Jean Sibelius (1865-1957): Sinfonia Nº 2, Op. 43 & Sinfonia Nº 7, Op. 105

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Thomas Søndergård (1969), ex-regente da Orquestra da Rádio Norueguesa, representa a chegada de uma nova era na Orquestra da BBC de Gales. Sua estupenda estreia por lá está repetida nesta gravação de estúdio. A coisa é espetacular mesmo. Não adianta. A questão da etnia é cada vez mais clara para mim. O dinamarquês dá de relho na maior parte da concorrência. Esqueçam as clássicas gravações antigas. Guardadas as honrosas exceções e aqueles clássicos que todos sabem como tocar, melhor ouvir russos por russos, escandinavos por escandinavos, brasileiros por brasileiros e estamos conversados. É uma questão de sotaque. Søndergård é convincente por conhecer o folclore e ter nascido ali do ladinho do tio Siba, entendem? Ele tem o SOTAQUE. Isso aqui é Sibelius, gritam meus ouvidos.

A música? Bem, estas sinfonias de Sibelius são esplêndidas. Tenho especial amor pela 7ª, mas a 2ª não lhe fica nada a dever. E o a perfeição desta orquestra… Nossa!

Jean Sibelius (1865-1957): Sinfonia Nº 2, Op. 43 & Sinfonia Nº 7, Op. 105

1 Symphony No. 2 in D Major, Op. 43: I. Allegretto 9:29
2 Symphony No. 2 in D Major, Op. 43: II. Tempo andante, ma rubato 13:51
3 Symphony No. 2 in D Major, Op. 43: III. Vivacissimo 5:54
4 Symphony No. 2 in D Major, Op. 43: IV. Finale. Allegro moderato 12:47

5 Symphony No. 7 in C Major, Op. 105 20:33

BBC National Orchestra of Wales
Thomas Søndergård, regente

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Thomas Søndergård, baita regente dinamarquês
Thomas Søndergård, baita regente dinamarquês

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. Muito obrigado por estas duas do Sibelius.
    Tenho um ou outro álbum que talvez ainda não tenha saído aqui e gostava de presentear o PQP com ele. Alguém me diga como posso contribuir. Estou cansado de receber e não dar nada em troca.
    Um abraço de Portugal.

  2. Obrigado, PQP Bach, por compartilhar esta beleza. Quanto o que chama de etnia e sotaque, concordo em gênero, número, grau e tutti quanti mais. Faço a mesma análise quando se trata de quem faz crítica literária, brasileiros por brasileiros, russos por russos, ingleses por ingleses e por aí vamos. O olhar estrangeiro pode nos brindar, obviamente, mas o “sotaque” não se aprende… Abraços.

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