Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI
Seguimos com o segundo CD dedicado aos Quartetos de Villa-Lobos. Os seguintes virão apenas quando eu comprá-los, OK? Não abro mão dos originais, neste caso. Abaixo, copiei para vocês o comentário de Luiz Paulo Horta que retirei do site da Kuarup. (Link fora do ar, pois a Kuarup fechou as portas)
Heitor Villa-Lobos foi um dos compositores mais prolíficos do século. Mas isto não diminui a significação de ter ele escrito 17 quartetos de cordas – a mais rigorosa das formas musicais, aquela que não admite “enchimentos”, onde o artista não tem como disfarçar eventuais falhas técnicas ou de inspiração.
Neste mesmo século, Bartók escreveu 6 quartetos, Hindemith, 7, Prokofiev, 2, Stravinsky, nenhum.
Somente Shostakovitch chega perto do Villa, com 15.
A série de Villa-Lobos está distribuída cronologicamente em pelo menos três etapas. Os quatro primeiros quartetos foram escritos entre 1915 e 1917 – ano em que ele completou 30 anos, e produziu grandes obras como os poemas sinfônicos Amazonas e Uirapurú. O nº 5 é de 1931; o nº 6 de 1938.
Daí em diante, de 1942 a 1957 (2 anos antes de sua morte), ele engrena uma série impressionante de 11 quartetos, em nível sempre ascendente, escrevendo um por ano, ou no máximo a cada 2 anos.
O Villa dos Choros, ponto de referência em toda a sua obra, é o Villa encachoeirado, transbordante de idéias, fabuloso orquestrador. Pois ei-lo de repente entregue à mais estrita disciplina, ou pelo menos à mais austera disposição sonora. Encerrada em 1945 a série das Bachianas, é a produção quartetística que domina todo o seu período final – situação histórica que não deixa de lembrar a de Beethoven.
Como explicar esta dedicação? Talvez pela atração do desafio, que é a mola criadora dos maiores mestres. Ou Villa queria provar, a si mesmo e aos outros, que ele fora além do menino indisciplinado que, em seus verdes anos, pulava muros para beber a musicalidade dos “chorões” do Rio antigo? Bruno Kiefer anota a presença da polifonia imitativa nos quartetos de Villa-Lobos, “muito mais presente do que se possa imaginar”. E Arnaldo Estrella corrobora: “É frequente a apresentação de um tema em entradas sucessivas das quatro vozes, como é constante o uso da imitação, e isto desde o 2º quarteto”. A textura polifônica dos quartetos revela a poderosa atração pela herança de Bach (e a série final dos quartetos segue-se cronologicamente à das Bachianas). “Nos seus quartetos – acentua Estrella – Villa- Lobos não utiliza a forma sonata, ignorando-a (quase) por completo. O molde não lhe convinha, não o seduz”. Em vez disso, Villa constrói preferencialmente por justaposição. “Utiliza os processos eternos da variação para obter continuidade. Serve-se de contrastes oportunos para estabelecer variedade”, completa Estrella. O Quarteto nº 4 é um quarteto “clássico” em relação aos outros. É um Villa cosmopolita, universalista, refletindo o clima impressionista que ainda estava no ar, e seus próprios estudos da música francesa. O 1º movimento chega a dar a impressão de que vai usar um tratamento temático tradicional. Mas, como observa Bruno Kiefer, uma idéia musical só é tema quando dá origem a um trabalho temático, o que aqui só acontece episodicamente. Já nessas primeiras obras consistentes desvenda-se a técnica de construção musical que Villa carregará pela vida afora, e onde podem ser identificadas algumas constantes: liberdade formal (isto é, autonomia face a esquemas pré-estabelecidos); invenção contínua; importância extrema do ostinato, puramente rítmico ou melódico, notas ou acordes pedais aparecendo frequentemente. O Andantino tem um esquema tradicional ABA. Um desenho ritmicamente simples acompanha, num movimento oscilante, uma melodia que evoca um tema de Xangô. Aqui, a melodia brasileira começa a repontar, e há inflexões seresteiras que são como uma premonição das Bachianas. O Scherzo é vivo e brilhante, com passagens virtuosísticas. Neste e em outros Scherzi é que o Villa brincalhão reagirá contra a severidade do gênero, criando um dos mais efetivos aspectos desta grande série de quartetos. O Allegro final é uma forma sonata na qual, de modo característico, o desenvolvimento foi substituído por um fugato sobre um tema novo, comandado pelo violoncelo (em toda a série, Villa trata com carinho o seu instrumento). O Quarteto nº 5 poderia ser batizado de “redescoberta do Brasil”. Em 1930, Villa-Lobos estava voltando da Europa, para não continuar a depender de mecenas. Encontra o velho Brasil, os críticos que o hostilizavam, as limitações do nosso meio artístico. Chega a pensar em fazer as malas e retornar ao Velho Mundo.
A Revolução de 1930 produz uma drástica mudança de cenário.
Por um feliz acaso, Villa conhece João Alberto, músico amador e interventor nomeado para o Estado de São Paulo. João Alberto “compra” o projeto de educação musical que era um antigo sonho de Villa-Lobos. Surge o Villa educador, compositor do Guia Prático e de muitas obras de caráter didático. O Quarteto nº 5 encaixa-se nessa alvorada de esperanças. Nele, Villa-Lobos abre mão, sem a menor cerimônia, da escrita propriamente quartetística, em favor de um estilo rapsódico. Tudo aqui é de uma simplicidade que desencoraja análises rebuscadas. É um quarteto “folclórico”, com muita verve e sem outra preocupação aparente que não a de seduzir o ouvinte, carregá-lo para uma viagem pelas fontes da musicalidade brasileira. Mais alguns anos se passam; e o Villa que escreve o Quarteto nº 6 já está perfeitamente seguro de si mesmo e de seus métodos. Basta lembrar que 1938 é o ano em que ele trabalha nas Bachianas 5 e 6. Não estranha, assim, que o nº 6 seja, sob vários aspectos, o mais “brasileiro” dos seus quartetos, aquele em que o compositor coloca este gênero aristocrático sob a égide do nacionalismo. Não se trata de obra “folclórica”, como o despretencioso nº 5. Desta vez, estamos ante uma autêntica transmutação em arte de constâncias melódicas e rítmicas das raízes brasileiras. A obra está impregnada da rítmica do sertão mítico de Villa-Lobos. Ele alterna sabiamente os climas no Poco Animato, passando da textura contrapontística à melodia solta com uma facilidade de mestre. O Allegreto está claramente ancorado no tom de lá maior. Melodia alterna com pizzicato; e entre ritmos de dança, ouvimos os ecos de uma “festa no sertão”. O Andante Molto, embora em dó maior, é um daqueles mergulhos na floresta escura em que Villa está como que “em casa”. A viola enuncia um tema nobre, sereno, que impressiona pela economia de recursos e eficácia expressiva, e que os outros instrumentos vão imitando. Na seção central, o tema exposto à maneira do Ricercare confirma a naturalidade com que ele pensa polifonicamente. O Allegro Vivace é de grande variedade rítmica e alegria comunicativa.
Luiz Paulo Horta
Villa-Lobos – Quartetos de Cordas 4 5 6
01 Quarteto de Cordas nº 4 – Allegro com Moto (Heitor Villa-Lobos) 07:46
02 Quarteto de Cordas nº 4 – Andantino (Tranquilo) (Heitor Villa-Lobos) 05:29
03 Quarteto de Cordas nº 4 – Scherzo (Allegro Vivace) (Heitor Villa-Lobos) 05:51
04 Quarteto de Cordas nº 4 – Allegro (Heitor Villa-Lobos) 06:49
05 Quarteto de Cordas nº 5 – Poco Andantino (Heitor Villa-Lobos) 06:55
06 Quarteto de Cordas nº 5 – Vivo e Enérgico (Heitor Villa-Lobos) 04:08
07 Quarteto de Cordas nº 5 – Andantino (Heitor Villa-Lobos) 03:04
08 Quarteto de Cordas nº 5 – Allegro (Heitor Villa-Lobos) 04:42
09 Quarteto de Cordas nº 6 – Poco Animato (Heitor Villa-Lobos) 06:06
10 Quarteto de Cordas nº 6 – Allegretto (Heitor Villa-Lobos) 05:12
11 Quarteto de Cordas nº 6 – Andante Quasi Adagio (Heitor Villa-Lobos) 06:25
12 Quarteto de Cordas nº 6 – Allegro Vivace (Heitor Villa-Lobos) 07:0
Quarteto Bessler-Reis:
Bernardo Bessler (1º violino),
Michel Bessler (2º violino),
Marie-Christine Springuel (viola),
Alceu Reis (violoncelo)
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Muito interessante os cd’s do mestre Villa-lobos. Abraço e muito obrigado!
Pablo Casals – Bach Cello Suites 1-6 – 2 cds
http://tinyurl.com/3978at
http://tinyurl.com/2unutg
abraxas
Dr. Cravinhos
Meu caro CVL
Grato por mais essas joias do Mestre Villa.
Ninguem ainda se manisfestou, mas as 5 últimas faixas, estão corrompidas. Tentei fazer a coererção mas não adiantou. O Quarteto I está bacana.
Grato
Realmente, caro CVL,
as cinco últimas faixas estão corrompidas.
Obrigado.
Bachiano, brasileiro, irmão,
perdoa meu português decetuoso
mas devo perguntar, respeitoso,
por que deixa sem satisfação
apetitos que você soube acordar;
humildemente quero-lhe solicitar
não tanto como uma solução
mais algum tipo de indicação
uma pista de como consertar
as faixas tristemente corrompidas,
minhas orelhas ficarão agradecidas,
(não me serviu winrar)
Rogo-lhe, ponha fim a essa crueldade
ajude-me com esta dificuldade
Saúdo-o cordialmente, sem outro particular
Pergunto a todos vocês se estão usando o 7-zip para abrir o arquivo, não o winrar.
O mesmo erro com winrar e com 7-zip 4.65: as 5 últimas faixas corrompidas (também em postagem III e IV, mas não em I)
Um pequeno comentário. Stavinsky tem uma obra chamada “3 peças” para quarteto de cordas que, aliás, vai ser tocada no dia 8 de julho pelo quarteto Arditti no sesc Vila Mariana (São Paulo), dentro da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Imperdível!
Aliás, eu tentei abrir com o Rar Expander, não deu certo também… Um abraço!
Vou repostar. Em duas horas, podem baixar novamente.
Repostei. Façam o teste novamente e me avisem nos comentários dos CDs 3 ou 4. Me digam também quais faixas estão com problemas nos CDs 2 e 4.
HTH:
Processing archive: CVL – Quartetos do Villa 2.rar
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/01 Quarteto de Cordas No. 4 – Allegro con moto.mp3
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/02 Quarteto de Cordas No. 4 – andantino.mp3
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/03 Quarteto de Cordas No. 4 – Scherzo.mp3
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/04 Quarteto de Cordas No. 4 – Allegro.mp3
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/05 Quarteto de Cordas No. 5 – Poco andantino.mp3
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/06 Quarteto de Cordas No. 5 – Vivo e enérgico.mp3
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/07 Quarteto de Cordas No. 5 – Andantino.mp3 Data Error
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/08 Quarteto de Cordas No. 5 – Allegro.mp3 Data Error
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/09 Quarteto de Cordas No. 6 – Poco animato.mp3 Data Error
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/10 Quarteto de Cordas No. 6 – Allegretto.mp3 Data Error
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/11 Quarteto de Cordas No. 6 – Andante quasi adagio.mp3 Data Error
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/12 Quarteto de Cordas No. 6 – Allegro vivace.mp3 Data Error
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2/desktop.ini Data Error
Extracting CVL – Quartetos do Villa 2
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Mon Jun 14 07:40:22 BST 2010