Escrita exatamente ao som da Sinfonia Heróica, esta postagem revela através da magnífica interpretação de Leonard Bernstein e a Filarmônica de Viena, uma das mais belas e significativas páginas sinfônicas de todos os tempos. O álbum ainda traz outras duas grandes obras do mestre alemão – a Abertura Egmont e o Concerto para Violino.
***
Tinha eclodido a Revolução Francesa, Napoleão chegara, e estava em suas mãos levar à Europa uma parte, pelo menos, dos ideais dessa revolução. E Beethoven admirava Bonaparte. Não podia ser de outra maneira. Por isso lhe dedicou a sua Terceira Sinfonia, conhecida pelo título de Heróica, a primeira completamente beethoveniana, em que aparece uma majestosa marcha fúnebre. Mas Napoleão não tardou a sucumbir à ambição do poder e fez-se nomear imperador. Furioso ao inteirar-se dessa passagem dos ideais à ambição de poder, Beethoven manchou e riscou a dedicatória da obra: “À memória de um grande homem”. Quando o imperador morreu em Santa Helena, quem lhe comunicou a notícia obteve como resposta uma simples frase: “Já lhe cantei o elogio fúnebre há anos”.
Texto de Eduardo Rincón
.oOo.
Coleção Grandes Compositores Vol. 08: L. van Beethoven (2)
DISCO A
Symphony Nº 3 in E Flat, Op. 55 “Eroica”
01. Allegro con brio 17:40
02. Marcia funebre: Adagio assai 17:33
03. Scherzo: Allegro vivace 6:16
04. Finale: Allegro molto 11:44
Egmont Overture, Op. 84
05. Sostenuto, ma non troppo; Allegro 8:54
Vienna Philharmonic Orchestra, Leonard Bernstein
DISCO B
Violin Concert in D, Op. 61
01. Allegro ma non troppo 24:55
02. Larghetto 10:15
03. Rondo: Allegro 9:37
Chicago Symphony Orchestra, Daniel Barenboim
Pichas Zukerman, violin
Candeza: Fritz Kreisler
04. Violin Romance Nº 1 in G, Op. 40 6:35
05. Violin Romance Nº 2 in F, Op. 50 9:30
London Philharmonic Orchestra, Daniel Barenboim
Pichas Zukerman, violin
BAIXE AQUI – DOIS DISCOS / DOWNLOAD HERE – TWO DISCS
Marcelo Stravinsky
É interessante que a Sinfonia Nº 09 não entra. Apesar de ser um grande compositor, a Sinfonia Nº 09 que é a marca registrada de Beethoven não aparece. Mas para compensar abertura Egmont.
Abraços musicais
Pois é Gabriel, essa coleção não contemplou a 9ª Sinfonia, mas por mim tudo bem, a minha preferida é a Pastoral.
Abraço!
Sabes Marcelo, que a 1ª sinfonia de Beethoven que eu ouvi foi a 3ª. Mas depois meus ouvidos se apaixonaram pela obra completa de Beethoven.
Fazer o quê ?
Abraços Musicais
Não posso dizer que gosto de toda a obra de Beethoven, mas gosto de um grande número de peças. A primeira sinfonia de Beethoven que ouvi, aliás a primeira sinfonia que ouvi dentre todos os compositores, com certeza, foi a 5ª Sinfonia, até porque é a mais conhecida, mas logo que tive contato com a 6ª Sinfonia, meu coração palpitou de emoção e meu espírito foi elevado às alturas. Não consigo ouví-la sem me arrepiar.
Olha o teu e-mail, mandei a resposta para lá.
Marcelo, obrigado pelo imponente post. Coisa de altíssimo nível. Estou para postar o Concerto para violino de Beethoven, Op. 61, com o Klemperer e o Menuhin. É um dos concertos para violino que mais aprecio – junto com o de Mendelssohn, Brahms e Tchaikovsky.
Interessante você falar que gosta da Pastoral. Foi a primeira Sinfonia de Beethoven que eu ouvi. Ficou para sempre guardada em minha memória poética. As demais também são absolutas.
Obrigado!
muito obrigado por continuar, eu intendo que o tempo é curto, mas só te peço que sempre que tiver um tempinho poste mais algum, até completar, adorei o site, to entrando todo dia… e sobre a coleção, não consegui achar em mais lugar algum, por isso dependo de vocês pra conseguir ela completa, mas sem pressa…
Vlw
Marcelo, por favor nao demore tanto tempo nas postagens, fico ansioso!
rs!
Abraços!!!
Obrigado pelo comentário e pelas informações, Vanderson.
Essa obra é realmente imponente, belíssima. Obrigado, strava.