Decidi, hoje à noite, ouvir uma melodia doce, em quadros minúsculos. Os universos sinfônicos são extensos demais para esta noite. Quero retratos pequenos. Devaneios. Por isso, desejei apreciar a música de Robert Schumann, com o mago do piano Maurizio Pollini. Adjetivos são dispensáveis para algo assim. Sempre penso que existe um intervalo de silêncio na música de Schumann. As melodias são inexplicáveis. Schumann era um grande melodista. Essa desconfiança se confirma em Chopin, mas Schumann possui peças em que essa percepção se adensa — Kresleriana, Cenas Infantis, Cenas da Floresta, Carnaval etc. Penso que ele, Mozart, Chopin e Tchaikovsky tenham sido os maiores melodistas que surgiram. Schumann possui uma linguagem carregada de sentimento e reflexão. Mas como estou bastante cansado esta noite, dispensarei os colóquios flácidos. Trabalhei o dia todo e quase não consegui escrever estas palavras. Mas, ouçamos este baita CD com o Pollini. Uma boa apreciação!
Robert Schumann (1809-1856): Pollini plays Schumann — Davidsbündlertänze / Concert sans orchestre / Kreisleriana / Allegro Op. 8 / Gesänge der Frühe
DISCO 01
Davidsbündlertänze Op.6
01. I- Lebhaft
02. II- Innig
03. III- Etwas hahnbüchen
04. IV- Ungeduldig
05. V- Einfach
06. VI- Sehr rasch und sich hinein
07. VII- Nicht schnell und mit äußerst starker Empfindung
08. VIII- Frisch
09. IX- Crotchet = 126
10. X- Balladenmässig, sehr rasch
11. XI- Einfach
12. XII- Mit Humor
13. XIII- Wild und lustig
14. XIV- Zart und singend
15. XV- Frisch
16. XVI- Mit gutem Humor
17. XVII- Wie aus der Ferne
18. XVIII- Nicht schnell
Concert sans orchestre Op.14
19. I- Allegro brillante
20. II- Quasi Variazioni. Andantino de Clara Wieck
21. III- Prestissimo possible
DISCO 02
Allegro in B minor Op.8 (1831)
01. Allegro in B minor Op.8 (1831)
Kreisleriana Op.16
02. I- Äusserst bewegt
03. II- Sehr innig
04. III- Sehr aufgeregt
05. IV- Sehr langsam
06. V- Sehr lebhaft
07. VI- Sehr langsam
08. VII- Sehr rasch
09. VIII- Schnell und spielend
Gesänge der Frühe Op.133
11. I- Im ruhigen Tempo
12. II- Belebt, nicht zu rasch
13. III- Lebhaft
14. IV- Bewegt
15. V- Im anfange ruhges, im Verlauf beweg
Maurizio Pollini, piano
Carlinus
Oh, Pollini!
Pollini e Schumann: a razão contida a serviço da emoção desimpedida. Gosto dessa ênfase “Eusebius” sobre a faceta “Florestan” de Schumann. Um perfeito equilíbrio! O resultado é algo que não deverá assustar os que acham o Romantismo “meloso demais”…
Parabens pelo post valioso, Carlinus. Sentimos mesmo falta de mais piano por aquí.
Ouvi a Kreisleriana com a Ilona Timchenko, pelo youtube, e fiquei encantado. Coincidiu com essa postagem, que eu não tinha visto. É uma obra maravilhosa, poesia em estado bruto.
Poesia com testosterona. Na verdade essa é uma boa definição para o Movimento Romântico: testosterona com poesia…
Seria possivel uma repostagem?