com muita maturidade, e tem um pleno domínio do instrumento. E eu poderia dizer o mesmo de outras gravações suas, que inclusive já postei por aqui. Eis alguns comentários da crítica especializada:
“Jan Lisiecki. Remember the name.”- The Financial Times.
“A gift too rare to be squandered”- Gramophone Magazine
“Pristine, lyrical and intelligent”- The New York Times
“Perhaps the most ‘complete’ pianist of his age”
Então, senhores,preciso dizer que esta sua gravação de Mendelssohn é IM-PER-DÍ-VEL ???
Concerto for Piano and Orchestra No. 1 in G minor op. 25
1 1. Molto allegro con fuoco
2 2. Andante
3 3. Presto – Molto allegro e vivace
17 Variations sérieuses in D minor op. 54 d-Moll
4 Tema. Andante sostenuto
5 Variation 1
6 Variation 2. Un poco più animato
7 Variation 3. Più animato
8 Variation 4. Sempre staccato e leggiero
9 Variation 5. Agitato. Legato ed espressivo
10 Variation 6. A tempo
11 Variation 7. Con fuoco
12 Variation 8. Allegro vivace
13 Variation 9
14 Variation 10. Moderato
15 Variation 11. Cantabile
16 Variation 12. Tempo del tema
17 Variation 13. Sempre assai leggiero. Sempre assai marcato
18 Variation 14. Adagio
19 Variation 15. Poco a poco più agitato
20 Variation 16. Allegro vivace
21 Variation 17
Concerto for Piano and Orchestra No. 2 in D minor op. 40
22 1. Allegro appassionato
23 2. Adagio. Molto sostenuto – attacca
24 3. Finale. Presto scherzando
Rondo capriccioso in E major op. 14 E-Dur
25 Andante
26 Presto leggiero
27 Song Without Words in G minor “Venetian Gondola Song” op. 19b/6
Jan Lisiecki piano
Orpheus Chamber Orchestra (1–3 & 22–24)
extranho; nem no site da DG nem na descricao do amazon, nem na contracapa do disco aparece o Regente; nem o propio pianista se adjudica tal; nesses casos quem dirige a orchestra??
A Orpheus não tem um regente fixo. Os músicos se revezam entre eles. É bem democrática a coisa.
tenho varios LPs da Orpheus nunca tinha reparado nesse detalhe…
Eles explicam (ou explicavam) no site.
pois é! era só prestar atenção; “Orpheus demonstrated its conductorless ability to render the complex scores with taut precision and feverish excitement” NY TIMES
*(Orfeu demonstrou sua capacidade de dirigir sem motorista as pontuações complexas com precisão esticada e excitação febril)