Sergei Taneyev compôs sua última obra orquestral, a Suite Concerto para Violino e Orquestra, em 1909. Embora inspirado na era barroca, ele não deixa de dar a impressão de um imenso concerto para violino. Profundamente romântico — considere-se que ele era um discípulo de Tchaikovsky –, o trabalho começa com um curioso prelúdio ao estilo de Bach para depois tornar-se um conto de fadas.
O movimento principal é um tema e variações, notáveis tanto pela invenção quanto pela dificuldade para o pobre violinista. Pekka Kuusisto dá um show, oferecendo uma performance tecnica e musicalmente impressionante. Apesar de tchaikovskiniano, a tarantella parece o alegre final de Scheherezade de Rimsky-Korsakov.
Bem legais são os excertos da ópera Oresteya. Ela foi estreada pelo Teatro Maryinsky, em 1895, mas logo foi descartado por razões que nada têm a ver com sua qualidade musical. O material aqui apresentado faz a gente desejar ouvir toda a ópera, caralho.
Taneyev: Suíte de Concerto para Violino e Orquestra / Entr’Acte e Oresteya Overture
Suite de concert, for violin & orchestra, Op. 28
1. Suite de concert, Op. 28: I. Prelude: Grave 7:03
2. Suite de concert, Op. 28: II. Gavotte: Allegro moderato 5:55
3. Suite de concert, Op. 28: III. Fairy tale: Andantino 9:26
4. Suite de concert, Op. 28: IV. Theme: Andantino 0:57
5. Suite de concert, Op. 28: IV. Variation 1: Allegro moderato 1:08
6. Suite de concert, Op. 28: IV. Variation 2: Allegro con energico 1:26
7. Suite de concert, Op. 28: IV. Variation 3: Tempo di valse 1:55
8. Suite de concert, Op. 28: IV. Variation 4: Fuga doppia 1:44
9. Suite de concert, Op. 28: IV. Variation 5: Presto scherzando 0:50
10. Suite de concert, Op. 28: IV. Variation 6: Tempo di mazurka – Allegro con fuoco
11. Suite de concert, Op. 28: IV. Final Variation and Coda 3:56
12. Suite de concert, Op. 28: V. Tarantella: Presto 6:46
The Oresteia, opera: Entr’acte: The Temple of Apollo at Delphi
13. Oresteya: Oresteya, Act III, Entr’acte: The Temple of Apollo at Delphi 5:33
Oresteia Overture, for orchestra, Op. 6
14. Overture to Oresteya, Op. 6 16:48
Pekka Kuusisto, violino
Helsinki Philharmonic Orchestra
Vladimir Ashkenazy
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PQP
Taneyev é um dos caras que Martha Argerich et caterva vêm tentando desenterrar, de forma merecidíssima. Ele apareceu algumas vezes no festival de Lugano. Até me espantei de ele nunca ter aparecido aqui!
Agora, gente, como faz mesmo para entrar em contato com a equipe do PQP Bach?
emails para [email protected], que o nosso colega PQP abre dez vezes por dia.
estou ouvindo agora o taneyev e fico espantado como um cara assim é tão pouco conhecido, a não ser que só eu não o conhecesse! rs…
muito bom mesmo! será que não poderiam postar mais dele?
abraço!
penso em taneyev (enquanto o ouço agora) e acredito que possa ocorrer na música o que acontece nas artes plásticas, minha área de atuação: tenho tomado contato com fantásticos artistas russos completamente ignorados até mesmo na academia.
veio-me, então, uma ideia para os que se dedicam à pesquisa musical neste blog: que tal um espaço para os excelentes músicos solenemente ignorados que se poderia chamar de “CANTO PARA OS MÚSICOS DO OLVIDO” ?
fica a sugestão.