Dia desses postei um CD do Mawaca, um dos dois grupos mais originais que vi aparecer no Brasil nos últimos anos. O outro é o SaGrama, que assinou a trilha sonora do filme e seriado O Auto da Compadecida e já lançou sete CDs. O sexto deles é este daqui, misturando composições de músicos pernambucanos e do próprio grupo [o conjunto é formado por músicos recifenses e nasceu no Conservatório Pernambucano de Música] relacionadas ao rico carnaval de Pernambuco.
Achei uma matéria do dia do lançamento do CD, para maiores informações.
Quinta-feira, 19 de Abril de 2007
Sa Grama faz concerto aberto
Michelle de Assumpção
Da equipe do Diário
O teatro Santa Isabel recebe esta noite um grupo mais que sintonizado com os ensinamentos da música folclórica de leitura erudita. Um representante armorial, digamos, mesmo que seus integrantes não vistam essa bandeira de forma a sintonizar com a política cultural do governo do estado de Pernambuco. O fato é que, formado por professores e músicos eruditos em sua maioria, o Sa Grama montou seu repertório a partir de releituras do cancioneiro popular. O CD mais recente, Tenha modos, traz muitas composições próprias do flautista Sérgio Campelo, que foram baseadas nesse universo, mais voltado especificamente para o carnaval. O grupo também contextualiza este momento reeditando alguns clássicos da música carnavalesca, como Evocação nº 1, de Nelson Ferreira, Último dia, de Levino Ferreira, além de músicas contemporâneas, como o afoxé Olinda, de Alceu Valença e o Frevo centenário, de Luiz Guimarães.
O show contará com os convidados especiais que fizeram parte do CD, tais como Spok (nos frevos-de-rua), Maciel Salu (com a rabeca, nos bois de carnaval), Maíra Macedo (bandolim e bandola nos frevos de bloco), Nilsinho Amarante (trombone), Quebra-Baque (grupo do percussionista do Sa Grama, Tarcísio Rezende, que encerra o espetáculo) e da Cia. de Dança Perna de Palco. “A gente já tinha feito exploração de outros gêneros, como do círculo junino e natalino, então resolvemos concentrar no disco o frevo, o maracatu e o afoxé, porque tem gêneros bem interessantes. Pegamos la ursa, boi de carnaval, samba de terreiro – fizemos um samba de terreiro bem rústico, que é de onde vem o samba pernambucano – caboclinhos, frevos de rua e de bloco”, diz Campelo.
Sérgio afirma que o show no Santa Isabel é natural pela origem do próprio Sa Grama, já que dos nove integrantes do grupo, cinco são da Sinfônica do Recife, que tem o teatro como sede. Sobre estarem em sintonia com o movimento armorial, o líder do grupo não acredita que isso possa ser visto como uma conveniência, na era Ariano Suassuna. “Nós temos influência quase que direta do armorial. O Sa Grama passa pelas músicas modais, que é uma característica maior da música armorial, a escala nordestina, a gente passa por esse lado, mas a gente não é um grupo essencialmente armorial, fazemos frevo e isso não está no contexto, Mas somos fãs, somos influenciados”, confessa.
SaGrama
Tenha modos
01. Matruá – Sérgio Campelo
02. Limpa de Cacimba – Cláudio Moura
03. Samba Caboclo – Roberto J Silva, Sérgio Campelo
04. Boi Cipó – Sérgio Campelo
05. Evocação nº1 – Nelson Ferreira
06. Maracatu Nassau – Sérgio Campelo
07. Cintura Amarrada – Sérgio Campelo
08. Olinda – Alceu Valença
09. Banzo Maracatu – Dimas Sedícias
10. Frevo Centenário – Luiz Guimaraes
11. Mordido – Alcides Leão
12. Último Dia – Levino Ferreira
13. Tenha Modos – Sergio Campelo
CVL
Repostado por PQP
Trepostado e tetrapostado por Bisnaga
Nossa que disco !
CVL, eu quase nunca comento, falha minha, mas nesse caso eu me sinto obrigado: A sua chegada nesse blog, que já era fabuloso, fez com que sua qualidade fosse quadruplicada, no mínimo ! Muito obrigado por nos dar a oportunidade de entrar em contato com tantos trabalhos maravilhosos. Só espero agora que as pessoas ouçam essa música com tanto empenho e respeito quanto o fazem com as de um Bach ou Mahler.
Abraços.
Muito grato pelas palavras, Marcos. No íntimo, espero o mesmo que você.
Olá!
Poderia postar novamente este CD “Tenha Modos”, do Sa Grama?! O download foi removido do link. Por favor.
ABRAÇO!
ANDRÉ LUÍS
[email protected]
Caro CVL, tenho vários CD’s do SaGrama, mas me falta a jóia da coroa: a trilha do Auto da Compadecida. Tens como postar? Ou onde posso encontrar esse CD à venda?
Oi, Joãozinho.
Eu tinha achado na internet, só que tinha perdido o link, mas a Nívia (obrigado, Nívia), achou de novo.
O Blog Quadrada dos Canturis tem a lista completa dos álbuns do SaGrama, com os respectivos links para download.
Um abração
Obrigado, Nívia.
Bisnaga, the reposter
Grato pela dica. Já consegui baixar o CD… Acho que agora estou com a minha coleção completa.
😀
Joãozinho, você teria o disco Brasil Império na TV (2002), que pudesse disponibilizar para nós? No blog ele está indisponível.
Lindo trabalho do SaGrama! Encontrei a discografia do grupo postada recentemente no blog Quadrada dos Canturis.