Um grande disco! Uma das melhores versão das Sonatas e Partitas de Bach para violino solo. E uma bela e surpreendente gravação da ECM. Em todos os níveis — estético, emocional, técnico — , as interpretações de John Holloway convencem. Sua articulação está limpa, maleável e o timbre de seu violino barroco garante desde o Adagio da abertura do Sonata Nº 1, o brilho que os contrapontos de Bach exigem serem abordados com clareza. Inteligência, intensidade e drama estão presentes em igual medida.
É uma música muito familiar a mim, mas que aqui é ouvida como se fosse nova. O violinista inglês, um astro da música em instrumentos de época, extrai Bach de seu violino como se o estivesse reesculpindo.
J. S. Bach – The Sonatas and Partitas for Violin Solo
CD 1
1. Sonata No.1 in G minor BWV 1001 – I. Adagio
2. Sonata No.1 in G minor BWV 1001 – II. Fuga – Allegro
3. Sonata No.1 in G minor BWV 1001 – III. Siciliana
4. Sonata No.1 in G minor BWV 1001 – IV. Presto
5. Partita No.1 in B minor BWV 1002 – I. Allemanda
6. Partita No.1 in B minor BWV 1002 – II. Double
7. Partita No.1 in B minor BWV 1002 – III. Corrente
8. Partita No.1 in B minor BWV 1002 – IV. Double. Presto
9. Partita No.1 in B minor BWV 1002 – V. Sarabande
10. Partita No.1 in B minor BWV 1002 – VI. Double
11. Partita No.1 in B minor BWV 1002 – VII. Tempo di Borea
12. Partita No.1 in B minor BWV 1002 – VIII. Double
13. Sonata No.2 in A minor BWV 1003 – I. Grave
14. Sonata No.2 in A minor BWV 1003 – II. Fuga
15. Sonata No.2 in A minor BWV 1003 – III. Andante
16. Sonata No.2 in A minor BWV 1003 – IV. Allegro
CD 2
1. Partita No.2 in D minor BWV 1004 – I. Allemanda
2. Partita No.2 in D minor BWV 1004 – II. Corrente
3. Partita No.2 in D minor BWV 1004 – III. Sarabanda
4. Partita No.2 in D minor BWV 1004 – IV. Giga
5. Partita No.2 in D minor BWV 1004 – V. Ciaccona
6. Sonata No.3 in C major BWV 1005 – I. Adagio
7. Sonata No.3 in C major BWV 1005 – II. Fuga
8. Sonata No.3 in C major BWV 1005 – III. Largo
9. Sonata No.3 in C major BWV 1005 – IV. Allegr assai
10. Partita No.3 in E major BWV 1006 – I. Preludio
11. Partita No.3 in E major BWV 1006 – II. Loure
12. Partita No.3 in E major BWV 1006 – III. Gavotte en rondeau
13. Partita No.3 in E major BWV 1006 – IV. Menuet I
14. Partita No.3 in E major BWV 1006 – V. Menuet II
15. Partita No.3 in E major BWV 1006 – VI. Bourrée
16. Partita No.3 in E major BWV 1006 – VII. Gigue
John Holloway, violino barroco
ECM New Series 1909/10
PQP
[restaurado por Vassily em 6/6/2020 e em 9/1/2022]
Realmente encantador. Que qualidade! Gravação impecável e execução idem. Valeu pelo post.
Novamente agradeço essa postagem! Parece ótima!
Aproveito para já indicar uma gravação espetacular dessas obras em violino moderno: Nathan Milstein (DG). É foda.
Pois é… versão muito boa mesmo, um pouco mais lenta e menos “agressiva” que a da Lucy van Dael, mas interessante do mesmo jeito 🙂
Estas gravações são boas para os que apreciam um barroco mais “maleável”, vamos dizer assim 😉
Parabéns o
Ótimo post
A qualidade da gravação é perfeita
principalmente pelo fato de ser uma execução com instrumento de época
brigadão
Esse blog é o melhor q eu conheço =)
muito bom!
axu tao complicado ouvir essas obras pra violino solo, que consegui ouvir apenas uma vez; sao lindissimas, mas complexissimas…
sem exageros, mas axu q eh uma obra que voce ouve e pode morrer em seguida, reverente e satisfeito…
Um pouco distante do blog, por alguns dias, voltei e encontrei essa gravação, que não vou ouvir, porque estou cheio de ocupações outras. Mas tenho de comentar a Partita n° 2, que é finalizada com a Ciacconna, uma passagem celebérrima da produção bachiana e que ninguém pontuou aqui. A minha gravação, com a Lucy van Dael, é de arrepiar os cabelos. Parece que Brahms amava essa música imensamente.
Já é dia 19/11 e só agora estou ouvindo a Ciacconna nesta versão. Foi a música que me fez voltar a minha atenção para Bach, pois confesso que nunca me interessara muito por sua obra… O enlevo que esta obra tão sofrida nos proporciona me revelou um Bach mais artista do que profeta musical. E me baseio na Missa em Si Menor para a crença de que ele vivia em conflito, era um homem contraditório e predominantemente cosmopolita. Às vezes nos esquecemos que a origem do Protestantismo, muito embora os radicalismos que ele invocou e ainda invoca, – espero não estar entrando em conflitos religiosos aqui, – foi uma rejeição da Inquisição católica, que Bach certamente repudiava. Pode ser que ele tenha feito uma concessão, com a Missa, mas já era um ecumênico, se pensarmos na energia que depositou nessa obra. E a Ciacconna, com sua indiferença introspectiva, sua nobreza sombria, fazem-me pensar num Bach que já antecipa grandemente o nosso amado Beethoven; bem mais, até, que o Haendel tão admirado por ele.
Amei o CD, Bach é maravilhoso…ouço “religiosamente” todos os dias!! 🙂
Alguma possibilidade de postar a obra em um instrumento moderno?
Muito boa a interpretação, muito bom encontrar essas maravilhosas obras para violino solo e outras do barroco tocados em instrumentos da época! Tá de parabéns o blog!
Este violinista é fenomenal, especialmente em Biber. Inigualável. Ouçamos seu Bach. Grato!
Pessoal – vamos com calma. Estamos pisoteando a mais linda flor do Lácio.
Ai Camões, Camões…
manuel
Link doesn’t work 🙁
Would you be so kind to upload this recording once more? I’m dreaming of Holloway’s Bach Sonatas and Partitas for years…
greetings
Maria
Puede resubirlo, por favor?
Hola, Diego!
Ya está listo. Que disfrute de esa hermosa grabación! Saludos!