BRAHMS
4 Sinfonias
Abertura Trágica
Rapsódia para Contralto
Wiener Philharmoniker
James Levine
Esta coleção de obras de Brahms contendo principalmente as quatro sinfonias é excelente! A orquestra não poderia ser mais qualificada, a produção é impecável, com exceção da Abertura, tudo foi gravado ao vivo, a capa é sensacional – Art Noveau.
A Rapsódia para Contralto, interpretada pela ótima Anne Soffie von Otter, com acompanhamento do Arnold Schoenberg Chor é muito tocante.
O regente é James Levine, um tipo Dr. Jekyll e Mr. Hyde da batuta. Ele foi um maestro americano que chegou muito cedo a posições de destaque e dirigiu as melhores orquestras – Philadelphia, Chicago, Boston, Berlin e Wiener Philharmoniker. Sua mais longa ligação foi a frente do Metropolitan Opera de Nova York. Foi nomeado maestro em 1976 e viveu um rico período de realizações. No entanto, essa relação terminou de maneira tumultuada. Ele foi afastado em 2017, acusado de abuso sexual de vários músicos. Essas denúncias vieram à tona na ocasião do movimento #Me Too.
No que tange a música, Levine foi músico completo – regente de obras sinfônicas, grandes obras corais e ópera. Foi excelente acompanhante de solistas, tanto como regente (Kissin, Volodos, Mutter) quanto como pianista (Kathleen Battle, Christa Ludwig, Jessie Norman). Também atuou como músico de câmara junto a ótimos conjuntos. Seu legado de gravações é imenso e de muito bom nível. Esse ciclo de Brahms, gravado ao vivo, é o seu segundo. Há um ciclo gravado para RCA, com a Chicago Symphony Orchestra, que é também excelente. Você perceberá, desde as primeiras notas da Primeira Sinfonia, passando pelo seu exuberante último movimento. Não deixe de ouvir. Não é por nada que ele foi estagiário de George Szell.
Johannes Brahms (1833 – 1897)
Symphony No. 1 In C Minor, Op. 68
- Un poco sostenuto – allegro
- Andante sostenuto
- Un poco allegretto e grazioso
- Adagio – più andante – allegro non troppo, ma con brio
Alto-Rapsody op.53
- Adagio- poco andante- adagio
Symphony No. 2 In D Major, Op. 73
- Allegro non troppo
- Adagio non troppo
- Allegretto grazioso (quasi andantino) – presto ma non assai
- Allegro con spirito
Tragische Ouvertüre Op. 81
- Allegro non troppo
Symphony No. 3 In F Major, Op. 90
- Allegro con brio
- Andante
- Poco allegretto
- Allegro
Symphony No. 4 In E Minor, Op. 98
- Allegro non troppo
- Andante moderato
- Allegro giocoso
- Allegro energico e passionato
Anne Sofie von Otter, contralto
Arnold Schoenberg Chor
Wiener Philharmoniker
James Levine
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 184 MB
Alguns críticos diziam que faltava ao seu trabalho uma marca distintiva, lembra o principal crítico de música clássica do New York Times, mas, quando dirigia, as suas apresentações eram “lúcidas, ritmicamente incisivas sem serem obstinadas, e estruturadas de forma convincente, dando ainda às linhas melódicas espaço para respirarem”.
Acima de tudo, acrescenta Anthony Tommasini, Levine “valorizava a naturalidade, sem que nada soasse forçado, fosse uma explosão tempestuosa de uma ópera de Wagner ou uma passagem reflexiva de uma sinfonia de Mahler”.
[…] faltava ao seu trabalho uma marca distintiva […] Rigorosos, não acham? Eu sou bem mais fácil de agradar e gostei muito de ouvir essas gravações. Depois você me conta.
Aproveite!
René Denon
Pra mim esta e aquela do Abbado com a BPO são as melhores integrais das sinfonias do Brahms.
Grato!
olá, Ari!
obrigado por compartilhar sua opinião… eu também gosto muito do ciclo gravado por Abbado regendo a BPO.
seja sempre bem vindo!
Abraços do RD
me inetresa muchoi escuchar estas versiones. conozco las que levine grabo antes con la orquesta de chicago que es excelente. pero lamentablemente no puedo bajar el link mi pc anuncia que hay un error. serian tan amables de revisarlo. muchas gracias. leonardo
olá, Leonardo!
Aqui me parece que tudo está funcionando…
Mas, aqui está https://1drv.ms/u/s!AjZgXP7azzkbmGo_lSi12EYxOlH6?e=Z7Er3g
novamente o link…
Por favor, se ainda tiver dificuldades em baixar, avise e tentaremos outra coisa.
aproveite!
Abraços
RD