Hoje, gostaria de compartilhar com vocês um CD que comprei na semana passada e que – puxa! – vale indiscutivelmente a pena. Trata-se de mais uma abordagem de Pierre Boulez à obra de Béla Bartók, desta vez com o violinista Gil Shaham e a Orquestra Sinfônica de Chicago. Tudo de primeira linha. É uma novidade apenas para mim, já que é um lançamento de 1999 da DG. Acho que você deveria adquiri-lo também.
Como escreve Shaham no encarte do CD a música ali gravada “é poderosa e sensível, séria e bem humorada, revolucionária e clássica. Tudo ao ‘nth degree’ (não me arrisco a traduzir… enésima potência?). Apesar de Boulez, o grande trabalho é realmente de Shaham. Sua cadenza no primeiro movimento do Concerto é absolutamente arrebatadora. Posso esquecer inteiramente as outras gravações que tenho, todas por violinistas mulheres orientais. Nada contra elas, mas Shaham dá um tal baile na concorrência que é melhor esquecê-las para sempre.
O concerto de Bartók, mas também as duas rapsódias, são tão boas que nem vou me arriscar… Mas talvez vocês queiram ver e ouvir Shaham interpretar os primeiros dez minutos deste espetacular Concerto no YouTube – com outra orquestra e regente. Também no YouTube e na mesma tela referida, podemos encontrar a continuação do concerto.
Enjoy e aproveite! :))
P.Q.P. Bach
1. Concerto Pour Violon N°2, Sz112 : Allegro Non Troppo
2. Concerto Pour Violon N°2, Sz112 : Andante Tranquillo
3. Concerto Pour Violon N°2, Sz112 : Allegro Molto
4. Rhapsodie Pour Violon & Orchestre N°1, Sz87 : Moderato
5. Rhapsodie Pour Violon & Orchestre N°1, Sz87 : Allegretto Moderato
6. Rhapsodie Pour Violon & Orchestre N°2, Sz90 : Moderato
7. Rhapsodie Pour Violon & Orchestre N°2, Sz90 : Allegro Moderato
Composé par Béla Bartók
Joué par Chicago Symphony Orchestra
avec Gil Shaham
Dirigé par Pierre Boulez
Caro PQP:esse concerto para violino é esplêndido!Eu, que sou novato em Bartók, me surpreendi hipnotizado pelo primeiro movimento.Uma pergnta. Quero baixar os concertos para piano do Bartók. São três links. É necessário baixar tudo antes de descompactar?Um abraço!Ygor.
Ygor.FDP baixou uma versão com três links e outras obras, etc. Porém, no dia 27 de setembro passado eu fiz um post com a clássica gravação de Anda + Fricsay, húngaros amigos de BB e que se consideram os caras que introduziram seu compatriota no repertório clássico. Ou seja, há as duas opções, ambas boníssimas.Acho a de Anda melhor, mas a de Kocsis vem com a Música para Cordas, Percussão e Celesta, o que é muito bom.Abraço.PQP Bach
Caros Amigos do PQP:fiquei extremamente tocado com esse concerto de Bartók. Não pude me conter, e escrevi um pequeno texto no meu blog, inspirado por essa música poderosa. Ao fim do texto, publiquei o mesmo link para a apresentação de Shaham no You Tube.Se quiserem olhar, aqui está o texto:http://ygor.tipos.com.br/arquivo/2007/10/19/a-terra-revolvidaAbraços!Ygor.
EXCELENTE SEU BLOG, PRECISO DE UMA AJUDA!!!! PRECISO DA MÚSICA: O Mandarim maravilhoso Op.19 – Suite, ACHO QUE VC TEM AQUI, MAS NÃO ENCONTREI, PODE ME DAR UMA DICA???? DESDE JÁ AGRADEÇ[email protected]