Em homenagem a meu pai, que faleceu há 24 anos e que adorava estes concertos
Mais do que o saudoso Claudio Abbado, quem dá um show nesta gravação ao vivo é a portuguesa Maria João Pires. O Concerto Nº 14 é bem mais ou menos, na opinião deste comentarista. É música sem muito brilho… Já o Nº 26 é maravilhoso. Foi composto para as festas de coroação do Imperador da Áustria, Leopoldo II, em 1790. Fora da Áustria, ninguém mais fala deste Leo II, já de Mozart… Há uma característica pouco habitual neste concerto: o compositor não informou o tempo de dois dos andamentos. A partir do 17º, todos os concertos para piano de Mozart são ótimos. Este 26º talvez seja o mais simples deles, o que não o faz menor. O simplíssimo movimento lento é irresistível, por exemplo. Mas o 26º tem ar de ser mais antigo que o 23, 24 e 25. Pode não ser, mas que tem um arzinho de gaveta, tem.
W. A. Mozart (1756-1791): Piano Concertos No. 14 & No. 26 “Coronation Concerto”
1. Piano Concerto No.14 In E Flat, K.449 – 1. Allegro Vivace – Cadenza: Mozart 8:37
2. Piano Concerto No.14 In E Flat, K.449 – 2. Andantino 6:51
3. Piano Concerto No.14 In E Flat, K.449 – 3. Allegro Ma Non Troppo 6:00
4. Piano Concerto No.26 In D, K.537 ”Coronation” – 1. Allegro – Cadenza: Paul Badura-Skoda 14:22
5. Piano Concerto No.26 In D, K.537 ”Coronation” – 2. (Larghetto) 5:38
6. Piano Concerto No.26 In D, K.537 ”Coronation” – 3. (Allegretto) 10:36
Maria João Pires, piano
Wiener Philharmoniker
Claudio Abbado
PQP
\o/
Maria João Pires vive agora no Brasil.
Tinha um projeto fantástico de promoção da cultura, mas zangou-se com uma série de autoridades públicas. Não é caso inédito…
PQP:
Mozart é sempre show. Um concerto 26 é muito bom. Mas o 14 não tá caxinha de música não. A música de Wolfgang sempre brilha. Um abraço e parabéns pelos posts.
Boa noite! Voltando aqui depois de um tempinho sem visitar, e não podia deixar de agradecer novamente pelo belo trabalho de vocês. Sou fã incondicional do site!
Ouvi belas coisas com Abbado, que fique em paz, ouvindo muito Mozart e Bach.
Há incontáveis anos entro aqui (e nos endereços anteriores) somente para baixar um álbum aleatório e saio. Não entendo nada de música erudita, mas gosto do som do piano e da alegria de Mozart.
Algo além da música me trás aqui. Um pouco de boas recordaçoes e um pouco da sensação de eternidade que sinto aqui (acho que esse é o site mais antigo que visito e ainda está de pé..).
Vocês são amados por esse trabalho. Saibam disso!
Obrigado por compartilhar essas obras de arte e por resistirem ao tempo
Um abraço
No se puede descargar. ¿Seria posible actualizar el link?.
Gracias
Link atualizado!
Maria João Pires, depois de iniciar um projeto cultural numa zona remota de Portugal (Belgais, Castelo Branco), mandou Portugal à merda e foi para o Brasil (Baía).´
Compreendo-a.
Mas Portugal é a minha casa.