A Fundação para a Divulgação e Inevitável Imortalização do Guia Genial dos Pianistas Maurizio Pollini fundada por Lais Vogel e P.Q.P Bach descobriu, no último momento, que nossa querida Clara Schumann já tinha postado este CD em 2007. Aqui está seu curto texto de apresentação:
O sexto concurso internacional Chopin (1960) tornar-se-ia célebre porque nem um polaco, nem um russo ganhariam o prémio, mas um italiano de dezoito anos, de nome Maurizio Pollini. Pollini, nestas Polonaises, caracteriza-se por uma interpretação equilibrada, disciplinada, com um forte sentido de ritmo e de tempo, sem , no entanto, perder a sua beleza estética. Uma outra contribuição de Clara Schumann para o acervo de Chopin no PQP Bach.
Mais uma gravação extraordinária que a DG republica em sua coleção “The Originals”, uma das coisas mais legais e honestas produzidas pela gravadora alemã.
IMPERDÍVEL!
Chopin (1810 – 1849): Polonaises
1. Polonaise in C sharp minor, Op. 26 No. 1
2. Polonaise in E flat minor, Op. 26 No. 2
3. Polonaise in A major, Op. 40 No. 1
4. Polonaise in C minor, Op. 40 No. 2
5. Polonaise for piano No. 5 in F sharp minor, Op. 44, CT. 154
6. Polonaise for piano No. 6 in A flat major (“Héroique”), Op. 53, CT. 155
7. Polonaise-fantasy for piano No. 7 in A flat major, Op. 61, CT. 156
Maurizio Pollini, piano
PQP
Você sabe onde posso encontrar os programas (no caso, o título de cada seção) em portugês de Daphnis et Chloé (Ravel) e de O Pássaro de Fogo (Stravinsky)? E (última tentativa, prometo), poderia me indicar onde encontrar informações esclarecedoras sobre a estrutura e significado de La Atlàntida, de Manuel de Falla? Ele usa todo o poema de Verdaguer, ou apenas alguns trechos? Há isso disponível em algum lugar? A propósito do que você diz, do sentimentalismo em Chopin, ou nos seus intérprtes, seria instrutiva a leitura do ensaio que Mário de Andrade escreveu a respeito, “Atualidade de Chopin”, no livro O Baile das Quatro Artes, onde há considerações muito oportunas sobre o compositor polonês, a diversidade e complexidade de sua obra, e o desserviço que lhe foi prestado por intérpretes limitados, que quiseram reduzí-lo a “namorado canoro das virgens do luar”.
Esse eu tenho em vinil! Muito bom!
Muito bom …deixemos Pollini com o Fred….é bom que ele esquece o Beethoven…
Repertório sugerido para Pollini: Fred Chopinho, Tchai, Grieg e Rach….amenitudes para mocinhas…ahahah…
Com todo o respeito pelo venerando deus imortal, criador supremo e sempiterna potência pianística aqui homenageado, Signore Pollini, esta postagem me faz lembrar o vinil que eu guardava junto dele… os Scherzi tocados por Roberto Szidon… com uma capa de Monet e um colorido na interpretação inigualável. Acho que nunca saiu em CD. Quem tem? Vale um copo de Williams!
…mas essas “polinnaises” são mesmo de arrepiar as barbas do profeta!
É isso aí PQP.
O maior intérprete de Beethoven também toca bem Chopin.
Lais:
E o que Pollini não toca bem?
Pronto! Nunca mais escrevo.
Essas gravações são foderosas!! Recomendadíssimo!!
Tem razão Junior.
“Pollini toca bem” é um erro classico do português. Redundância.
POllini tocando piano? Sabe.. tem momentos que me sinto um intruso,pois entrar na música ´clássica é como se eu tivesse entrando num bosque sagrado, um território proibido ao homem pelos deuses…porém eu entro!!!!Ah.. o homem diante de tanta grandiosidade…
O quê Pollini não toca bem? …Beethoven…logicamnete se comparado a Schnabel, Kempff, Brendel, Kovacevich , Barenboim (as recentes em DVD…)…afinal tudo na vida são comparações…abaixo o ”relativismo” politicamente correto ,sem opinião….”Despollinização”….ahaha…esta Italianada gravando Alemães…..huuummm…
O quê Pollini não grava bem?….Schubert…aliás, ele já topou enfrentar Schubert?
O quê Pollini não grava bem? …a obra Solo de Brahms…..Julius Katchen e Walter Klien reinam soberanos…aliás, a turma do blog está em dívida com estes dois, em Brahms Piano Solo…
No Brahms, Piano concertante, Serkin e Gilels reinam absolutos….ehehe…
O quê Pollini não grava bem?….Bach…que acho ele nunca nem teve a ousadia de tentar….melhor assim…
Acho que Pollini não toca bem as obras que nao foram concebidas. E já que é para falarmos de relativismos preferenciais, asseguro que é o maior pianista vivo atualmente.
E já enfrentou Schubert sim, meu amigo cesário. Nas ultimas sonatas para piano, sabia? Simplesmente essa gravação é considerada a referência da D.G.
clara ainda é viva!?
Nossa querida Clara Schumann foi obrigada a se retirar da equipe do blog por motivos de problemas de saúde na família. Além disso ela está fazendo doutorado, e isso exige muito das pessoas, como deves saber, hikaru.
Carissimo, infelizmente não é mais possível fazer o download desse arquivo. Você poderia republicá-lo, por favor?
Saudações PQP.
O link está deletado,
poderia revalida-lo por favor?
Como alertaram acima o link ainda esta quebrado, poderia respostar, agradeceria imensamente! Obrigado