La música de la Catedral de Oaxaca, México
vol II: Manuel de Sumaya
Organista, compositor e diretor do coro, foi maestro de capela da Catedral do México desde 1715, em substituição a Antonio de Salazar, sendo um dos primeiros criollos (*) a ocupar este posto. Em 1738 passou a ocupar o magistério da capela musical da Catedral de Oaxaca, acompanhando o Bispo Tomás Montaño, com quem havia desenvolvido grande amizade e contra os enérgicos e continuados protestos do Cabildo da Catedral do México, que pedía que ficasse. Ali residiu até o seu falecimento em 21 de dezembro de 1755.
(*) Na América espanhola, criollo, em geral, designa uma pessoa descendente de europeus que tenha nascido na América. Os filhos dos grandes aristocratas europeus – em especial espanhóis – que tinham filhos nascidos em terras americanas, chamavam a seus filhos de criollo. O termo era então usado como sinônimo para todo aquele que nascesse fora de seu país de origem. Atualmente o termo apresenta várias nuances desse significado original dependendo de cada país ou região da América espanhola. Por exemplo, na Argentina, o termo é utilizado geralmente para referir-se aos descendentes dos antigos colonizadores espanhóis que vivem no interior do país, mas não aos descendentes dos imigrantes mais recentes, mesmo que descendentes de espanhóis. (Wikipedia)
La música de la Catedral de Oaxaca, México vol II: Manuel de Sumaya – 2003
Capilla Virreinal de la Nueva España
Aurelio Tello, director
Outro CD gentilmente cedido pelo musicólogo Prof. Paulo Castagna. Não tem preço !!!
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 320 kbps – 79,9 MB – 34,4 min
powered by iTunes 12.1.0
Boa audição.
Avicenna
Puxa! Quase quebrei o pescoço tentando ler o que está escrito nesse encarte! rsrsrs Brincadeira. Avicenna + Prof. Paulo Castagna = música de qualidade! 🙂
Avicenna, esse Sumaya é assustadoramente bom! Há toda uma elegância händeliana na sua música!