Bem, quando a Harmonia Mundi completou 50 anos e editou uma caixinha de 30 CDs (o último é um “.pdf” com as letras das obras e outros detalhes) com 50 obras-primas mostrando o melhor que a HM produziu em todos esses anos. Há de tudo, desde óperas ou a Paixão Segundo São Mateus até obras menores, há desde obras do barroco até modernas, há desde nomes consagrados até absolutas surpresas como este primeiro CD, que nunca imaginaria, mas que – puxa! – é sensacional. Nos próximos dias, meses ou anos, vou postando um a um destes enormes CDs. Serão mais ou menos 35 horas de esplêndida música. Tenham paciência e não me encham o saco. Sou lento e divagativo, mas, de forma tortuosa, vou até o fim. O Organista Doido é que vai adorar: os dois primeiros CDs são de obras para órgão.
Harmonia Mundi – 50 years of music exploration
CD 1/29
François Couperin – Messe à l’usage des Paroisses – 43’27
1 Kyrie
2 Gloria
3 Offertoire
4 Sanctus
5 Beneditus
6 Agnus
7 Deo Gratias
Michel Chapuis, organ
Concert a l’organ de Cavarrubias
8 Medio registro de mano derecha – Andres de Sola 2’59
9 Pange lingua a tres voces – Sebastian Aguilera de Heredia 1’36
10 Salve de lleno – Sebastian Aguilera de Heredia 1’18
11 Tiento de falsas de quarto tono – Sebastian Aguilera de Heredia 3’13
12 Tiento lleno de primer tono – Sebastian Aguilera de Heredia 3’14
13 Gaitilla de mano izquierda – Sebastián Durón 3’07
14 Tiento sobre la letania de la Virgen – Pablo Bruna 5’57
15 Corrente Italiana – Juan Bautista José Cabanilles 3’27
Francis Chapelet, organ
PQP
Realmente esta postagem é adorável! Espero que PQP Bach continue, como sempre, saudável e sensível pois ando percebendo um massacre – apagão geral – de blogs de música de qualidade ( porcaria tem às mega toneladas ) pela internet que não é exatamente inusitado mas preocupante.
Long life PQP.
Caraca, pqp, vc vai encarar os 30 cds da caixa? Vai longe, então..
PQP, mas um destes CDs você já postou, não? Seria bom indicar o número do CD no post.
A propósito, 30 CDs por 85.99??? Quéisso.
P.S.: fui conferir pra deixar de ser preguiçoso e já vi que foi o CD número 23. Pode ser encontrado em Brahms, Schumann e não lembro mais quais tags.
E eu os comprei por US$ 49,90…
Essa coleção é definitivamente espetacular.
“Pena” eu já possuí-la, acabarei desperdiçando 30 postagem do PQP. Ao menos poderei ler o que ele diz a respeito de cada CD…
O humor do PQP é objetivamente-cortante. Não pude deixar de rir com o “não me encham o saco”. (Mais risos!) . Como não poderíamos ficar impacientes diante de tanta maravilha? O belo – neste caso – gera reverência e excitamento. Uma ambiguidade sadia e estranha. Essa confraria nos ilumina a alma. Que maravilha!
Brasilia-DF
Eu tenho sorte de morar no Japão, comprei por menos de 50 dólares e, estranho, aqui foi lançado com 50 CDs!
Ter o prazer de ouvir Michel Chapuis é para poucos . Os mais antigos juram que as melhores gravações da obra de Bach ,integral para orgãos, pertencem a ele, maior que Rogg,Walcha,Rubsam,Marie-Claire…..infelizmente só tenho um cd destas gravações, que parecem estar esgotadas, mas pelo que ouvi, realmente, Chapuis é top!
Estranhei o fato de que quando falaram sobre as gravações em orgãos da música Bachiana ninguém ao menos se referiu à ele.
Gostaria de tirar uma dúvida. Comprei esta caixa de cds mas ao ouvir o cd 1, na faixa 1, detectei um defeito de som no segundo 11! não sei como designar correctamente esta interferência no som mas a verdade é que no meu cd ela existe. Mais alguém notou esta alteração ou será apenas o cd da minha caixa que está com defeito? obrigado
ena…estava à procura da Gaitilla já fazia tempo…muito obrigada PQP! btw…excelente blog! Boa sorte com as postagens 😉
P.Q.P., em princípio, parabéns pelo blog bem feito e sua “arquivoteca” de clássicos refinada e empolgante.
Infelizmente, ao que parece, cheguei tarde para saciar minha vontade de degustar a coletânea “Harmonia Mundi – 50 years of music exploration”: os arquivos foram excluídos do repositório virtual (RapidShare).
Sem querer abusar de sua generosidade, mas já o fazendo, você poderia carregar os arquivos novamente?
De toda forma, fico grato pela atenção.
[]’s