C P E & J S Bach
G P Telemann
Concertos para Oboé
Ramón Ortega Quero
Kammerakademie Potsdam
Alguns filhos de famosos relutam seguir a carreira dos pais por diversas razões e certamente o peso da comparação está entre elas. No caso de Carl Philippe Emanuel, além do pai, também o padrinho era famoso. Talvez até mais famoso. No entanto, Emanuel era um Bach e naqueles dias, Bach e músico era quase a mesma coisa.
O florescimento da carreira de Emanuel ocorreu quando o ambiente cultural em que eles viviam fazia assim uma revisão do gosto musical, com o estilo barroco que se desenvolvera por gerações chegando a um ápice e com sua arte extremamente requintada da qual seu pai e seu padrinho eram assim dois grandes representantes começava a dar lugar a uma música menos estudada e mais leve, o estilo galante que abriria caminho para o classicismo. A contribuição de Emanuel para este estilo foi enorme e quando Mozart reverenciava um certo Bach em sua famosa frase, era a Emanuel a quem ele se referia.
Neste disco onde a Kammerakademie Potsdam tem importante papel, tendo como solista o oboísta Ramón Ortega Quero, temos quatro concertos dos três compositores – pai, filho e padrinho.
Mesmo que alguns deles não tenham sido compostos originalmente para o oboé, as adaptações fazem jus à maravilhosa música dessa época e é bem representativa da arte destes geniais compositores, que assim conviveram num período de transição artística.
O disco abre com o concerto do mais jovem compositor, escrito originalmente para flauta e arranjado para oboé pelo excelente solista. Aliás, Ramón tem desempenhado o papel de principal oboé de várias importantes orquestras, sendo mais recentemente indicado para assumir está posição na Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks. Veja uma entrevista sua aqui.
Em seguida, o Concerto em lá menor, BWV 1041, de Johann Sebastian Bach, aqui tendo o oboé no lugar do violino.
O Concerto de Telemann é o único em quatro movimentos e inicia com um lindo movimento mais lento – Siciliano.
Para terminar, o Concerto em sol menor, BWV 1056 de Bach, que tem o movimento lento mais lindo de todos. Confira!
Carl Philipp Emanuel Bach (1714 – 1788)
Concerto para flauta em ré menor, Wq. 22, H. 425 (arranjo para Oboé, cordas e cravo por R. O. Quero)
- [Allegro]
- [Andante]
- Allegro assai
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Concerto para violino em lá menor, BWV1041
- [Allegro moderato]
- Andante
- Allegro assai
Georg Philipp Telemann (1681 – 1767)
Concerto em lá maior para oboé d’amore, cordas e baixo contínuo, TWV 51:A2
- Siciliano
- Allegro
- Largo
- Vivace
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Concerto para oboé em sol menor, BWV1056
- [Allegro]
- Largo
- Presto
Ramón Ortega Quero (oboe)
Kammerakademie Potsdam
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 292 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 134 MB
This is Ramón Ortega Quero’s debut Genuin CD and is part of the Movimentos edition. He won the ARD Music Competition and is solo oboist in the BR-Symphonieorchester.
Well supported here by the highly versatile Kammerakademie Potsdam.
Aproveite!
René Denon
Mais concertos para oboé aqui:
Albinoni (1671-1751) & Telemann (1681-1767): Oboe Concertos – Han de Vries
Mais um excelente disco da Kammerakademie de Potsdam. Aqui o solista é o jovem espanhol Ramón Ortega Quero, que se sai muito bem neste repertório. Interessante é ouvir o concerto para violino n. 1 de Bach transcrito para oboé, que parece perfeitamente adequado à peça. O oboísta possui um currículo respeitável, a despeito de sua idade. E toca muito! Em suma, um belo disco de concertos de oboé com um repertório bem escolhido e com músicos de primeira.
Olá, RN!
Que bom que tenha gostado do disco!
Forte abraço do
René