Eu cada vez mais torço o nariz para os pedidos, mas há alguns feitos com tamanho bom humor, criatividade e necessidade que sou obrigado a atender. O Organista Doido comentou que esperava as postagens “como um amante espera a amada numa noite fria…”. Ora, a analogia foi-me tão atraente e vívida que dobrei-me imediatamente à sua vontade. Começo a postar agora, imaginando às inúmeras vezes que dormi sozinho no frio inverno portoalegrense à espera de uma amante… que muitas vezes não veio ou chegou depois do sono.
A história destas gravações de Helmut Walcha (1907-1991) foi complicadíssima. Cito-a de memória: tudo começou quando a Archiv quis lançar a obra completa de Bach em 1950, ano dos 200 anos de morte de meu pai. Começaram a gravar em 1947, mas Walcha estava insatisfeito com os resultados. Grande organista e cravista alemão, Walcha era cego – mas enxergava muito mais que eu – e perfeccionista – para nossa sorte. Ele reclamava dos órgãos alemães do pós-guerra. Ele e os técnicos da Archiv viajaram por toda a Alemanha à procura de um instrumento que fosse aceito pelo organista. Tudo em vão. Os melhores estavam em igrejas destruídas ou quase. O projeto simplesmente abortou, em grande parte por culpa da insistência de Walcha quanto à qualidade dos instrumentos. Finalmente, em 1956, Walcha encontrou na Holanda “o órgão dos sonhos” (sem duplo sentido, por favor). Gravaram alguns discos sem a intenção de completar toda a obra escrita por Bach para o instrumento. De 1962 à 1965, gravaram mais uma série de discos para a Archiv na mesma igreja de Alkmaar, na Holanda e, para finalmente realizar as gravações das Obras Completas, Walcha escolheu um instrumento ainda melhor, o órgão da Catedral de Estrasburgo.
Repito que contei a história de memória. Pode haver erros. Só não erro ao dizer que foi um trabalho monumental, gravado com espetacular qualidade de som e que começo a postar hoje.
Obs: Notaram o preço da caixa de 12 CDs da Archiv? 5 dólares por CD! É dado e, como é mercadoria usada, chega aqui sem imposto. Basta pagar a caixa e o frete.
Obras Completas para Órgão (CD 1 de 12)
1-2. Toccata and Fugue in D minor, BWV 565 (9:30)
Composer Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Performer Helmut Walcha (Organ – Frans Caspar Schnitger – 1723)
Date Written by 1708
Venue St. Lauren’s Church, Alkmaar, Holland
Recording Date 09/1956
3-4. Toccata and Fugue in F major, BWV 540 (15:12)
Composer Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Performer Helmut Walcha (Organ – Frans Caspar Schnitger – 1723)
Date Written 1708-1717
Venue St. Lauren’s Church, Alkmaar, Holland
Recording Date 09/1962
5-6. Toccata and Fugue in D minor, BWV 538 “Dorian” (13:12)
Composer Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Performer Helmut Walcha (Organ – Frans Caspar Schnitger – 1723)
Date Written 1708-1717
Venue St. Lauren’s Church, Alkmaar, Holland
Recording Date 09/1962
7-9. Toccata, Adagio and Fugue in C major, BWV 564 (15:11)
Composer Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Performer Helmut Walcha (Organ – Frans Caspar Schnitger – 1723)
Date Written 1708-1717
Venue St. Lauren’s Church, Alkmaar, Holland
Recording Date 09/1956
10-11. Fantasia and Fugue in G minor, BWV 542 “Great G minor” (12:59)
Composer Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Performer Helmut Walcha (Organ – Frans Caspar Schnitger – 1723)
Date Written 1708-1717
Venue St. Lauren’s Church, Alkmaar, Holland
Recording Date 09/1962
É estereo?
AAD ou ADD?
Boa pergunta.
É estéreo ADD.
O som recebeu nota 10 em alguns sites especializados, considerando-se a época da gravação.
um bom saber
sou “exigente” em termos de som, gravação
orgão não soa bem em mono na minha opinião
Que extraordinária história. Sabe que desconhecia este organista? Depois de ler o seu texto, até sinto vergonha em dizer isto…
Um abraço,
Heitor
Seu blog é uma preciosidade, parabéns!
Heitor.
Acho que a culpa é da despopularização do órgão. Walcha foi realmente grande e muita coisa boa vem nesta caixinha.
Abraço.
P.Q.P., por favor me tire uma grande dúvida: como funciona essa história de “como é mercadoria usada, chega aqui sem imposto”?
Não sabia disso. Você tem certeza? Se tiver, eu compro a caixa ainda hoje no Amazon.
Grato pela atenção.
Rafael.
É o que sei e faço. Tudo o que compro na Amazon é usado. Mas os CDS vêm de lojas que trocam a capa do CD, etc. Parecem novinhos e chegam aqui lacrados. Já comprei mais de 50.
Funciona assim: eles cobram o CD e o frete no cartão de crédito, nada mais.
Depois, passado mais de um mês – há que ter calma – chega um daqueles bilhetinhos do correio avisando que chegou alguma coisa. Então, eu vou à agência de retiro o CD sem custo, só desejando uma boa tarde à atendente.
Aconteceu ontem, Rafael. Recebi 4 CDs. Não paguei nada de imposto.
Não sei se há algum limite de valor a partir do qual se cobra imposto, etc. O que sei é compro aos poucos e nunca o ultrapassei. Disseram aqui no escritório que é porque compro usado.
O que sei é que detesto consultar leis, etc. Será que alguém poderia destrichar essa questão para nós? Se ninguém ler este comentário, transformo-o em post e então algum advogado ou importador ou comerciante responderá, tenho certeza.
Mas eu não pago imposto, te afirmo!
MELHOR POSTO DESDE QUE CONHECI O BLOG!!!
Achei o início da BWV 565 um pouco apressado. Algo errado com meu ouvido?
P.S: pensando seriamente em pesquisar essa história do usado-não-paga-imposto. Qualquer coisa aviso.
Postea qualidade APE ou FLAC?????
Abraço
MP3, por supuesto. Nosotros hacemos posts como gallinas hacen huevos.
Gosto da primeira gravação, em mono.
Bach / Walcha Completo FLAC – http://thepiratebay.org/torrent/5134801/Helmut_Walcha_-_Bach_Recordings_%28FLAC%29