Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Rudepoema / Danças (REUPADO – ARQUIVOS SEM RUÍDOS)

Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI

 

Peço licença ao CVL para postar obras de seu pai e apresentar uma das composições de Villa-Lobos que mais me empolgam, o Rudepoema.
Nesse conjunto de obras orquestrais, com destaque para o Rudepoema, Villa-Lobos demonstra uma excepcional inventividade e um completo domínio orquestral em todos os seus tons e nuances. São obras com ritmação bastante acentuadas, com muito vigor e brasilidade, principalmente As Danças Características Africanas, apresentadas por uma orquestra competente e sob a batuta de Roberto Duarte, exíminio maestro e um especialista na obra do compositor carioca.
Iniciado em meados de 1921 no Brasil e terminado em 1926 em Paris, o Rudepoema foi escrito originalmente para piano solo e dedicado a Artur Rubinstein. A falta de uma forma clara revela elementos de improvisação, embora em alguns outros aspectos Rubinstein observasse no Rudepoema, uma certa equivalência brasileira à Sagração da Primavera de Stravinsky, reflexo do próprio compositor e, acima de tudo do Brasil.

***

Heitor Villa-Lobos: Rudepoema / Danças

1. Dança Frenética (5:40)

Danças Características Africanas
2. Nº 1 – Farrapós (5:55)
3. Nº 2 – Kankukus (6:56)
4. Nº 3 – Kankikis (5:51)

5. Dança dos Mosquitos (8:41)

6. Rudepoema (21:33)

Slovak Radio Symphony Orchestra (Bratislava)
Roberto Duarte, Regente

BAIXE AQUI / DOWNLOAD HERE 320 KBPS

Marcelo Stravinsky

17 comments / Add your comment below

  1. Belo post, Villa-Lobos é um dos maiores compositores de todos os tempos do mundo, este belíssimo cd só vem a confirmar ainda mais esta afirmação!

  2. Rudepoema é uma das melhores obras do Villa, o índio de casaca, que compositor divino, e pensar que as pessoas ouvem o que ouvem hoje em dia, êta vida!!!

  3. Olá PQP, suas postagens do Villa estão impressionantes, têm as principais obras, As Sinfonias foram injustiçadas pelos críticos, acredito que um dia, elas serão reconhecidas, assim como Bach um dia já foi menosprezado por seus contemporâneos, reconhecido anos depois, e como aqui no blog só temos 6 e 10, bem que você poderia brindar-nos com as outras, são obras de grande valor!!!

  4. pqp,tenho mta coisa do villa e de outros de seu interesse aqui em casa.Qria saber se tu se interessa por mais músicas e músicas raras ainda!

  5. Concordo com augusto, villa tem sinfonias maravilhosas, mas pouco conhecidas e difundidas. É muito bom saber que a osesp
    começará a gravar a integral das sinfonias com ultima gravação prevista para 2016

  6. Uma vez eu vi nos comentários daqui do blog um link pras gravações dos Choros e das Bachianas com a OSESP, tudo em flac, uma coisa linda… mas não lembro mais em qual postagem foi isso, nem, quem postou. Alguém lembra disso? Teria esse link?

  7. Tranquilo, José Freitas! Essa obra, o Rudepoema, deve ser muito divulgada mesmo, pois é a única gravação da versão orquestral que conheço, talvez seja a única que exista. Tudo bem que tenha upado novamente e mudado o servidor, mas faltou o link original para minha postagem, pois pelo que percebi, o link que você colocou, leva a homepage do site e não para a página da postagem original.

  8. Obrigado Marcelo,

    Mudei de servidor para evitar que o link quebre, afinal não tenho conta no Rapidshare, mas sim no Mediafire.
    O link foi corrigido e leva direto à sua página da obra.

    Obrigado mais uma vez. E longa vida à boa música!

Deixe um comentário