UM BAITA DISCÃO!!
Depois da estupenda postagem do Avicenna logo ali abaixo (se você está fazendo busca e não está na ordem, é a essa postagem aqui a que me refiro), achei por bem fazer uma nova contribuição ao repertório de Antonio Carlos Gomes, com essa bela reunião de aberturas e prelúdios das óperas do mestre, com a qualidade da Orquestra Sinfônica Brasileira sob a batuta firme de um dos grandes nomes da regência de nosso país: Eleazar de Carvalho. Só poderia sair coisa boa.
Na grande condução de Carvalho é possível ver o Carlos Gomes de vários períodos, desde a imponente overture de Il Guarany, obra em que já se apresentava maduro e inovava os padrões da ópera italiana, chegando às últimas e mais melodiosas obras, com o Noturno de Condor e a fantástica Alvorada de Lo Schiavo, cuja abertura é da mesma forma bela. Há ainda a militaresca entrada de Salvator Rosa e a densa e escura abertura de Fosca. Um primor. Aproveite para ouvir as peças de Lo Schiavo e Condor neste LP pois a captação aqui é bem melhor que a das gravações dessas óperas completas. Aliás, comece pelo Noturno, que é belíssimo, e já inicie bem o seu dia.
Ouça! É muito bom!
Antonio Carlos Gomes (1836-1896)
Aberturas e Prelúdios
1. Salvator Rosa, Abertura
2. Lo Schiavo, Prelúdio do I Ato*
3. Lo Schiavo, Alvorada (Prelúdio do IV Ato)
4. Il Guarany, Abertura
5. Condor (Odalea), Abertura*
6. Fosca, Abertura
*Ludmilla Jezovc, oboé
Orquestra Sinfônica Brasileira
Eleazar de Carvalho, regente
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (77Mb)
Partituras e outros que tais? Clique aqui
Bisnaga
Grande Eleazar… Ele era um regente rigorosíssimo, mas tinha um lado fanfarrão.
Num ensaio de uma passagem (não sei a obra), ele ficou fixamente olhando para o tubista (o instrumento de formação do Eleazar). No intervalo, o tubista pediu que o maestro não fizesse mais isso, porque deixava ele muito nervoso. O Eleazar atendeu o pedido: ao refazer o ensaio da passagem, ele cobriu o rosto na direção do tubista…. :^D
Não sabia desse lado do Eleazar. Curti!
Não esqueça que o Eleazar era cearense (de Iguatu, mesma cidade de Humberto Teixeira) e, como tal, não poderia deixar de ser um pouco gaiato.
Vejam alguns exemplos do “Ceará moleque” aqui: http://fortalezaemfotos.blogspot.com.br/2011/02/ceara-moleque-apelidos-e-vaias-como.html
Grande postagem! Tenho este LP e uma digitalização que saiu fraquinha. Esta aqui saiu excelente porém ocorreu um problema: ao invés do prelúdio do Schiavo repete a abertura de Salvatore. Você pode corrigir? Obrigadíssimo!
E pensar que esse prodígio veio de Campinas…
Lembrando que Campinas, no tempo de Carlos Gomes, era a 5ª, 6ª maior cidade do Brasil (hoje é a 13ª) e chegou, na década de 1870, a ultrapassar a população de São Paulo, além de ser um centro econômico muito mais vibrante que a própria capital até o fim do século XIX.
Ai, ai, viúvas da grandiosidade de Campinas… 😀
Sabiam que, até pouco tempo atrás, Campinas tinha uma revista local chamada “Capital”? E que, hoje, chama-se “Metrópole”?
E sabiam que eu estou falando sério???
Quanto à faixa 2 encavalada, já separei no Audacity. Quanto à postagem, qaunto mais se ouve, melhor fica!
Ah, rapaz, você viu? A faixa dois está com a Abertura do Salvator Rosa e o Prelúdio do Lo Schiavo…
Pior que agora dá um trabalho separar, fazer o RAR e upar de novo…
Boa postagem, Bisnaga.
Ainda estou maravilhado com o album do Siqueira, amei a cantata.
Caso não possa reupar o album, tente, por gentileza, enviar a faixa defeituosa consertada.
Obrigado por todas as suas ótimas postagens no blog… Nenhuma peca !
Obs: Só uma pergunta, por que você migrou para o Mediafire ?
Prado, eu vou tentar subir o arquivo corrigido, mas a minha internet não anda ajudando… Foram 5 horas pra dar upload (dormi e deixei subindo).
Sobre o Mediafire, eu fiz o contrário: estou indo pro Rapidshare, pois andam bloqueando umas contas, inclusive dos colegas aqui da confraria do PQP. Mas as postagens anteriores estão no Mediafire, ainda como é o caso das óperas do Carlos Gomes.
Um abraço e continue curtindo as peças (quinta vai ter o Baptista Siqueira, irmão do Zé Siqueira)
Vixe, Carlos Gomes com o conterrâneo, que massa! Vou baixar agora mesmo! Muito obrigado!
Acabei de escutar a Abertura O Guarani… muito boa interpretação. Equipara-se a interpretação do Benito Juarez com a Sinfônica de Campinas, que é a minha preferida. Por incrível que pareça não ouvi muita coisa na interpretação do grande Eleazar de Carvalho.
Vou explicar melhor, depois que envie achei um duplo sentido na minha mensagem anterior. Quis dizer que não tive muitas oportunidades de ouvir as interpretações de Eleazer de Carvalho.
É, rapaz, o Ceará nos deu caras como José de Alencar, Alberto Nepomuceno, Eleazar de Carvalho e Marcelo Stravinsky.
É muita erudição! Que beleza!