IM-PER-DÍ-VEL !!!
Na intimidade do PQP, às vezes conjeturamos a respeito de coisas como discoteca básica, obras imprescindíveis, vivência como ouvinte, escolha de gêneros e caminhos, formação de gosto musical, etc. Sim, de vez em quando até conseguimos ser sérios.
Pois acreditamos que a música erudita não seja algo impenetrável, que ela seja como o vinho: quanto mais se conhece, mais se aprecia. E o ouvinte não precisa mergulhar necessariamente em partituras, nem no estudo do contraponto bachiano ou do serialismo. Tudo pode ser — e é — muito simples e prazeroso.
As peças do vasto quebra-cabeça estão aqui no PQP. Agora imagine que uma mão amiga poderá levá-lo a reconhecer gêneros, evolução e formas, indicando as próximas peças que foram colocadas no mosaico da música. A partir deste conhecimento, você poderá identificar do que gosta e ter vida autônoma no universo musical. Então, se você quer se iniciar ou se aprofundar neste universo, indicamos o Curso de Iniciação à Música Clássica, ministrado por Carlos Eduardo Amaral, crítico musical, jornalista e mestre em Comunicação pela UFPE.
Após um intervalo de quatro anos, o curso volta às atividades no começo de abril. De acordo com o release, “é dirigido tanto a apreciadores leigos quanto a estudantes de música iniciantes ou estudantes e profissionais de comunicação, artes e crítica cultural que desejam ter um melhor conhecimento desse universo artístico.”
O curso ensina, por exemplo, o que é uma sinfonia, um concerto, uma missa, ópera etc. Em duas aulas de duas horas cada, Carlos Eduardo Amaral fala sobre os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica, as vozes líricas, os principais gêneros de composição e a linha evolutiva da história da música, da Idade Média à música de vanguarda, citando obras e compositores indispensáveis. Pelo que eu li do programa, acho que vale muito a pena.
Deste modo, você saberá o que ouvir, o que evitar de acordo com seu gosto e poderá responder a perguntas como…
— Qual o nome daquele instrumento dourado redondo todo enrolado?
— Por que chamamos aquilo de fuga se todos estão parados?
— Mulher também pode ser tenor?
— As missas são regidas por padres?
— Por que metade da orquestra saiu?
— Que ritual besta é esse? Por que não é pra aplaudir agora? Não acabou a música?
— Brahms gostava de cerveja?
— Beethoven morreu faz uns 600 anos?
— Onde nasceu Wagner? E Wagner Love?
— O maestro sabe tocar alguma coisa ou só mexe os braços?
Que boa ideia, né? Pois é, agora é só você ter a sorte de morar nas imediações de Recife e fazer o curso.
O que: Curso de Iniciação à Música Clássica
Onde: Curso Probus Lumen. R. Amaro Bezerra, 445, Derby (em frente à Aliança Francesa), Recife
Duração: dois encontros de duas horas cada
Horário: sextas, 05 e 12 de abril, das 19 às 21h
Turma: 20 alunos (poderão ser abertas novas turmas em outras datas conforme a demanda)
Valor: R$ 75 (setenta e cinco reais), que inclui apostila, DVD com material didático e eventuais brindes.
Inscrições: [email protected]
Mais informações no site: http://musicaclassica2013.wordpress.com/
PQP & Avicenna
Complementando…Ponto de fuga – Música, doce música
JORGE COLI – COLUNISTA DA FOLHA
Elas demonstram a candura mais deliciosa e, mesmo, uma certa
poesia. São pérolas escritas nos vestibulares de
música.
Enviadas para esta coluna, estão também em alguns
blogs.
São boas demais para serem falsas (ou, se forem, bravos
para quem as inventou).
Melhor não ler com condescendência, horror desdenhoso ou
lamentando a incultura generalizada. Melhor rir com alguma
cumplicidade: quem nunca disse ou escreveu uma bobagem
grossa que atire a primeira pedra. A ortografia e sintaxe
originais foram respeitadas. Aqui vão.
Achados
1. Bach está morto desde 1750 até os dias se hoje.
2. Häendel era meio alemão, meio italiano e meio
inglês.
3. Beethoven escreveu música, mesmo surdo. Ele ficou surdo
porque fez música muito alta. Ele caminhava sozinho pela
floresta e não escutava ninguém, nem a Pastoral, uma
mossa que poderia ser a sua Amada Imortau e inspirou ele criar uma
sinfonia muito romântica. Ele faliu em 1827 e mais tarde
morreu por causa disto.
4. Uma ópera é uma canção que dura mais de duas
horas.
5. Henry Purcell é um compositor muito conhecido, mas
até hoje ninguém ouviu falar dele.
6. O Bolero de Ravel foi composto pelo Ravel.
7. A harpa é um piano pelado.
8. Opus Póstuma é música composta quando o compositor
compôs depois de morto.
9. Mozart morreu jovem. Sua maior obra é a trilha do filme
“Amadeus”.
10. A importância de Tristão e Isolda reside no fato de
que é uma música muito triste. Mais triste que a Tristesse,
de Schopping.
11. Virtuoso no piano é um músico com muita moral.
12. Os maiores compositores do romantismo são Chopin,
Schubert e Tchaikovsky. No Brasil, temos Roberto Carlos e
Daniel.
13. Música cantada por duas pessoas é um duelo.
14. Eu sei o que é um sexteto, mas não sei dizer.
15. Carmen é uma ópera e Carminha Burana é sua filha.
16. Muitos pesquisadores concordam que a música medieval
foi escrita no passado.
17. A ópera mais romântica é a Paixão de Mateus por
Bach.
18. Tem dois tipos de cantatas de Bach: as Cantatas
religiosas e as Cantadas di Profanação, que ele usou no
palácio.
19. Meu compositor preferido é Opus.
20. Chopin fez poucas baladas, pois sofria de tuberculose.
Assim, não dava para ele cair na gandaia à noite,
dançar, beber e curtir as minas, mais parece que ele não era
chegado.
21. Cage inventou os quatro minutos de silêncio.
22. Há uma espécie de corais feitos por Bach, que se
chamam Florais e são usados como remédios milagrosos.
23. Messias é uma missa de Handel cuja originalidade é
ter muitas aleluias.
24. Os menestréis e trovadores transmitiam notícias e
estavam nas festas. Andavam de cidade em cidade, de
castelo em castelo e iam até nos shows de TV.
25. O regente de uma orquestra é igual a um guarda de
trânsito maluco porque agita os braços controlando
muitos instrumentos na sua frente.
26. Os compositores renascentistas reviveram a música,
pois ela havia sido morta pela Inquisição.
27. As Fugas de Bach são famosas porque ele não queria
ficar preso em nenhum sistema.
28. A música eletroacústica é a mais avançada das
tendências da música eletrônica hoje em dia. Seus principais
compositores são os DJs e a banda Craftwork.
29. Handel compôs muitas peças geniais para couro.
30. Música atonal é aquela sem som ou que explorou o
não-som, mais ou menos quase um anti-som. Seus mais importantes
criadores são da família Berg: Schoenberg, Albanberg e
Weberg.
Gostei. Muito bom!
Imperdível mesmo. Pena é não haver cursos destes na minha cidade em Portugal…