É mais um disco de cantatas bastante conhecidas de Bach para soprano. Talvez a francesa Dessay seja dramática demais em alguns momentos — ela por vezes canta Bach com um acento tipicamente handeliano –, mas, no geral, sua interpretação é boa. O álbum é dedicado a Martin Luther King. A voz de Dessay brilha especialmente entre os trompetes da Cantata BWV 51, mas pesa demais em Ich habe genug, recuperando-se notavelmente logo depois na ária Schlummert ein, ihr matten Augen. Sem dúvida, trata-se de um CD desigual, mas que vale a pena conhecer.
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Cantatas BWV 51, 82a e 199
Cantata “Jauchzet Gott In Allen Landen” BWV 51
1) I Aria: Jauchzet Gott In Allen Landen
2) II Recitativo: Wir Beten Zu Dem Tempel An
3) III Aria: Höchster, Mache Deine Güte
4) IV Chorale: Sei Lob Und Preis Mit Ehren – V Finale: Alleluja!
Cantata No. 82, ‘Ich Habe Genug’ BWV 82a
5) Aria: Ich Habe Genug
6) Recit: Ich Habe Genug
7) Aria: Schlummert Ein
8. Recit: Mein Gott! Wann Kommt Das Schöne Nun!
9) Aria: Ich Freue Mich Auf Meinen Tod
Cantata “Mein Herze Schwimmt Im Blut” BWV 199
10) I Recitativo: Mein Herze Schwimmt Im Blut
11) II Aria & Recitativo: Stumme Seufzer, Stille Klagen
12) III Recitativo: Doch Gott Muss Mir Genädig Sein
13) IV Aria: Tief Gebückt Und Voller Reue
14) V Recitativo: Auf Diese Schmerzensreu
15) VI Chorale: Ich, Dein Betrübtes Kind
16) VII Recitativo: Ich Lege Mich In Diese Wunden
17) VIII Aria: Wie Freudig Ist Mein Herz
Natalie Dessay, soprano
Le Concert d’Astrée
Emmanuelle Haïm
PQP
Excelente! As cantatas de Bach são encantadoras, puramente encantadoras.
Mas, cá entre nós – e com o perdão da palavra, é claro – acho que Handel ultimamente tem feiito um pouco de falta aqui no blog, não é? Qualquer dia alguém poderia postar um Handel? Afinal, se Bach é o principal do Barroco, Handel é o coadjuvante (palavras de João Carlos Martins). Mas que continuem com Bach, Mozart, Beethoven e cia.
E por falar em Haendel, a magnífica gravação de “Apollo e Dafne”, que postei ano passado, acaba de ganhar o ganhou o prêmio de melhor disco barroco de 2011 da revista Grammophone. Link aqui: http://www.gramophone.co.uk/awards/2011/baroque-vocal .
A ária “Höchster, Mache Deine Güte” está na origem de meu texto CONFIRMAÇÃO, e é a trilha sonora da edição em vídeo que convido você, PQP, e todos os seus leitores, a ver em
http://blogdosbaiao.zip.net
Abração e parabéns por mais uma postagem esplêndida de Bach!