Quanta boa música há por aí que não vê a luz do dia? O norueguês Tveitt é bom compositor e um orquestrador de mão cheia. Disco de impressionante qualidade de som que faz jus à habilidade orquestral das composições. Os escoceses, ou não, da Royal Scottish National Orchestra — destaque para os pianistas e o xilofone! — e o regente Bjarte Engeset, fizeram um excepcional trabalho.
Baita CD!
Geirr Tveitt (1908-1981):
Variações sobre uma canção folclórica &
Concerto para Piano Nº 4 ‘Aurora Borealis’
1. Variations on a Folksong from Hardanger (para dois pianos)
2. Piano Concerto No. 4 “Aurora Borealis”, Op. 130:
The Northern Lights awakening above the autumn colours
3. Piano Concerto No. 4 “Aurora Borealis”, Op. 130:
Glittering in the winter heavens, and …
4. Piano Concerto No. 4 “Aurora Borealis”, Op. 130:
Fading away in the bright night of spring
Håvard Gimse: piano
Gunilla Süssmann: piano
Royal Scottish National Orchestra
Bjarte Engeset (cond.)
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)
PQP
Sem comentários até agora… Boa postagem, PQP!
Tem razão, PQP, é excelente música! É daquele tipo que impressiona muito ao ouvir e que deixa aquela sensação especial ainda por muito tempo! Realmente um baita CD! E, com certeza, quero ouvi-lo muitas vezes! (Não sei se vocês vão me deixar fazê-lo! rs)
Existe uma curiosidade sobre esse compositor, um acontecimento trágico, que foi a perda de grande parte de sua obra, ainda inédita, num incêndio. A julgar pelo que restou, foi uma perda inestimável. É um compositor que, como Prokofiev, dispõe de uma poderosa imaginação melódica, e só isso já bastaria para torná-lo muito mais popular do que é. Recomendo sobretudo seu Concerto para piano n° 5 (parece que o o 2º e o 3º se perderam no tal incêndio) e seu segundo concerto para harpa, ao que parece, o único a sobreviver.