Ludwig van Beethoven (1770-1827): Complete Piano Sonatas – CD 3 de 8 – Maurizio Pollini

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Mais um CD desta bela coleção, para alegrar o coração de PQPBach, que neste momento está curtindo suas merecidas férias, em alguma praia neste imenso litoral brasileiro. Mas ele nos confidenciou que estará conectado o tempo todo, acompanhando o que está acontecendo por aqui.

Então, neste terceiro CD temos as três sonatas de op. 10, e uma de minhas obras favoritas do repertório, não apenas beethovenniano, mas também pianístico, a Sonata “Patética” , uma verdadeira montanha russa de emoções. Com certeza, uma das grandes realizações do ser humano. Estes registros foram realizados em 2002.

AH, podem apreciar sem moderação. Vossos corações agradecem.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Piano Sonatas – CD 3 de 9 – Maurizio Pollini

1 Piano Sonata No.5 in C minor, Op.10 No.1I. Allegro molto e con brio
2 Piano Sonata No.5 in C minor, Op.10 No.1II. Adagio molto
3 Piano Sonata No.5 in C minor, Op.10 No.1III. Finale. Prestissimo
4 Maurizio Pollini – Piano Sonata No.6 in F major, Op.10 No.2I. Allegro
5 Piano Sonata No.6 in F major, Op.10 No.2II. Allegretto
6 Piano Sonata No.6 in F major, Op.10 No.2III. Presto
7 Piano Sonata No.7 in D major, Op.10 No.3I. Presto
8 Piano Sonata No.7 in D major, Op.10 No.3II. Largo e mesto
9 Piano Sonata No.7 in D major, Op.10 No.3III. Menuetto. Allegro
10 Piano Sonata No.7 in D major, Op.10 No.3IV. Rondo. Allegro
11 Piano Sonata No.8 in C minor, Op.13“Pathetique”I. Grave–Allegro di molto e con brio
12 Piano Sonata No.8 in C minor, Op.13“Pathetique”II. Adagio cantabile
13 Piano Sonata No.8 in C minor, Op.13“Pathetique”III. Rondo. Allegro

Maurizio Pollini – Piano

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Pollini começando a ficar calvinho.
Pollini começando a ficar calvinho.

FDP

4 comments / Add your comment below

  1. Grande….no merece la pena discutir si la versión de Baremboin es mejor o si Arrau es especial en algunas de las sonatas. Para mí…grande!!!

  2. Em 2013 tive o privilégio de ver Pollini duas vezes. No programa da primeira, as sonatas 28 e 29, ‘Hammerklavier’. Em cima da hora, ele mudou o programa para as sonatas n. 4 e 8 (acordou sem paciência para a dificílima sonata 29? Não tinha ensaiado? Vai saber…)
    Na sonata 8, Patética, me chamou atenção a marcada diferença entre os andamentos, com o Adagio lentíssimo, como aliás me parece que ele tem cada vez tocado os adagios mais lentos, em comparação com as gravações dos anos 1970-80.
    Enfim, um mestre, um privilégio poder vê-lo vivo, como Pqp também teve recentemente!

  3. Em 2013 tive o grande privilégio de ver Pollini tocar duas vezes.
    No programa da primeira, as sonatas 28 e 29. Em cima da hora, ele mudou o programa para as sonatas no. 4 e 8. (Não tinha ensaiado a dificílima ‘Hammerklavier’? Acordou com uma dor de barriga? Sei lá)
    Na sonata 8 – patética, ao vivo, me impressionou o quão lento ele tocou o Adagio. Aliás me parece que ele tem tocado os adagios em geral bem mais lento do que nas gravações dos anos 70-80… A idade trouxe uma tranquilidade para valorizar cada segundo dos movimentos lentos, sem perder com isso o ritmo nos movimentos rápidos, como o Rondo da Patética.

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