É difícil definir a música de Morton Feldman. Mas se temos intimidade com pintura abstrata ou o teatro de Beckett, esta tarefa fica mais simples. A música de Feldman é o espaço pintado com sons, só que sem ritmo, melodia ou mesmo qualquer forma. A estrutura de Feldman é a não-estrutura. O risco é a monotonia e, mesmo para ouvintes calejados, é apenas essa sensação que parece existir. A música de Feldman não oferece pontos para nos apoiarmos, o ouvinte segue os sons com os mesmos olhos de quem segue um quadro de Pollock.
Esse disco oferece quatro obras importantes, todas elas escritas na década de 1970, época que Feldman já começava a encontrar seu próprio estilo. Apesar dos títulos das obras, todas elas são anti-concertos, pois nenhum dos solistas é mais importante que a orquestra, e nem há diálogo entre eles. A construção é aquela que já disse no início, a orquestra e o solista se completam na criação de um espaço sonoro, sem início, fim ou desenvolvimento. No entanto, extremamente cativante, pois dá ao ouvinte uma sensação de vagar em terreno misterioso e belíssimo. Não se enganem com a primeira impressão (como já aconteceu comigo), Morton Feldman foi um compositor dos grandes.
Disco: 1
1. Flute And Orchestra
2. Cello And Orchestra
Disco: 2
1. Oboe And Orchestra
2. Piano And Orchestra
Performed by Runkfunk-Sinfonieorchester Saarbrucken
Conducted by Hans Zender
baixando… baixando…
(…)
CDF, tu pretendes postar algo do tio Stock em breve?
(por favor!)
Abraços
R.
Could you please upload the “COMPLETE PIANO TRIOS OF ROBERT SCHUMANN PLEASE”.
MANY THANKS IN ADVANCE AND REGARDS,
Bom Dia! Peço-lhe recarregar esta música (Morton Feldman (1926-1987): Piano e Orquestra, Flauta e Orquestra, Oboé e Orquestra, Violoncelo e Orquestra) Obrigado, um amigo espanhol