Duas sinfonias pastorais. Não preciso dizer que estão entre as minhas peças favoritas. Tenho uma paixão incondicional por essas duas peças. São demonstrações de grande sensibilidade e de uma relação de respeito contemplativo para com a natureza. A Sinfonia No. 3 de Williams ou Sinfonia Pastoral como também é conhecida foi composta entre 1921 e 1922. Vaugham Williams teria arranjado motivos para compô-la em homenagem aos mortos e feridos durante a I Guerra Mundial. Ela se constituiria, assim, numa meditação possível sobre os sons da paz. A Sinfonia Pastoral apesar do nome sugestivo não é programática como a Sinfonia Pastoral de Beethoven. Interessante é saber que Vaughan Williams afirmava que essa composição não tinha nada a ver com a paisagem campestre das charnecas inglesas. O compositor a inseria num contexto bélico, afinal ele servira na Primeira Grande Guerra. A peça tem um caráter bucólico. É como se o tempo estivesse parado. Como se as estações se sucedessem. Como se um carro de boi, típico na paisagem do campo, seguisse na distância e nós ficassêmos a olhar na imensidão, parados. A outra peça dispensa comentários. É a conhecida e aclamada Sinfonia Pastoral de Beethoven, peça para a qual não faço qualquer concessão. É uma das minhas favoritas. Não deixe de ouvir este CD, pastoralmente, imperdível. Boa apreciação!
Ralph Vaughan Williams (1872-1958) – Sinfonia No. 3, “Pastoral”*
01. I. Molto moderato
02. II. Lento moderato
03. III. Moderato pesante
04. IV. Lento – Moderato maestoso
Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sinfonia No. 6 em Fá maior, Op. 68 – “Pastoral”
05. I. Allegro ma no troppo
06. II. Andante molto nosso
07. III. Allegro
08. IV Allegro
05. Allegretto
Royal Concertgebouw Orchestra
Sir Roger Norrington, regente
*Sibylla Rubens, soprano
Carlinus
Quem que teve a ideia de juntar todos os movimentos de cada sinfonia em uma única faixa??
Que porcaria…
Helder, este arquivo é uma compilação feita a partir de uma gravação ao vivo. Tal qual aconteceu na sala de concerto a gravação se processou. É o trabalho de uma alma benevolente que resolveu gravar e “pulverizar” na net. Eu particularmente gosto muito. As gravações ao vivo possuem algo diferente. Assim, Helder, os arquivos não apresentam divisão de faixas, mas a qualidade da música e do som é de alto nível.
Espero que eu tenha conseguido explicar.
Saudações musicais!
Cada qual com seu saraquá mesmo. Eu faço justamente o contrário: *junto* os arquivos. Detesto faixas. Não me interesso por trechos. Deve ser mania adquirida nos longos anos ouvindo fitas cassete…
Link caiu… A filarmonica de minas gerais vai executar este Vaughan Williiams em 2017