O compositor francês Francis Poulenc (1899-1963) é injustamente uma presença pouco frequente pelos programas de concerto mundo afora, apesar de ser um compositor de primeiríssima linha, com obras de diversos estilos e formações. Este disco joga luz sobre uma faceta cintilante da música de Poulenc, suas obras sacras, com dois verdadeiros tesouros: o Gloria (1960), uma de suas peças mais festejadas, e o Stabat Mater (1950).
O mestre PQP Bach já declarou sua admiração por esse repertório neste belíssimo disco de Richard Hickox, Catherine Dubosc, Westminster Singers e a City of London Sinfonia. Já o discaço de hoje vem do outro lado do Atlântico, com um time de muito respeito: a soprano Kathleen Battle, o coro do Festival de Tanglewood e Seiji Ozawa à frente da Orquestra Sinfônica de Boston. Tem coisas que só a Deutsche Grammophon faz por você, não é mesmo?
Gloria, para soprano, coro e grande orquestra, é baseado no texto de mesmo nome do Ordinário da Missa segundo o rito romano. Foi uma encomenda da Fundação Koussevitsky em homenagem ao regente Sergei Koussevitsky — que foi diretor da Sinfônica de Boston por um quarto de século — e sua esposa Natalia. A orquestra, aliás, foi responsável pela estreia da obra, em 1961, sob regência de Charles Munch. Uma obra interessantíssima, de cores stravinskyanas.
Já o Stabat Mater coloca em cena a prece (ou sequentia, para ser mais exato) católica de mesmo nome que narra as dores de Maria durante a crucificação de Cristo. Também para soprano, coro e orquestra, é dividido em doze partes e joga muito com as estruturas e formações (o coro chega a soar a capella mais de uma vez), com texturas que se desdobram umas dentro das outras. Deve ser uma experiência e tanto escutá-la ao vivo…
Enfim, um disco muito bom, de sonoridade brilhante e muita beleza. Pessoal de Boston na ponta dos cascos, um coro inspirado e Ozawa — um gigante da batuta que nos deixou no último dia 6 de fevereiro, aos 88 anos — at his finest. Meu destaque pessoal fica por conta do arraso que é a interpretação de Kathleen Battle, com sua linda voz de timbre quente, como se fosse um anjo divino anunciando palavras sagradas de algum lugar fora do tempo.
Francis Poulenc (1899-1963)
Gloria
1 – Gloria in excelsis Deo
2 – Laudamus te
3 – Domine Deus, Rex coelestis
4 – Domine Fili, Domine Deus
5 – Domine Deus, Agnus Dei
6 – Qui sedes ad dexteram Patris
Stabat Mater
7 – Stabat Mater dolorosa
8 – Culus animam gementem
9 – O quam tristis
10 – Quae moerebat
11 – Quis est homo
12 – Vidit suum
13 – Eia, Mater
14 – Fac ut ardeat
15 – Sancta Mater
16 – Fac ut portem
17 – Inflammatus et accensus
18 – Quando corpus morietur
Kathleen Battle, soprano
Tanglewood Festival Chorus
Boston Symphony Orchestra
Seiji Ozawa, regência
PS: Você sabia que o simpático teatro do Festival de Tanglewood, em Lenox, Massachussets, se chama Seiji Ozawa Hall?
Karlheinz
E um lindo disco. O “Vidit suum”, no Stabat Mater, é uma das coisas mais lindas que Poulenc escreveu e a interpretação da Battle é imbatível.
Assino embaixo, caro Forabozo! Cada vez gosto mais de ouvir discos dela. Grande abraço!
Caro Karlheinz
Você saberia me informar porque não consigo abrir arquivos com o sufixo .rar? Por exemplo este, postado em 14 de março: /Users/macmini/Desktop/RD-20240224-Barbara – Best Of (2016).rar. Nunca consegui baixar como baixo aqueles que vem, por ex. no formato: Poulenc_ Gloria, Stabat Mater.zip
Obrigado. Abraço.
Edgard
Caro Edgard — que honra e alegria tê-lo como leitor! —, infelizmente não entendo muito destas coisas informáticas. Chuto que possa ser algum problema com o programa ou aplicativo que faz a descompactação do arquivo em formato .rar. Eu começaria a procura da solução por aí…
Se algum outro leitor que passar os olhos aqui por essa caixa de comentários puder ajudar, fico muito grato!
Grande abraço!
olá! Edgard,
uma sugestão é tentar fazer a descompactação dos arquivos compactados com terminação .rar usando o aplicativo 7 zip.
Espero que funcione…
abraços do René
License
7-Zip is free software with open source. The most of the code is under the GNU LGPL license. Some parts of the code are under the BSD 3-clause License. Also there is unRAR license restriction for some parts of the code. Read 7-Zip License information.
RAR x ZIP: diferenças
Embora ambos permitam compactar grandes quantidades de dados, estas são algumas das outras diferenças na compactação de arquivos dos formatos RAR e ZIP: Compressão de dados: RAR usa uma taxa de compressão de dados maior que o ZIP. Isso significa que o RAR cria um arquivo menor que o ZIP.
Obrigado caros
Karlheinz, pelo chute em direção ao René que arrematou pro gol!
Agora é correr pros downloads!
Abraços
Edgard