IM-PER-DÍ-VEL !!!!
E aqui temos outro exemplar de grande CD dedicado aos Concertos para Piano de Mozart. A portuguesa Maria João Pires já meteu Clara Haskil e até Uchida no bolso neste quesito. Sua dicção mozartiana é impecável, limpa e cheia de surpreendentes nuances. Para melhorar, utiliza as mais belas cadenzas já escritas para estes dois belos concertos. Abbado, que já gravou este mesmo repertório com Pollini, está muito à vontade em torno da Maria João. É notável e maravilhosa a forma como as gravações que antes julgávamos insuperáveis vão caindo uma após outra. Ouçam bem esta aqui e comprovem a forma como este dois grandes artistas demonstram empatia para com a serena ousadia de Mozart. E é simplesmente estarrecedor que estas composições da maturidade do compositor — que alcançava expressão mais livre e pessoal — , contrariassem o público e os críticos de Viena e fossem, de forma inequívoca, o princípio de seu fim.
Mozart (1756-1791): Piano Concertos Nos. 17 & 21
1. Piano Concerto No.17 in G, K.453 – Cadenzas: W. A. Mozart – 1. Allegro (Cadenza: K.624/22) 12:06
2. Piano Concerto No.17 in G, K.453 – Cadenzas: W. A. Mozart – 2. Andante (Cadenza: K.624/24) 9:53
3. Piano Concerto No.17 in G, K.453 – 3. Allegretto 7:25
4. Piano Concerto No.21 in C, K.467 – Cadenza: Rudolf Serkin – 1. Allegro – Cadenza: Rudolf Serkin 14:11
5. Piano Concerto No.21 in C, K.467 – 2. Andante 6:10
6. Piano Concerto No.21 in C, K.467 – Cadenza: Rudolf Serkin – 3. Allegro vivace assai – Cadenza: Rudolf Serkin 6:42
Maria João Pires
The Chamber Orchestra of Europe
Claudio Abbado
PQP
QUe bom que o PQP também se rendeu ao talento da portuguesa, que por sinal vivia no Brasil até há algum tempo atrás. Alguém saberia informar se ela ainda vive por aqui?
Foi para a Suiça, mas acho que voltou para Portugal, em Belgais, que tem um centro de artes. A história legal dela é a de quando mudou-se para Salvador, em um condomínio próximo ao aeroporto, achou que não havia razão de ter uma piscina, com aquele litoral, que mandou aterrá-la e enchê-la de plantas.
Sim, mas não fará mais recitais a partir de 2011. Apenas se dedicará a um projeto sócio-educativo em Salvador, onde mora. Ela é brasileira naturalizada desde o ano passado.
Continua a apresentar-se e dedica-se a projetos socioculturais. Adotou uma menina negra, em Salvador, e, depois de 2011, apresentou-se em São Paulo e em Campos de Jordão, inclusive. Tem uma gravação posterior à 2011 com Antonio Meneses no Wigmore Hall.
Este CD eu tenho, mas fico feliz em imaginar que, através dessa postagem, estará a disposição de muitas outras pessoas. Esse faz parte de uma coleção que eu chamo de Golden CDs. Recentemente vocês postaram a integral das sonatas com essa maravilhosa intérprete. Eu já tinha a coleção gravada pela Uchida (em CD), mas sempre há espaço para boas interpretações…
Parabéns pela postagem.
Abraços
Mário
Outros.
Realmente, a frase ganha concisão e o texto fica mais elegante:
Este CD eu tenho, mas fico feliz em imaginar que, através dessa postagem, estará a disposição de muitos outros.
Obrigado por mostrar…