Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Quartetos de Cordas IV – reload

Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI

 

Retomo uma série de CDs que foi iniciada pelo mano PQP Bach no início do ano e que, naturalmente, não poderia ficar incompleta, pois falar de quarteto de cordas no século XX é falar de Bartók, Shostakovitch e Villa-Lobos (dêem uma escutada em Philip Glass também) – só o meu querido pai deixou 17. Então, aproveitem este presente de Natal antecipado.

Prestem atenção, que serão cinco posts ao todo e o quarto está vindo agora, antes do terceiro, para que vocês possam baixar os dois primeiros CDs mais este durante o fim de semana – e porque o próximo é duplo. Visite os dois primeiros posts da série clicando aqui e aqui. E acesse o texto do encarte e tudo o mais sobre o presente CD aqui. (Update: Não, não acesse…)

***

Villa-Lobos – Quartetos de Cordas 12, 13, 14 – Quarteto Bessler-Reis

01 Quarteto de Cordas nº 12 – Allegro
02 Quarteto de Cordas nº 12 – Andante Melancólico
03 Quarteto de Cordas nº 12 – Allegretto Leggiero
04 Quarteto de Cordas nº 12 – Allegro (Bien Rythmé)
05 Quarteto de Cordas nº 13 – Allegro non Troppo
06 Quarteto de Cordas nº 13 – Scherzo (Vivace)
07 Quarteto de Cordas nº 13 – Adagio
08 Quarteto de Cordas nº 13 – Allegro Vivace
09 Quarteto de Cordas nº 14 – Allegro
10 Quarteto de Cordas nº 14 – Andante
11 Quarteto de Cordas nº 14 – Scherzo (Vivace)
12 Quarteto de Cordas nº 14 – Molto Allegro

BAIXE AQUI

CVL

26 comments / Add your comment below

  1. Olá Villa.
    Bem, n´s já sabemos que Villa-Lobos não tem mais que buscar o reconhecimento nacional (o internacional ele sempre teve).
    Seus Quartetos para Cordas igualam-se aos dos maiores Gênios da Música Universal.
    Penso, por isto, que os intérpretes precisam estar à sua altura para poderem interpretá-lo.
    Eles (os intérpretes) devem ser capazes de fazerem brotar,da frieza do papel, a comunicação subjetiva (que no papel nunca se encontra muito explícita), pois, sua função precípua é a de saber encontrá-la, decodificá-la e transmiti-la aos ouvintes.
    Sem isto, a Arte perde sua razão de ser.
    Eu entendo que Villa-Lobos, sob a capa de uma certa “rudez”
    é, de fato, transbordante de expressividade.
    Não se justifica, portanto, que esta expressividades seja ignorada e transformada em em uma árida sucessão de sons que, longe de serem diálogos, por vezes mesmo francos combates,tornam-se simples força gratuita, árida e monótona com a qual enfatizam seus respectivos instrumentos, expediente este que é capaz de esconder a genialidade de qualquer compositor.
    Igualmente, é preciso notar ser a flexibilidade ritmica uma necessidade vital dos seres vivos, mais ainda do ser humano em uma época na qual ele tem a necessidade vital de saber e poder diferenciar-se das máquinas que o rodeiam por todos os lados e, mais ainda, por dentro de seu próprio espírito.
    Isto é óbvio, até para um pianista que busca diferenciar os diferentes sons de seus dez dedos para que a músicalidade de cada um deles não se torne irreconhecível.
    Bem, foi isto que me parece haver faltado aos intérpretes aqui postados.
    Você sabe qual foi a razão de o Violoncelista deste Quarteto ter ido integrar-se ao Quarteto Amazonas?
    Ou foi o Quarteto como um todo que mudou o nome?
    Na realidade é apenas um indagação, sem qualquer sombra de maldade ou de insinuação malévola.
    Simples vontade de estar ao para do que acontece.
    PS- Durante breve ausência pedi a alguns orientandos que fizessem a gravação das obras do Edino postadas por você. Eles me informam haverem baixado as postagens mas que não conseguem abrir as faixas.
    Há algum problema específico?
    Obrigado, Villa.
    Um grande abraço.
    Edson
    Um grande abraço

  2. Realmente não sei dizer, Edson, sobre o Quarteto Amazonas ter completado uma integral que deveria ser toda do Bessler-Reis. E concordo com você que as interpretações poderiam ser melhores. Existe uma outra integral, da Naxos, gravada pelo Danubius Quartet, mas que não conheço.

    Quanto às obras do Edino, creio que o problema ao qual você se refere seja acerca das obras para piano (exceto os Estudos Intervalares, que estão num arquivo .rar à parte).

    Eu coloque uma advertência antes do link de que os áudios não estão em mp3 e, sim, em .mpc, portanto será preciso usar um programa conversor ou baixar os devidos plugins pro programa que o internauta estiver utilizando.

    Gostaria de evitar esse problema, mas estou sem conversor porque meu Media Player tem baixado todos os plugins necessários.

    Abraço,

    CVL

    1. Puxa, me esqueci que existe a gravação do Latinoamericano – e eu não a tenho. Pois pode postá-la numa boa, mano, depois do dia 06 de dezembro, quando acabo esta série do Bessler-Reis/Amazônia. Abração.

  3. Tenho alguns quartetos com o Bessler-Reis/Amazônia gravou. E todos com o Danubius. Não desgosto das gravações brasileiras, mas que as gravações do Danubius são melhores, são.

  4. cvl: aqui estou eu novamente incomodando
    O novo arquivo do post II tem o mesmo problema que o anterior
    Respeito do post III e IV: faixas corrompidas em III: 6 a 8; faixas corrompidas em IV: 6 a 12
    Igual tenho agora muito Villa-Lobos para apreciar
    Muito obrigado!

  5. Hola, felicidades por tu blog excelente y gracias por postear la musica del maestro Villa-Lobos. Los Quartetos IIIa y IV estan danados. No descargan completos. Please.

    Saludos desde Baja California, Mexico

  6. Simples,não consigo parar de ouvir os quartetos de cordas do mestre Villa, são sensacionais.
    REalmente não sei porque fiquei tanto tempo sem ter o prazer de ouvi essas obras magistrais.

  7. hello,

    thanks for your uploading.

    but tracks 4 to 12 of vol 4 are damaged, and from vol3areparado also track 4 (the last track from quartett 7 – not only the quartet 11.
    7zip or winrar: the same bad resultat, not reparable.

    please can you reupload the files?

    thanks

    bertram

Deixe um comentário para cvl Cancelar resposta