Este é um daqueles CDs que demonstram o que os preconceituosos não admitem: que o jazz e a música erudita caminham lado a lado. Carla Bley escreveu uma série de peças onde faz uma paródia erudito-jazzística misturando os muitos sotaques. Seu Fancy Chamber Music faz um curioso diálogo com os CDs de Keith Jarrett que postamos semanas atrás. Se ali Jarrett sentia-se totalmente à vontade interpretando Bach e Handel, aqui Bley brinca fazendo paródias de… Mozart, por exemplo. Pegue Monk, Stravinsky, Mozart, Ellington, Satie, Gershwin e Schubert em uma panela bem grande e você obterá algo próximo da Carla Bley deste disco, obterá lago tão revolucionário quanto a Bley dos anos setenta — só que aqui tudo é calmo.
Abaixo, uma canção que não está no CD, mas que demonstra o humor de Bley ao lado do maridão e fundamental baixista Steve Swallow. Atenção à letra, por favor!
Carla Bley: Fancy Chamber Music
1. Wolfgang Tango
2. Romantic Notion, No. 4
3. End of Vienna
4. Tigers in Training
5. Romantic Notion, No. 6
6. Jon Benet
Carla Bley piano
Steve Morris violin
Andrew Byrt viola
Emma Black cello
Steve Swallow bass
Alison Hayhurst flute
Sara Lee clarinet, glockenspiel
Chris Wells percussion
PQP
Nunca imaginei que o Steve Swallow era marido da Carla Bley. Sou fã desse incrível baixista já há muito tempo.
Marido, parceiro, membro das três bandas de Bley.
Mais aqui: http://miltonribeiro.opsblog.org/2012/02/11/genial-genial-carla-bley-steve-swallow-e-depois-a-big-band/
Conheço pouco o trabalho da Carla Bley, que imagino ser filha do excelente baterista Paul Bley. Estou certo, PQP? Acompanho o trabalho do Swallow pois ele enveredou por um caminho no jazz fusion que me interessou muito há alguns anos atrás.
Ela casou com o pianista Paul Bley em 1957. Do casamento, ficou o nome.