De todas essas belas violinistas de menos de 40 anos que surgiram nos últimos anos, creio que apenas a norueguesa Vilde Frang possa ficar tranquilamente, sem sentimentos de inferioridade, junto às hoje veteranas Mullova e Mutter. Dona de extraordinária musicalidade, talvez ela exagere no perfume jogado sobre Strauss, mas não creio ter ouvido melhores versões do que as que Frang comete nas sonatas de Grieg (violino e piano) e na TREMENDA OBRA-PRIMA DE BARTÓK (para violino solo).
Esta Sonata foi composta a pedido Yehudi Menuhin em 1943. Bartók era um compositor totalmente sem dinheiro, exilado nos EUA e extremamente doente. Tinha já diagnosticada a leucemia que iria matá-lo. A situação era realmente difícil. Menuhin pediu-lhe a Sonata não apenas porque considerava Bartók um compositor genial, mas também para lhe dar um trabalho e meios. Também, foi, aparentemente, um caso de bondade. Desde o primeiro momento, Menuhin e os primeiros ouvintes deram-se conta que tratava-se de uma obra-prima. Com a pretensão de homenagear as sonatas e partitas para violino solo de Bach, Bartók alcançou um equivalente moderno em termos de paixão, rigor e contínua invenção. E, nela, Frang consegue o milagre de enfatizar o parentesco com Bach. No Grieg, é importante ressaltar que é uma norueguesa interpretando um norueguês, o que é uma raridade em termos de sotaque e compreensão. Seu Allegretto quasi andantino é quasi de sair dançando pela sala.
Para terminar, revelo que Vilde Frang nasceu num 19 de agosto. É, sem dúvida alguma, a melhor, a mais perfeita e mais distinta data para alguém nascer!
Grieg (1843-1907), Bartók (1881-1945), R. Strauss (1864-1949): Sonatas para Violino
Grieg: Violin Sonata No. 1, Op. 8
1 Sonata in F major, Op.8: I – Allegro con brio 9:24
2 Sonata in F major, Op.8: II – Allegretto quasi andantino 5:24
3 Sonata in F major, Op.8: III – Allegro molto vivace 7:14
Bartók: Sonata for Solo Violin, Sz. 117
4 Sonata for solo violin: I. Tempo di ciaccona 9:26
5 Sonata for solo violin: II. Fuga – Risoluto, non troppo vivo 5:01
6 Sonata for solo violin: III. Melodia – Adagio 7:15
7 Sonata for solo violin: IV. Presto 5:35
Strauss: Violin Sonata, Op. 18
8 Sonata in E Flat major, Op. 18: Allegro, ma non troppo 11:41
9 Sonata in E Flat major, Op. 18: Improvisation (Andante cantabile) 8:12
10 Sonata in E Flat major, Op. 18: Finale (Andante – Allegro) 9:32
Vilde Frang, violino
Michail Lifits
PQP
Estou meio por fora das informações do mundo nessas últimas semanas. Mas que bom saber que enfim descobriram que Cristo nasceu em 19 de agosto!
Se fosse 13 de agosto, eu concordava. Mas 19 de agosto? Seria uma homenagem ao sr. Azevedo, aquele ficcionista que reescreve a verdade segundo o interesse dos anunciantes da revista em que trabalha?
O link não está carregando! Será que é por causa do 19 de agosto?
PQPShare fora do ar !
Ainda continuo achando que o melhor mes é FEVEREIRO!
manuel
Eu nasci em 17 de agosto. Como 17 e 19 são números primos gêmeos (sim! Em Matemática, primos podem ser gêmeos, https://en.wikipedia.org/wiki/Twin_prime) até concordo que 19 de agosto é uma boa data para se nascer.
Em tempo: Pierre de Fermat, um grande estudioso dos números primos, também nasceu em 17 de agosto…
13 de agosto é o dia mundial do canhoto!
E 8 de agosto?