Que me perdoem a compulsão. Embora esta seja uma página dos filhos de Bach, busco sempre postar alguma coisa de Beethoven – meu compositor favorito. E o que dizer dos concertos para piano e orquestra escritos pelo compositor alemão? Eles possuem uma linguagem que me envolve, segredam-me coisas grandes e ocultas. É música plena, absoluta. Não wagneriana (risos!). São o resultado da genialidade do mestre de Bonn. Tenho inúmeras gravações desses concertos para piano de Beethoven. Esta com Gilels e Szell é do cacete. A próxima será com Ivan Fischer e Richard Goode. Aguardem. É assim: cai em minhas mãos uma gravação, escuto, e posto para a devida comparação. Esta gravação com o Gilels é formidável. Não chega, em minha opinião singela, a ser melhor que a do Pollini com o Abbado. Afirmo isso por uma questão de preferência. É que sou aficcionado pelo trabalho do Maurizio. Mas fica aqui a certeza de uma gravação imponente do mestre Emil Gilels com George Szell. Vão os primeiros quatro concertos. O concerto número 5 – “Imperador” – está num CD em separado. Um bom deleite!
Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Concertos para piano e orquestra números 1, 2, 3 e 4
Disco 1
Concerto para piano e orquestra No. 1 em C, Op. 15
01. I – Allegro con brio
02. II – Largo
03. III – Rondo (Allegro scherzando)
Concerto para piano e orquestra No. 2 em B flat, Op. 19
04. I – Allegro con brio
05. II – Adagio
06. III – Rondo (Molto allegro)
Disco 2
Concerto para piano e orquestra No. 3 em C menor, Op. 37
01. I – Allegro con brio
02. II – Largo
03. III – Rondo (Allegro-Presto)
Concerto para piano e orquestra No. 4 em G, Op. 58
04. I – Allegro moderato
05. II – Andante con moto
06. III – Rondo Vivace
Cleveland Orchestra
George Szell, regente
Emil Gilels, piano
BAIXAR AQUI CD1
BAIXAR AQUI CD2
Carlinus
a dica: Paul Lewis com Jiri Belolahvek a BBC SO, recém-lançado pela Harmonia. A gravação das sonatas pelo Lewis é também muito boa.
abçs!
Estou baixando pra ouvir, mas o que ouvi de Beethoven com Szell eu gostei mais que com Pollini.
E que pena; Henryk Górecki faleceu. 🙁
Szell e Gilels são dois gigantes do século XX. Não tenho essa gravação, ou seja, mais uma (creio que a décima-primeira) para a minha modesta coleção.
Com relação à Górecki, até poderia postar a Sinfonia n°3, porém estou totalmente sem tempo. Talvez na segunda feira.
Gilels e Szell foram dois gigantes do século XX. É escusado dizer que se trata de uma grande gravação esta com os concertos de Beethoven. Talvez a minha predileção por Pollini seja pelo fato de sempre ouvir os concertos de Beethoven com ele. Há ainda a boa gravação com o Kempff, que ainda nõ cheguei a verificar se existe aqui no PQP Bach.
Com relação a Górecki, Carlão, eu havia separado algo para postar. Mas até agora não havia surgido oportunidade. Assim como FDP anunciu acima, posso acelerar o processo.
Abraços gerais!
Vanderson, sugiro fortemente a Radio 3 da BBC. Não sei como anda o seu inglês, mas creio que dê para entender a programação. O blog OttoMusik também tem três rádios, uma dedicada ao barroco, outra à ópera, e uma terceira que abrange mais o século XIX. A qualidade da transmissão é muito boa. Pode procurar também a famosa Rádio Bávara, que tem a famosa orquestra com o mesmo nome, entre dezenas de outras, e a Bártok, húngara, claro, e que tem a melhor qualidade de transmissão. Essas últimas duas, inclusive, costumam transmitir ao vivo o Festival de Bayreuth, onde são encenadas exclusivamente as óperas de Wagner. Ah, claro, não esqueça da nossa tradicional Rádio Cultura, de São Paulo. Eles também transmitem via online.
Ainda acrescento a RTÉ (a “BBC da Irlanda”), a Rádio MEC (do Rio) e, quando for pra Inglaterra, a Classic FM (porque ficou restrita a internautas britânicos.
E pra Música Brasileira, a rádio da UFRJ sempre faz um monte de especiais. O último foi do Mignone.
Agora que Bach já conseguiu, rumo as 200 postagens em Beethoven!!!!!