O horror, o horror… Para nostálgicos — detesto-os! — que negam-se a reciclar as versões que ouviram no passado: exato, a gravação de Richter. Meu colega Ciço Villa-Lobos me presenteou com a gravação através da qual tomei meu primeiro contato com O Messias, lá no começo dos anos 70. Karl Richter era a maior das maravilhas. Esta gravação e a da Missa em Si Menor de Bach que ele fez com a Orquestra Bach de Munique eram referências absolutas e imbatíveis. Porém, nada envelheceu tanto quando os registros de música barroca daqueles anos e dos anteriores. Suas sonoridades são encorpadas demais, modernas demais, potentes demais. Com o passar dos anos, a música historicamente informada, com suas belas sonoridades rarefeitas, tomaram conta do mundo e de meu cérebro. Mas há quem ainda goste desses monstros jurássicos. Eu fora!
Georg Friedrich Händel (1685-1759): O Messias (Karl Richter)
Disc: 1
1. Symphony (Grave-Allegro Moderato)
2. Accompagnato (Tenor): Comfort Ye My People
3. Aria (Tenor): Ev’ry Valley Shall Be Exalted
4. Chorus: And The Glory Of The Lord Shall Be Revealed
5. Accompagnato (Bass): Thus Saith The Lord Of Hosts
6. Aria (Bass): But Who May Abide The Day Of His Coming
7. Chorus: And He Shall Purify
8. Recitative (Contralto): Behold, A Virgin Shall Conceive/Aria (Contralto): O Thou That Tellest Good
9. Chorus: O AThou That Tellest Good Tidings
10. Accompagnato (Bass): For Behold, Darkness Shall Cover
11. Aria (Bass): The People That Walked In Darkness
12. Chorus: For Unto Us A Child Is Born
13. Pifa (Pastoral Symphony)
14. Recitative (Soprano): There Were Shepherds Abiding In The Fields
15. Chorus: Glory To God In The Highest
16. Aria (Soprano): Rejoice Greatly, O Daughter Of Zion
17. Recitative (Contralto): Then Shall The Eyes Of The Blind /Duet: (Contralto, Soprano): He Shall Feed
18. Chorus: His Yoke Is Easy, His Burthen Is Light
19. Chorus: Behold The Lamb Of God
20. Aria (Contralto): He Was Despised
21. Chorus: Surely, He Hath Borne Our Griefs
Disc: 2
1. Chorus: And With His Stripes We Are Healed
2. Chorus: All We Like Sheep Have Gone Astray
3. Accompagnato (Tenor): All They That See Him
4. Chorus: He Trusted In God
5. Accompagnato (Tenor): Thy Rebuke Hath Broken His Heart
6. Arioso (Tenor): Behold, And See If There Be Any Sorrow
7. Accompagnato (Tenor): He Was Cut Off Out Of The Land/ Aria (Tenor): But Thou Didst Not leave His So
8. Chorus: Lift Up Your Heads, O Ye Gates
9. Recitative (Tenor): Unto Which Of The Angels/Chorus: Let All The Angels Of God Worship Him
10. Aria (Contralto): Thou Are Gone Up On High
11. Chorus: The Lord Gave The Word
12. Aria (Soprano): How Beautiful Are The Feet
13. Arioso (Tenor): Their Sound Is Gone Out
14. Aria (Bass): Why Do The Nations So Furiously Rage
15. Chorus: Let Us Break Their Bonds Asunder
16. Recitative (Tenor): He That Dwelleth In Heaven/Aria (Tenor): Thou Shalt Break Them
17. Chorus: Hallelujah
18. Chorus: Since By Man Came Death
19. Accompagnato (Bass): Behold, I Tell You A Mystery/Aria (Bass): The Trumpet Shall Sound
20. Recitative (Contralto): Then Shall Be Brought To Pass/Duet (Contralto, Tenor): O Death, Where Is Th
21. Aria (Soprano): If God Be For Us
22. Chorus: Worthy Is The Lamb That Was Slain
23. Chorus: Amen
Anna Reynolds
Donald McIntyre
Edgar Krapp
Helen Donath
Gordon Webb
Stuart Burrows
Hedwig Bilgram, órgão
London Philharmonic Orchestra
Karl Richter
PQP
Muito bom!!
Desconheço essa versão do Richter de “O Messias” do Handel.A minha gravação favorita para esse oratório é a do Hogwood com a maravilhosa Emma Kirkby entre os solistas!
E ainda vem com a partitura da obra, de brinde. 🙂
Mano, grande presente para se ouvir neste final de semana. Ainda ressoam em meus ouvidos a abertura deste oratório, que também conheci ainda adolescente nos anos 80,e sou absolutamente fanático por Karl Richter, apesar destes excessos que você comentou. Não diria que considero datada esta gravação, apenas soa fora de moda, ainda mais deposi dos trabalhos feitos por gente do porte do Hogwood, do Herreweghe, entre outros tantos que se especializaram no repertório barroco.
Eu também gosto muito do Richter. Nunca ouvi o Messias com ele, mas tenho um carinho especial pelos seus Bach.
Esta é minha primeira vez a comentar neste excelente blog, do PQP Bach, do qual me tornei fã. Depois da angustiante ausência do site Allegro, ao qual não sei o por quê de ter saído do ar, eis que surge este vigoroso blog, de primeira. Adorei o conteúdo e seu amor pela música erudita, ao qual sou melômano inveterado.
Com relação ao Messias, gostei desta versão do Richter, mas temo que minha versão favorita seja a de Beecham, com a Royal Philharmonic Orchestra.
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¬¬
Mano!!Eu faço varios downloads neste site só q essa maravilhosa obra de Handel foi removida pois a muito tempo ela não era requisitada!!Eu gostaria se por gentileza pudesse posta-la novamente para eu baixa-la pois ja revirei cada canto da internet atraz e nunca achei!!!!Obrigado!!!
Would you PLEASE reload these links? They’ve been removed. Many, many thanks!!
Também entro na lista dos que pedem novamente a postagem do Messias de Haendel. Obra magnífica que não se encontra em lugar algum.
Obrigado.
também estou na lista dos que querem a nova postagem da obra. Grata,
“File not found”
Ressuscite-a, por favor.
Désaccord total avec ce billet sur Le Messie par Richter
1°/ je ne déteste pas ceux qui aiment les oeuvres baroques jouées avec instrument d’époque
2°/ Le Messie est une oeuvre de l’époque baroque. Est-ce vraiment du baroque ? La messe en si de Bach est-elle une oeuvre baroque ? Les cantates ( la 51 avec son ouverture de trompettes fracassantes) le Magnificat -idem ( appartiennent -ilss au baroque ?
3° Le baroque et ses sons raréfiés. Certes? Mais Bach n’a pas cessé de réclamer aux responsables de l’époque des moyens en solistes et en choeurs pour compléter les maigres effectifs dont il disposait à St Thomas
4°/ Dans quelle version historiquement informée a t’on des solistes de ce niveau ?
— Dans quelle version historiquement informée avons-nous des solistes et une conception aussi ridiculement romantiques ?
— Bach a certainement imaginé de grands chœurs et solistes pleins de romantisme et de vibrati. hhahahaha
— Bach était un baroque tardif, on l’appelait rarement autrement.
— Je n’aime généralement pas les gens qui vantent un style qui en prime un autre. Richter était un romantique du baroque. Et il était plus perdu qu’un aveugle dans une fusillade. Vos versions sont inégales (patchy), rien de moins.
Cordialement, votre serviteur.
Bonjour PQP. Je vois que la contradiction est difficilement acceptée sur votre site. Dommage. Bonne journée quand même.
Chegando na adolescência junto com o CD e antes do comércio online, eu comprava o pouco que encontrava nas lojas e, dentre as opções, o que era mais barato. Por anos, torci o nariz para o Messiah, porque a versão que eu tinha era a de Thomas Beecham, já então pesada demais para os meus ouvidos. Reconciliei-me com a obra graças a Hogwood, Gardiner e, sobretudo, Pinnock, meu preferido.