Infelizmente, Rostropovich não gravou este excelente concerto de Kabalevsky. Kaba prova que é um sub-Shostakovich de respeito. E o que faz este menino Lidström também é sensacional! E no Khachaturian então? O Concerto de Khacha não é tão bom quanto o de Kaba, mas faz-lhe belo par. Anotem este nome: Mats Lidström é um grande celista. Tanto que quase consegue salvar Rachmaninov!
Ah, deixa eu contar pra vocês. O CD que ora posto tem quase o mesmo repertório que este aqui. Devia tê-los postado juntos, mas esqueci completamente…
Kabalevsky: Cello Concerto No. 2; Khachaturian: Cello Concerto; Rachmaninov: Vocalise
Cello Concerto No. 2 in C major, Op. 77 — Dmitry Kabalevsky
1. Molto sostenuto – Allegro molto e energico – Tempo 1 – attacca 10:08
2. Cadenza 1 (Tempo I Rubato – Allegro molto agitato) – attacca 1:44
3. Poco marcato – attacca 5:33
4. Cadenza 2 (L’istesso tempo – Molto sostenuto) – attacca 2:36
5. Andante con moto – Allegro agitato – Molto tranquillo 7:30
Cello Concerto in E minor — Aram Khachaturian
6. Allegro moderato 14:24
7. Andante sostenuto – attacca 7:52
8. Allegro 9:08
9. Vocalise, song for voice & piano, Op. 34/14 — Sergey Rachmaninov 6:30
Mats Lidstrom, cello
Gothenburg Symphony Orchestra
Vladimir Ashkenazy
PQP
Sem comentários, Rachmaninov é o cara!
Tadinho do Rachmaninov. rss
Mas ele era meio “melado” mesmo, um romântico fora de época. Não que fosse o único, mas, mal ou bem, suas obras – ao menos as mais famosas – são presença fácil no repertório da maioria das grandes orquestras até hoje.
Talvez o problema de Rachmaninov à sua época era a inevitável sensação de pieguice, diante da efervescência da música clássica moderna. Era um homem do séc. XIX compondo no séc. XX. Mas passado tantos anos, a música dele soa tão “canônica” como a de Tchaikovski ou Rimsky-Korsakov. Essa espécie de deslocamento se perdeu com o passar dos anos.
E, vamos e venhamos, ele compôs coisas realmente bonitas, ainda que não muito sofisticadas ou “arrojadas”.
Gosto muito das peças sacras pra coral do Rachmaninov. Infelizmente, é o que tem de mais raro dele pra achar por aí.
Hmm… Um tanto irônico que até agora ninguém tenha falado nem do Kabalevsky nem do Khachaturian, cujas obras compõem a maior parte do CD. Concordo com sua afirmação de Kabalevsky ser um “sub-Shostakovich”, mas há de se lembrar que há diferenças marcantes entre as músicas de ambos. A do Kaba parece ser um pouco mais marcada do que melódica, já a do Shosta o contrário. Bem, não sei se estou equivocado ou se alguém discorda, mas tudo bem. E quanto ao Khacha, sua música também é fantástica. Simplesmente isso. Quanto ao Rachmaninov, realmente não vou dizer nada, já disseram tudo.
Olá, o link está com erro. Tem como revalidar, por gentileza? Adoraria ouvir este, assim como o outro link, também inválido, “Kabalevsky (1904-1987): Cello Concerto No. 2 Op. 77 / Khachaturian (1903-1978): Cello Concerto / Glazunov (1865-1936): Chant du Menestrel Op. 71”. Pode ser? Muito obrigada!
Outro link, também inválido é o “Kabalevsky (1904-1987): Cello Concerto No. 2 Op. 77 / Khachaturian (1903-1978): Cello Concerto / Glazunov (1865-1936): Chant du Menestrel Op. 71”. Pode revalidá-lo também? Mais uma vez, muito obrigada!