ORIGINALMENTE PUBLICADO EM 13/12/2015
Encerrando a série “A Quatro Mãos”, uma apoteose a quatro e a seis mãos. Bem, “apoteose” talvez seja um exagero, mas duvido de que alguém consiga negar que estes concertos bastante agradáveis e bem escritos não preencham bem uma horinha, se tanto, da vida do ouvinte. E, se imaginarmos a imensa dificuldade que deve escrever um concerto para piano, extrapolamos então o que não deve ser escrever para três deles e orquestra – só para então lembrarmos que o compositor destes concertos não fosse exatamente conhecido por dificuldades em botar música no papel, o que fazia quase como função fisiológica, nem em tocar espantosamente bem o piano e violino, manter prolífica e colorida correspondência, reinar supremo nas mesas de bilhar e, para arredondar a conta, ainda aprimorar-se na arte de frequentar lençóis femininos: criatura admirável, esse Amadeus.
Certamente não no nível do hiperativo, boquirroto e priápico Johann Chrysostomus Wolfgangus, mas ainda merecedor de nossa salva de palmas, é o pianista que se junta a Christoph Eschenbach e Justus Frantz na gravação do Concerto para três pianos, realizada enquanto exercia, em plena Guerra Fria e com o muro de Berlim ainda sólido, o nada refrescante cargo de chanceler da República Federal da Alemanha: o incansável Helmut Schmidt, falecido no último 10 de novembro, a quem esta postagem pretende modestamente homenagear.
MOZART – THE CONCERTOS FOR TWO & THREE PIANOS
CHRISTOPH ESCHENBACH – JUSTUS FRANTZ – HELMUT SCHMIDT
Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Concerto em Fá maior para três pianos e orquestra, K. 242 (cadências de Mozart)
01 – Allegro
02 – Adagio
03 – Rondo (Tempo di Menuetto)
Christoph Eschenbach, Justus Frantz e Helmut Schmidt, pianos
London Philarmonic Orchestra
Christoph Eschenbach, regência
Concerto em Mi bemol maior para dois pianos e orquestra, K. 365 (cadências de Mozart)
04 – Allegro
05 – Andante
06 – Rondo (Allegro)
Christoph Eschenbach e Justus Frantz, pianos
London Philarmonic Orchestra
Christoph Eschenbach, regência
Vassily Genrikhovich
Muito obrigado pelo post! Só gostaria de avisar que o final da primeira faixa do disco está com defeito, a partir de 7:38.
Que bom que gostou da gravação! Problema corrigido, grato por avisar.
Que post!!!!! Sugestão: os concertos de Bach com eles Eschenbach e Gerhard Oppitz, filarmonica de Hamburg, selo Deutsche Grammophon!. Por favor!!!!!
Por favor les solicito que vuelvan a subir este material.
Agradecería mucho si atienden mi pedido.
saludos cordiales.
Hola, Hugo,
Ahí está. Espero que lo disfrute!
Muchísimas gracias por tu amabilidad. Ya estoy disfrutando de este hermoso registro.
Un gran saludo para ti.