Em compensação ao inesperado erro de Gergiev, Lenny dá um banho na interpretação da Sinfonia Nº 1, composta por Shosta aos 19 anos (!), e na altamente dramática Sinfonia Nº 7, Leningrado. Não sou doido pela Leningrado — apenas porque acho que há outras sinfonias melhores na obra do russo — , mas reconheço sua notável história e importância. Shostakovich sempre será lembrado por ela. E Leonard Bernstein? Eu, hein? Que sujeito talentoso, né? Porra, o cara arrasa em Mahler, em Ravel, em Brahms, em Beethoven, em Shosta… Te fudê.
Shostakovich: Sinfonias Nos. 1 & 7
Sinfonia Nº 1, Op. 10
1. Allegretto – Allegro non troppo – 1. Allegretto – Allegro non troppo 8:54
2. Allegro – Meno mosso – Allegro – Meno mosso – 2. Allegro – Meno mosso – Allegro – Meno mosso 4:47
3. Lento – Largo – [Lento] (attacca:) – 3. Lento – Largo – [Lento] (attacca:) 10:20
4. Allegro molto – Lento – Allegro molto – Meno mosso – Allegro molto – Molto meno mosso – Adagio – Largo – Più mosso – Presto – 4. Allegro molto – Lento – Allegro molto – Meno mosso – Allegro molto – 10:37
Sinfonia Nº 7, Op. 60 “Leningrado”
5. Allegretto – 1. Allegretto 31:45
6. Moderato (poco allegretto) – 2. Moderato (poco allegretto) 14:51
7. Adagio – 3. Adagio 19:26
8. Allegro non troppo – 4. Allegro non troppo
Chicago Symphony Orchestra
Leonard Bernstein
PQP
Com certeza, Lenny,, tu era bom pra caraglio…!!!
Gostei da piadinha da foto. O Bernstein regendo já é um selo de qualidade.
Como se não bastassem as incríveis postagens e textos, o blog agora se supera nas legendas das fotos, cada vez mais irreverentes e inspiradas. Aquela da cagadinha, então… Quebra tudo, PQP.
Alguém aí tem o link pra download daquelas palestras do Leonard, “The Unanswered Question”?
Bernstein é ídolo, não só como maestro, mas como pensador e divulgador da música clássica e da música em geral. Aqueles documentários que ele fazia, aulas, concertos pra juventude eram tri afudê, como diriam os gaúchos que conheci.
E a Sinfonia Fausto também, não se esqueça que, além de tudo, ele esculacha geral no Liszt! Ele e o Ormandy, os dois são ridículos de bom